Entrevista com António Pena do Amaral

António Pena do Amaral deu uma entrevista a Out of the Box que aqui se publica na íntegra.
A opinião e ponto de vista de todos os que intervêm no mercado imobiliário e financeiro é muito importante para todos nós.
————————-
Gonçalo Nascimento Rodrigues (GNR): Que leitura faz da actual crise? Qual foi a sua origem? Quais as consequências esperadas para a economia nacional e mundial?

António Pena do Amaral (APA): Este assunto tem sido tratado até à exaustão e aos mais diversos níveis. Ao que tudo indica a origem terá estado mais uma vez no sector imobiliário, sendo que desta vez terá sido o lastro de uma mistura explosiva, composta por dinheiro (muito) barato, falta de escrúpulos, falta de bom-senso, ganância e excesso de ignorância.

Julgo que as consequências são já visíveis, sendo a sua dimensão e profundidade ainda imprevisíveis. Pior do que os danos materiais de uma dimensão colossal e ainda em fase de contabilização, são os danos morais e psicológicos, com implicações bem mais profundas e para cuja recuperação será necessária uma terapia mais complexa. Neste caso acho que o factor tempo será fundamental para ajudar a “esquecer” o que se passou, para que um dia possa acontecer tudo de novo. Entretanto as consequências estão aí à vista de toda a gente, com a recessão a deixar de ser um espectro, para passar a ser uma realidade.

GNR: Qual estima ser o impacto (actual e futuro) na indústria dos FII em Portugal?

APA: Vou-me cingir aquilo que entendo ser a realidade dos fundos abertos.

O impacto actual está aí para quem o quiser ver, com os fundos a sofrerem níveis de resgates nunca antes alcançados desde a criação desta indústria em Portugal, tendo tido como consequência imediata níveis de endividamento igualmente inéditos.

As razões que levaram a este estado de coisas terão sido várias: a subida das taxas de juro, entretanto já corrigida, o desconhecimento da realidade por parte de quem investe nestes produtos, a onda de histeria que se criou à volta de qualquer produto que tivesse a palavra “imobiliário” no seu nome e a concorrência “oportunística” mas muito pontual, de produtos de muito baixo risco, concretamente dos depósitos a prazo.

Entretanto as coisas acalmaram, quer porque as taxas de juro e de remuneração dos depósitos baixaram, quer porque os investidores nestes produtos se terão apercebido de que nada de extraordinário, no mau sentido, aconteceu entretanto.

Diria que, se tudo ficasse por aqui, teríamos passado só por um mau período. Mas receio que não seja assim tão simples, pois é natural que a 2ª onda de choque, esta com contornos bem mais reais, esteja agora a chegar. Refiro-me naturalmente à situação económica e ao seu impacto no imobiliário, quer pelo aumento das taxas de desocupação (imóveis devolutos), quer dos incumprimentos, devido às maiores dificuldades em honrar compromissos, nomeadamente o pagamento de rendas. Escamotear esta perspectiva, seria escamotear a realidade e como tal uma prova de grande irresponsabilidade. No entanto, estamos convictos de que a indústria dos FII’s poderá sobreviver e ultrapassar mais esta dificuldade. Mas esta convicção não tem origem somente em fé ou esperança, sempre importantes, embora estrategicamente pouco eficazes, mas sim da leitura que faço daquilo que é, e tem sido, o mercado imobiliário nacional.

Em primeiro lugar o nosso mercado (excluindo habitação) pouco ou nada se valorizou nos últimos anos, pelo que não se assistiu à formação de uma bolha especulativa, antes pelo contrário. Daqui resulta a convicção de que haverá pouco espaço adicional para o mercado cair. Por este facto não antecipo perdas de capital significativas. Por outro lado, os fundos têm como objectivo a diversificação do risco, pelo que não será expectável que todos os arrendatários em todos os sectores incumpram, ou encerrem a sua actividade, e como tal deverá ser possível aos fundos manterem níveis de rendibilidade minimamente competitivos. Neste contexto, a concorrência mais fraca por parte de produtos supostamente concorrentes (em termos de rendibilidade imediata), deverá ajudar à manutenção e até à captação de novos investidores para os FII’s. Naturalmente que aquilo que aqui afirmo deverá ser visto em termos médios, pois terá havido ao longo dos últimos anos fundos com posturas mais agressivas (logo mais expostos a esta crise) e outros mais conservadores (logo mais defendidos).

GNR: Quais as principais alterações (se alguma) que prevê virem a ocorrer no mercado imobiliário em Portugal nos próximos tempos?

APA: Depende de que alterações estejamos a falar. Em termos de dinâmica, parece-me óbvio que iremos atravessar um período de grande acalmia, para não dizer mesmo de estagnação, mas com graduações diferentes consoante os segmentos em causa. Parece-me assim que a habitação e o retalho, nomeadamente os conceitos de maior dimensão, deverão ser os mais atingidos.

GNR: Que estratégias tem a F&C procurado implementar para fazer face ao momento actual?

APA: A F&C Portugal, enquanto entidade especializada na consultoria de fundos imobiliários, entende que a primeira preocupação em alturas como esta, será a de manter a calma na medida do possível. Mas manter a calma não significa ficar parado à espera que a crise passe. Ter calma significa não entrar em pânico e estar muito atento à realidade e aos mínimos sinais que nos vão chegando, um pouco de todo o lado.

Se bem que a crise esteja aí, o País e o Mundo não pararam. Assim e no que diz respeito ao mercado de arrendamento, continua a assistir-se a alguma procura de espaços, nomeadamente de lojas e escritórios, nem que seja por parte de empresas que procuram espaços mais pequenos e/ou mais baratos, como forma de reduzirem custos. Neste contexto, aliado à falta de liquidez generalizada, será certamente mais proveitoso a concentração de todos os esforços na rentabilização do património imobiliário existente, ao invés da análise de negócios de aquisição.

GNR: Que leitura faz das medidas mais concretas tomadas pelo nosso Governo, nomeadamente da criação dos FIIAH?

APA: Julgo que só haverá uma leitura possível, ou seja, que por detrás da criação dos FIIAH estarão preocupações de outra natureza, que não propriamente a da criação de um produto alternativo de poupança ou de dinamização do mercado de arrendamento habitacional. Dito de outra forma, considero muitíssimo improvável que estes fundos venham a cumprir a sua missão de captação de poupança. Esta convicção baseia-se em dois dados concretos: a leitura da Portaria n.º 1553-A/2008 e a manutenção da lei do arrendamento ou, mais importante do que a lei, a manutenção da complexidade e tempo que uma simples acção de despejo, por incumprimento ou desrespeito de um contrato, pode demorar.

GNR: O que acha que poderia (ou deveria) ser feito para estimular ou dinamizar um pouco mais o mercado imobiliário em Portugal?

APA: Não me ocorre nenhuma poção mágica nesta altura, ou seja, parece-me difícil estimular o mercado enquanto se mantiver esta situação de falta de liquidez. Mas tudo o que puder ser feito em prol do sector ajuda-lo-à certamente, nem que seja à criação de condições para uma retoma mais rápida.

As medidas possíveis são várias e vão desde as que se prendem com a transparência e celeridade nas tramitações burocráticas (a todos os níveis, mas sobretudo as camarárias), até à sempre eficaz “receita” do subsídio ou benefício fiscal. No entanto, existe um segmento de mercado que pelos piores motivos, tem mostrado ultimamente um dinamismo inusitado e que é o mercado de arrendamento habitacional. Digo pelos piores motivos, porque quem coloca as suas casas no mercado age em desespero de causa.

Como se sabe, nada foi feito até hoje no sentido de conferir aos proprietários um mínimo de garantias perante um arrendatário faltoso, pelo que ainda hoje arrendar uma habitação se aproxima muito de uma autêntica lotaria. Não fora este “pequeno” detalhe e poderíamos estar perante uma oportunidade séria de dinamização daquele que é certamente o maior segmento do mercado imobiliário – o habitacional – e que por si só encerra um potencial de negócio imenso.

GNR: Se fosse um investidor ou promotor imobiliário, que decisões/estratégias estaria a tomar neste momento?

APA: Estaria a suspender ou a abrandar o ritmo de execução dos projectos onde isso fosse possível e a concluir aqueles que tivesse que concluir. Isto em termos gerais e dependendo naturalmente das perspectivas de colocação dos produtos no curto-prazo. Por outro lado e como investidor, estaria naturalmente atento a oportunidades que possam surgir, privilegiando as operações de rendimento.

GNR: E enquanto gestor de fundos imobiliários, que conselhos dá (daria) aos detentores das UP’s das carteiras que gere?

APA: A esta pergunta é muito difícil responder com total isenção, pois a minha resposta será naturalmente suspeita. Partirei também do princípio de que estaremos a falar de investidores de médio/longo prazo, conhecedores do mercado imobiliário e do produto onde estão investidos. Estas premissas são muito importantes, pois caso contrário seria muito complicado estar aqui a explicar a enorme diferença que existe entre investir num FII (neste caso aberto) e um DP, por exemplo.

Assim e em termos gerais não resgataria a participação nos fundos, quer pela falta de alternativas, quer pela baixa volatilidade que estes apresentam. Mas à falta de melhores argumentos, julgo que será perfeitamente legítimo olhar para trás e comparar aquele que foi o desempenho dos FII’s em geral (índice APFIPP) e o das restantes classes de activos.

A 3 e a 8 anos, em termos de retorno líquido de impostos, o índice APFIPP (que é igualmente líquido das comissões de gestão e de depositário) bate a generalidade dos principais índices de acções (PSI 20 e Eurostoxx geral) e de obrigações (EFFAS), bem como aquele que seria o retorno de um DP a 3 meses aplicado à taxa Euro Libor a 3 meses, renovável ao longo desse período.

GNR: Acha que a legislação actual dos Fundos de Investimento Imobiliário permite aos gestores de carteiras protegerem-se devidamente contra estes tempos de crise e baixa no mercado? Se não, o que acha que está em falta?

APA: Em termos gerais a legislação actual padece de uma má formação de nascença, decorrente do facto de ter sido decalcada da legislação que rege os fundos mobiliários, mesmo apesar das sucessivas alterações que foi sofrendo ao longo dos anos. Diria que às próprias autoridades lhes falta ainda sensibilidade relativamente à realidade que é a gestão de activos imobiliários. E essa falta de sensibilidade é colmatada muitas vezes, infelizmente, através da proibição de determinadas operações, tudo em prol da defesa dos interesses dos participantes.

Aquilo que acharia desejável seria uma maior flexibilidade na gestão dos activos dos fundos, desde que fosse possível demonstrar as vantagens dessas medidas para os participantes em geral. Refiro-me concretamente à não proibição de transacções de imóveis entre FII’s geridos pela mesma sociedade gestora e à possibilidade de se ultrapassarem os limites impostos nos rácios. Mas como nada de verdadeiramente grave aconteceu entretanto, a leitura que irá ser feita certamente, é de que está tudo bem, pelo que não será necessário alterar o que quer que seja.

————————-

António Pena do Amaral é Administrador da F&C Portugal e responsável pelo pelouro imobiliário. Está na empresa há mais de 7 anos.

A F&C Portugal, Gestão de Patrimónios, SA é uma subsidiária detida a 100% pela britânica F&C Asset Management, plc. Dedica-se a 100% à gestão de activos e para além do Reino Unido (Londres e Edimburgo), tem escritórios na Holanda, França, Portugal, Irlanda, Alemanha, EUA, China (Hong-Kong), Escandinávia e Suíça. Para além dos mercados desses países, está ainda presente na Áustria, Nova Zelândia e Espanha.

A 31 de Dezembro geria um total de €102 mil milhões (£98,6 mil milhões), dos quais €8,1 mil milhões em imobiliário (directo e indirecto).

Para os fundos imobiliários, a F&C Portugal actua como consultora de uma sociedade gestora de fundos imobiliários colocados maioritariamente em clientes institucionais e da rede de private banking. Nesse contexto estão incluídos dois fundos, sendo um aberto e outro fechado.

O primeiro fundo, aberto, é um fundo “core” que investe em quase todos os segmentos de mercado, com excepção da habitação. A 31 de Dezembro detinha 110 imóveis ou partes de imóveis, sendo 48.5% destinados a serviços, 27% a comércio, 15,2% a armazéns e indústria e o restante são projectos e terrenos. Em termos geográficos, 57% do seu património concentra-se na região da Grande Lisboa, 13,8% no Grande Porto e o remanescente (29,3%) noutras regiões.

O segundo fundo é um fundo fechado com vocação para o investimento em projectos turísticos e reabilitação urbana. No que respeita aos primeiros (projectos turísticos), está em fase muito adiantada um projecto no Algarve, totalizando 36.000 m² de construção repartidos por 2 hotéis e 1 aldeamento turístico. Relativamente aos segundos (reabilitação urbana) o fundo está ainda em fase de aquisição de um quarteirão na cidade do Porto, onde se prevê a construção de 22.000m² repartidos por comércio, habitação, podendo ainda vir a albergar serviços e/ou hotel e um parque subterrâneo para 760 lugares.

A 31 de Dezembro de 2008 o fundo aberto detinha cerca de €356 milhões em património imobiliário e um património líquido de €310 milhões. O fundo fechado tinha cerca de €57 milhões de capital, dos quais cerca de €37 milhões em imobiliário.

O fundo aberto tem cerca de 2.500 participantes, sendo na sua maioria (em termos de montantes) clientes institucionais (Seguradoras, Fundos de Pensões e outros). Existe também um número significativo de clientes do segmento alto.

10 comentários

Artigos Relacionados

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

10 Comentários

  • Gonçalo Nascimento Rodrigues
    4 de Março, 2009, 17:45

    Desta valiosa entrevista com o António Pena do Amaral, tenho os seguintes comentários:

    – Sobre os FIIAH: tenho a mesma percepção e vou um pouco mais longe. Parece-me que estes instrumentos servirão, principalmente, para os bancos poderem fazer um spin-off de actividade imobiliária habitacional de alto risco. Retirando alguns activos “incómodos” do balanço, resolvem alguns problemas de rácios de solvabilidade;

    – Sobre a situação actual e futura nos FII nacionais, já não estou tão de acordo com o António. A situação económica internacional, e nomeadamente nos mercados financeiros, poderá forçar ao aumento dos resgates nos fundos abertos. Esta pressão poderá ser incómoda para muitos fundos que poderão ver-se obrigados a alienar activos. Esta necessidade, não colmatada pela procura, poderá causar alguns desequilíbrios na indústria;

    – Por outro lado, e relativamente aos fundos fechados, não conhecemos o grau de endividamento destes veículos. Para aqueles que estão muito alavancados, podemos chegar à situação em que o NAV destes fundos seja negativo;

    – Permitam-me igualmente que diga o seguinte: fico sempre com muitas suspeitas relativamente a produtos financeiros que historicamente apresentam rendibilidades estáveis positivas, e por aqui me fico…

    – Por fim, relativamente ao mercado de arrendamento, urge tratar deste assunto. Estamos a perder tempo e oportunidades. Parece-me lógico apostar definitivamente no sector da reabilitação urbana e no arrendamento habitacional, através da conjugação de vontades públicas e privadas. Nesta ordem de ideias, parece-me fundamental permitir ao proprietário despejar um inquilino faltoso com maior celeridade, encontrar meios de obrigar os proprietários que se recusem a reabilitar a fazê-lo, permitir um maior e mais rápido aumento de rendas que sejam muito baixas, proceder a parcerias público-privadas (aqui as Câmaras poderão desempenhar um papel muito importante, auxiliando privados que não têm meios financeiros para levar a cabo obras), entre muitas outras coisas.

    Bons negócios (imobiliários)!

    REPLY
  • Anónimo
    4 de Março, 2009, 20:40

    Caro Gonçalo,

    No que toca aos FIIAH, 10M Eur são uma gota de água no oceano de créditos hipotecários dos bancos e representam cerca de 0,5% do crédito mal parado, pelo que a sua principal utilidade vai ser publicidade e oportunismo político…

    Quanto aos resgates exagerados nos fundos abertos, no panorama do imobiliário português são descabidos e fruto de algum pânico por causa do que se passa lá fora (vide exemplo do fundo imobiliário do Santander). Penso que as sociedades gestoras devem apostar na comunicação e procurar transmitir segurança aos participantes. São mto raras as notícias dirigidas aos investidores neste tipo de produtos.

    Situações de NAV negativo em fundos imobiliários parece-me complicado, mas só vendo caso a caso. Se viessem a ocorrer, com certeza não se trataria apenas de alavancagem excessiva…

    Produtos financeiros com rentabilidade histórica positiva: está em qq bibliografia sobre finanças: OT’s, obrigações e imobiliário! Nada de errado aqui.
    O que se deveria perguntar é porque razão as rentabilidades nos fundos imobiliários foram tão baixas… estávamos com yields de 6% a 8% no mercado e as rentabilidades dos fundos andavam a metade disso.

    De acordo com a questão do arrendamento e da reabilitação urbana, mas cada um desses temas dava para uma newsletter inteira.

    parabéns pelo Blog, pela newsletter e pelo esforço em divulgar o Real Estate Finance em Portugal.

    um abraço,
    JAF

    REPLY
  • Gonçalo Nascimento Rodrigues
    4 de Março, 2009, 20:57

    Antes de mais, peço a todos para assinarem os comentários para não aparecer “anónimo”. Gostava que todas as opiniões fossem identificadas. Neste caso, por muito que puxe pela cabeça, não estou a ver quem é JAF. Desde já, as minhas desculpas.

    Quanto ao resto diria o seguinte:
    – Concordo com ideia da gota de água mas o princípio é o mesmo. E parece-me que se perdeu aqui (mais) uma oportunidade fantástica de dinamizar o mercado de arrendamento habitacional. Volto a dizer que sou uma pessoa de ideais e princípios e faz-me imensa pena que se tomem medidas destas por puro oportunismo político;

    – Quanto aos resgates dos fundos abertos, estamos de acordo;

    – Situações de NAV negativos, não os conheço mas antecipo-os e eles poderão acontecer por 2 razões: excesso de endividamento para um valor actual dos imóveis mais baixo, fruto da descida das expectativas de vendas futuras. A não ser que esteja aqui a empregar mal algumas nomeclaturas de FII’s que eventualmente, reconheço, posso desconhecer;

    – Quanto à questão das rendibilidades, habituamo-nos desde há já 10-15 anos a ver rendibilidades estáveis de 4%, 5%, 6% nos fundos abertos. Sempre. Sem oscilações. A mim faz-me confusão e os tempos que correm demonstra-nos (e de que maneira!) que o imobiliário também desce, também corrige, também gera menos rendimento num curto espaço de tempo. No último ano, vimos a oscilação no valor das obrigações (já demos aqui exemplo disso) e as OT’s julgo que não devem ser comparadas. Essas são risk-free;

    – Quanto às yields de 6% a 8%, seriam yields médias do total das carteiras? Talvez não, é natural as carteiras terem imóveis em desenvolvimento, outros devolutos e a maioria, sim, a render 6%, 7% ou 8% brutos. Retirados os custos de gestão e depositário e os devolutos, lá devemos chegar aos valores apontados.

    Para finalizar, deixo a promessa de rapidamente abordarmos o tema da reabilitação urbana neste blog.

    Bons negócios (imobiliários)!

    REPLY
  • Gonçalo Nascimento Rodrigues
    6 de Março, 2009, 16:22

    E o JAF revelou-se-me: João Fonseca, Orey Activos. Um abraço e obrigado pelo comentário!

    Aproveito este comentário para explicar a melhor forma de assinarem os vossos comentários: em Comentar como escolhem a opção Nome/URL e digitam o vosso nome, isto para quem não tem nenhum Google ID.

    Abraço a todos.

    REPLY
  • António Pena do Amaral
    9 de Março, 2009, 10:44

    Bom, não podia deixar acabar a semana sem responder a algumas das observações (provocações?) feitas pelo nosso amigo GNR.

    – FIIAH: estou de acordo com ambas as perspectivas, mas os montantes são capazes de vir a aumentar, há medida que forem aparecendo mais aderentes;
    – Sobre a situação dos FII’s até parece que o Gonçalo está desejoso em ver “sangue”! E se as rendibilidades dos fundos, mesmo que historicamente baixas, forem competitivas, ou seja, se não for absolutamente necessário vender imóveis? E se os imóveis forem postos à venda e não houver compradores, desvalorizam-se até que ponto? Zero? Nesse caso não seria mais sensato suspender os resgates? Ou esperar e ver o que acontece?
    – Quanto às suspeitas sobre a estabilidade, bastará olhar para a principal fonte de receita dos FII’s, que são as rendas, que por norma são pagas com regularidade (todos os meses). Não sendo por aí, presumo que se esteja a referir à componente (não claramente explicitada) das valias (mais ou menos / reais ou potenciais), que supostamente poderão introduzir variações positivas ou negativas na rendibilidade. Mas num mercado muito ilíquido como é o imobiliário e mais ilíquido ainda em Portugal, a estabilidade é uma consequência natural, diria mesmo uma característica intrínseca (que às vezes dá jeito). Como tal acho que não deveria ser motivo de suspeita. E isto tanto se aplica às subidas como às descidas. Tudo o resto são variações em “yield” maior ou menor. Acrescente-se aqui um facto pouco discutido que é a reduzida ou nula valorização do imobiliário (mais evidente ao nível dos escritórios) ao longo dos últimos 10 anos (com excepções, naturalmente), o que torna mais difícil a existência de espaço para quedas (a famosa teoria da “bolha”).
    – Sobre as contas acerca das rendibilidades é isso mesmo, ou seja, sobre as yields brutas há que descontar 20% de impostos “à cabeça”, os incumprimentos, os espaços devolutos, as despesas de manutenção e de conservação, os seguros, os condomínios, os advogados, as reavaliações, as comissões de gestão, de depósito e de mediação, as auditorias, as taxas de supervisão…
    – Por último não posso também deixar de utilizar o velho argumento de que salvo uma catástrofe (e para essas haverá seguros), o activo subjacente a um FII (imóvel) por norma não desaparece, ou seja, terá sempre um valor, ao contrário de muitos outros, que pura e simplesmente se evaporam, como aconteceu nestes últimos meses.

    Contem comigo para a reabilitação urbana.

    Bom fim-de-semana

    REPLY

So, what's new?

22/01/2025
Socicorreia investe 10 milhões às portas do maior parque urbano de Portugal

A promotora com sede na Madeira avança com o seu segundo projeto residencial no Porto, num investimento global que ultrapassa os 35 milhões de euros, com a construção do Trawler Residence 01, onde o apartamento mais barato, com 85 metros quadrados, custa 700 mil euros.

Ler mais »

22/01/2025
VIC Properties aumenta chuva de milhões na costa alentejana

Projeto turístico do Pinheirinho, concelho de Grândola, está avaliado em 1,7 mil milhões de euros. Novo PDM do concelho que reduz número de camas turísticas entrou terça-feira em vigor.

Ler mais »

22/01/2025
Governo mantém inalterado preço de construção por metro quadrado para efeitos de IMI

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo não mexe no preço médio de construção por metro quadrado para efeitos de IMI. Valor manter-se nos atuais 665 euros e é o mais elevado desde 2003, ano em que o IMI substituiu a então Contribuição Autárquica.

Ler mais »

22/01/2025
Property Core reforça carteira com novo ativo de retalho alimentar

O fundo gerido pela Square AM comprou este Pingo Doce situado na zona de Sintra por cerca de 5 milhões de euros.

Ler mais »

22/01/2025
Governo leva ao Parlamento nova proposta para baixar IVA da construção

Depois do chumbo no Orçamento do Estado, as Finanças estão a preparar uma nova proposta de lei. Objetivo é baixar o IVA e aumentar a oferta de casas para a classe média, defende a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais.

Ler mais »

22/01/2025
Juros da casa caem pelo 11.º mês para mínimos de setembro de 2023

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação recuou 9,5 pontos base entre novembro e dezembro, fixando-se em 4,091% no mês passado.

Ler mais »

20/01/2025
Juros da casa caem pelo 11.º mês para mínimos de setembro de 2023

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação recuou 9,5 pontos base entre novembro e dezembro, fixando-se em 4,091% no mês passado.

Ler mais »

20/01/2025
Davidson Kempner planeia vender hotéis Hilton e Holiday Inn em Gaia

Em causa figuram duas unidades hoteleiras. ECS, gestora de ativos participada pela Davidson Kempner Capital Management, estará à procura de encaixar aproximadamente 50 milhões de euros com a venda do Hilton e 40 milhões com a do Holiday Inn.

Ler mais »

20/01/2025
Número de casas vendidas cresce 27,2% em 2024 e preços aumentam 11,0%

O preço médio de venda da habitação em Portugal em 2024 foi de 2.573 euros por metro quadrado, conforme os dados do SIR – Sistema de Informação Residencial.

Ler mais »

20/01/2025
Rede de residências de estudantes em Portugal e Espanha está à venda

A sua dona Brookfield quer aproveitar o bom momento imobiliário para vender a Livensa Living hoje avaliada em 1,3 mil milhões de euros.

Ler mais »

17/01/2025
Taxa de esforço “trava” acesso de jovens à garantia estatal no crédito à habitação

Profissionais do sector dizem que “há bancos que aumentam o spread quando o empréstimo é com garantia”.

Ler mais »

17/01/2025
Governo garante que nova lei dos solos baixará em 20% o preço das casas

Ministério da Coesão Territorial defende que a lei vai permitir às autarquias libertarem terrenos rústicos para a construção de casas para a classe média a preços moderados, o que irá ter um efeito anti-especulativo relevante no mercado

Ler mais »

17/01/2025
Número de casas vendidas sobe 27,2% em 2024

No último trimestre de 2024 foram vendidas 41.737 casas em Portugal Continental, segundo as estimativas da Confidencial Imobiliario, tendo por base o SIR – Sistema de Informação Residencial.

Ler mais »

16/01/2025
Arrow continua às compras no Algarve: agora é o Monte Rei Golf

O grupo Arrow continua a onda de compras de unidades turísticas em Portugal, em particular no Algarve.

Ler mais »

16/01/2025
Riqueza em património imobiliário quase duplicou desde a troika

Riqueza total líquida das famílias portuguesas aumentou 72% em dez anos, sobretudo devido à valorização do património imobiliário e à redução dos passivos. Mais de um terço da habitação está nas mãos dos 10% mais ricos.

Ler mais »

16/01/2025
Rácio de crédito malparado na UE deve “aumentar timidamente” em 2025

Apesar da subida branda, os analistas da Morningstar DBRS não antecipam “volumes significativos” para novas transações de malparado.

Ler mais »

15/01/2025
Investimento imobiliário na Europa recupera: sobe 18% até junho

O investimento imobiliário na Europa está em rota de recuperação, somando cerca de 44,5 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2024, mais 18% do que no trimestre anterior, revela a Savills.

Ler mais »

15/01/2025
CGD tem 800 pedidos de clientes para crédito à habitação com garantia pública

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu 800 pedidos de clientes para créditos à habitação com garantia pública, disse o banco público hoje no parlamento.

Ler mais »

15/01/2025
Proveitos totais do alojamento turístico somam quase 6,4 mil milhões de euros até novembro

Segundo informa o Instituto Nacional de Estatística (INE), a evolução das dormidas de residentes acelerou o crescimento dos proveitos em novembro. No acumulado, até novembro, os proveitos totais estão 11% acima de período homólogo de 2023.

Ler mais »

13/01/2025
Rendas sem sinais de abrandamento. Em 2024 tiveram maior aumento em três décadas

No final do ano passado, o valor das rendas voltou a acelerar, para 7,2%, acima do valor registado em novembro. No conjunto do ano, tiveram o maior aumento das últimas três décadas.

Ler mais »

13/01/2025
Governo espanhol vai travar compra de casas a quem vem de fora da UE

Pedro Sánchez apresentou hoje um pacote para a habitação que inclui mais habitação pública para arrendamento acessível, medidas para conter a especulação e regular o arrendamento a turistas e incentivos fiscais aos proprietários.

Ler mais »

13/01/2025
Casas de luxo na Comporta e Melides: 40% do investimento é estrangeiro

O interesse dos investidores estrangeiros pelo mercado imobiliário nacional não é recente, havendo, no entanto, regiões do país que são mais atrativas que outras para quem quer comprar casa e/ou investir no setor residencial, nomeadamente no segmento de luxo.

Ler mais »

13/01/2025
Esta é a cidade mais cara para arrendar na Europa

Um estudo classificou 28 cidades europeias em função dos preços de arrendamento nos últimos três meses de 2024 – mas não incluiu os principais centros urbanos.

Ler mais »

13/01/2025
Sánchez prepara 12 medidas para promover a habitação pública

Pedro Sánchez está a preparar 12 medidas para promover a habitação pública, avança o jornal El País. Segundo o jornal espanhol, o chefe do Governo quer ainda limitar os apartamentos turísticos e intervir no mercado.

Ler mais »

13/01/2025
Preços das casas subiram duas vezes mais do que o das rendas

Os preços das casas subiram duas vezes mais do que os das rendas em Portugal e bem acima da média da União Europeia desde 2010, mostram dados do Eurostat.

Ler mais »

13/01/2025
Fundos de investimento imobiliário dão retorno histórico em Portugal em 2024

Aumento da procura por imóveis e concretização de muitos negócios geraram ano de grandes valorizações entre estes fundos que atuam no sector imobiliário. Há um pequeno fundo do BCP que valorizou mais de 2.600%

Ler mais »

10/01/2025
Preços das casas sobem 3,7% em Portugal. Aumento é o mais alto da Zona Euro

No terceiro trimestre de 2024 face aos três meses anteriores, o preço das casas subiu 1,4% no conjunto da Zona Euro. EM Portugal, disparou 3,7% – o crescimento mais acentuado dos países da moeda única.

Ler mais »

09/01/2025
Centros de dados são novo fetiche dos investidores (até em Portugal)

Em todo o mundo há um interesse crescente em investir em “data centers”. A proteção contra a inflação e a capacidade de tornar uma carteira sustentável, além do retorno esperado, são os principais pontos de atratividade.

Ler mais »

09/01/2025
LeadCrest compra parte do “braço” imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal

O portfólio imobiliário envolvido nesta operação soma um GAV de cerca de 500 milhões de euros.

Ler mais »

09/01/2025
Castellana Properties adquire 50% do Alegro Sintra por 46,4 milhões

A Dils Portugal, que chegou ao mercado nacional em junho do ano passado, anunciou a conclusão do seu primeiro mandato na área comercial, enquanto buy-side advisor da Castellana Properties ao adquiriu uma participação de 50% na entidade detentora do Alegro Sintra, por 46,4 milhões de euros.

Ler mais »

08/01/2025
Mão-de-obra aumenta preços da construção em novembro. Custo dos materiais desce

Os custos de construção de habitação nova aumentaram em novembro 3,4% face ao mesmo mês do ano passado, tendo o preço dos materiais diminuído 0,3% e o custo da mão de obra aumentado 8,1%.

Ler mais »

08/01/2025
Arrendar uma casa custou em média 1.500 euros em 2024. Comprar custou 375.000 euros

Em 2024, arrendar uma casa custou, em média, 1.500 euros, mais 35% face a 2023 e com um maior aumento no segundo semestre. A venda de imóveis também regista subida de 18%, revela o Imovirtual.

Ler mais »

08/01/2025
Crédito habitação sustentável ganha expressão na banca portuguesa

Estes tipos de créditos da casa verdes dão redução de juros e isenção de comissões, por exemplo.

Ler mais »

08/01/2025
Novo crédito à habitação atinge em Novembro o segundo maior valor em 10 anos

Taxa média caiu pelo décimo mês, para 3,29%, menos 0,11 pontos percentuais que no mês anterior.

Ler mais »

06/01/2025
Dono dos hotéis Sana compra empreendimento na Cruz Quebrada ao Grupo SIL

O projeto Porto Cruz, situado nos antigos terrenos da fábrica da Lusalite, foi alvo de contestação nos tribunais devido aos riscos ambientais, nomeadamente de cheias. O empreendimento deverá incluir três edifícios de habitação, um hotel e uma marina na Cruz Quebrada.

Ler mais »

06/01/2025
Isenção da comissão de amortização antecipada do crédito à habitação em vigor terça-feira

A suspensão da cobrança desta comissão pelos bancos em caso de amortização antecipada (total ou parcial) dos empréstimos à habitação a taxa variável foi inicialmente desenhada para vigorar até ao final de 2023, mas viria a ser prorrogada por 2024 e agora por 2025.

Ler mais »

06/01/2025
Em ano de autárquicas, 56% pagam IMI à taxa mínima

Mais de duas centenas de autarquias decidiram colocar este ano o IMI na taxa mínima, de 0,3%. Contas feitas, albergam mais de metade da população residente no país. Num ano em que vão a votos, 44 executivos municipais optaram por descer taxas e apenas dois subiram.

Ler mais »

06/01/2025
As 10 melhores cidades europeias para investir no mercado residencial

European Living Cities Index 2024 da Patrizia avalia a qualidade da localização, conectividade, fundamentos do mercado e inovação.

Ler mais »

06/01/2025
Spain ends ‘Golden Visas’, and fast-tracks eviction trials

Spain has officially put an end to its controversial “Golden Visa” programme and introduced fast-track trials for specific cases of property squatting.

Ler mais »

06/01/2025
New rent-control index comes into force countrywide

A new Spanish law, effective 1 January 2025, introduces a new index to limit rental price increases for housing contracts signed after 26 May 2023.

Ler mais »

03/01/2025
Supervisor dos seguros recomenda certificação para imóveis sobre riscos sísmicos

Relatório com a proposta do modelo de um sistema de cobertura do risco de fenómenos sísmicos tinha sido solicitado pelo anterior executivo. ASF defende certificação sísmica à semelhança da certificação energética.

Ler mais »

03/01/2025
Rendas das casas subiram 4,7% em 2024. Lisboa, Porto e Funchal são as cidades mais caras

Faro, Santarém e Braga foram as capitais de distrito onde as rendas mais aumentaram em 2024, enquanto Aveiro e Leiria vingaram como as únicas onde os valores baixaram.

Ler mais »

03/01/2025
Euribor desce a seis meses para mínimo de mais de dois anos

Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados desta sexta-feira.

Ler mais »

03/01/2025
BdP publica regras sobre garantia pública no crédito e deixa avisos

A garantia pública para crédito habitação da primeira casa de jovens entre os 18 e os 35 anos foi aprovada pelo Governo em julho.

Ler mais »

03/01/2025
Programa de casas acessíveis com execução inferior a 3%

Responsáveis de autarquias, que estão a implementar nos seus concelhos os projetos para a construção e reabilitação de fogos financiados através do PRR citam a burocracia como um dos maiores entraves no avanço dos processos.

Ler mais »

03/01/2025
UK hotel investment reaches £5.75 billion in 2024

UK hotel investment transactions are estimated to have reached £5.75 billion in 2024, according to data from Savills.

Ler mais »

02/01/2025
Investimento em imobiliário comercial cresceu 28% em 2024 para 2.170 milhões

O setor de retalho manteve uma tendência ascendente, sobretudo ao nível da oferta futura de ‘retail parks’ e do número de novas aberturas, que registou um aumento de 15% face a 2023.

Ler mais »

02/01/2025
As sete principais cidades europeias para investimento imobiliário em 2025

O que é que faz de uma cidade o destino final dos investidores imobiliários? É o fascínio pelas ruas de calçada, o zumbido de um mercado próspero ou a promessa de sólidos retornos financeiros?

Ler mais »

02/01/2025
Portugal em 7º lugar com maior aumento nos preços das casas

Portugal é o 7º país europeu onde os preços das casas mais subiram em 2024, de acordo com o European Residential Report, divulgado pelo BNP Paribas Real Estate em parceria com a Worx Real Estate Consultants.

Ler mais »

02/01/2025
BdP avisa bancos para serem cautelosos na garantia pública

O Banco de Portugal, em resposta à Lusa, disse que o aviso este terça-feira publicado é a regulamentação necessária da sua parte, mas alerta que está prevista a realização de outros atos necessários à aplicação do regime.

Ler mais »

02/01/2025
US pending home sales hit 21-month high in November

Contracts to buy U.S. previously owned homes rose more than expected in November, notching a fourth straight month of gains as buyers focused on taking advantage of improved inventory despite stubbornly high mortgage rates.

Ler mais »

02/01/2025
Mercado imobiliário português deverá encerrar 2024 com crescimento de 20%

Mercado imobiliário fecha ano com crescimento da ordem dos 20% no investimento e recuperação robusta na habitação, estima JLL.

Ler mais »

23/12/2024
CUF compra dona das residências para idosos Domus Vida

A Domus Vida conta com duas residências para idosos: uma na Junqueira, em Lisboa, e outra na Parede, no Estoril.

Ler mais »

23/12/2024
Preços das casas em Portugal aumentam 9,8% no terceiro trimestre

O número de transações registou uma subida, entre julho e setembro, de 19,4% face ao período homólogo de 2023, com o valor das vendas a aumentar 28% para cerca de 9,1 mil milhões de euros.

Ler mais »

19/12/2024
Amortizar crédito à habitação isento de comissão de amortização antecipada em 2025

Afinal, amortizar crédito à habitação vai continuar isento de comissão de amortização antecipada em 2025 quando se trate de um contrato cuja taxa de juro esteja indexado a uma taxa variável, como a Euribor (a qualquer das Euribor).

Ler mais »

19/12/2024
Mercados residenciais europeus com grande dinamismo mas com evoluções a diferentes velocidades

Os preços das casas na Europa estão novamente a expandir. 21 dos 30 países registaram novos máximos nos preços. Portugal destacou-se como o 7º mercado em que os preços mais cresceram, diz a Worx.

Ler mais »

18/12/2024
Senhorios queixam-se à provedora de Justiça sobre compensação às rendas antigas

Na queixa remetida à provedora de Justiça, a associação presidida por Menezes Leitão acusa o Estado de estar “deliberadamente a bloquear o acesso à compensação pelos senhorios, a sua maioria idosos ou muito idosos”, ao introduzir um circuito “burocrático impraticável”, exigindo que a atribuição do apoio se torne automática.

Ler mais »

18/12/2024
Aprovada Carta Municipal de Habitação de Lisboa que prevê investimento de 900 milhões em 10 anos

O documento tinha sido aprovado pelo executivo municipal em 25 de outubro, sob proposta da liderança PSD/CDS-PP, que acolheu alterações de PS, BE, Livre e Cidadãos Por Lisboa.

Ler mais »

18/12/2024
Inscrição no regime fiscal para novos residentes vai decorrer até 15 de março

Em causa está um novo regime fiscal de atração de trabalhadores qualificados, nomeadamente nas áreas da investigação científica, aos quais será aplicada uma taxa de IRS de 20% sobre rendimentos de trabalho dependente e independente (categorias A e B).

Ler mais »

18/12/2024
Isenção de impostos na compra de casa já beneficiou 11.700 jovens, diz ministra

Na audição, a ministra recordou os números já antes divulgados de que o preço médio das casas que estão a beneficiar da medida é de 187.000 euros, pelo que não fazem sentido criticas de que a medida é para ricos.

Ler mais »

18/12/2024
Preços das casas vão continuar a subir na Europa em 2025

O mais recente “European Residential Report”, uma iniciativa do BNP Paribas Real Estate e da Worx Real Estate refere que os mercados residenciais europeus apresentaram grande dinamismo, mas com evoluções a diferentes velocidades ainda assim a tendência de aumento dos preços em 2025 será generalizada na Europa

Ler mais »

17/12/2024
AM Alpha vende retail park BPlanet

Para a JLL, este negócio «evidencia o interesse contínuo dos investidores em ativos de retalho de elevada qualidade em Portugal».

Ler mais »

16/12/2024
Sonae Sierra vai investir 60 milhões em projeto de luxo no Algarve com americanos

Após aquisição do recém-inaugurado Cénica Porto Hotel, no Porto, este é o segundo investimento da “joint venture” do grupo português com a PGIM, que prevê a construção de um “resort” com 158 unidades – entre hotel e apartamentos – na Meia Praia, em Lagos.

Ler mais »

16/12/2024
Só um quarto das 59 mil casas para resolver crise serão novas

Programa deverá contribuir para aumentar o peso do parque público habitacional para 2,6% do total, estima Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Ler mais »

16/12/2024
Apoios no crédito à habitação só duram até ao fim do ano

Alterações temporárias para quem tem empréstimos à habitação extinguem-se a 31 de dezembro.

Ler mais »

16/12/2024
Savills IM compra imóveis de quatro supermercados Continente

A Savills Investment Management (Savills IM) tem vindo a apostar neste tipo de ativos em Portugal.

Ler mais »

16/12/2024
Porto e Lisboa no top15 das cidades mundiais com maior valorização imobiliária

No último ano, o valor médio de uma casa no Porto aumentou 8,6%, colocando-o no oitavo lugar no ranking da eXp Realty, com Lisboa a ocupar o 11º lugar, com o valor médio de uma casa a subir 4,7% nos últimos 12 meses.

Ler mais »

16/12/2024
Renovação de edifícios em Portugal está longe da meta de 49% até 2030

Atual ritmo de renovação em curso é “insuficiente” para atingir as metas de 2030, em especial no setor residencial, diz ADENE.

Ler mais »

16/12/2024
Preços das casas vão continuar a subir em Portugal até “pelo menos” 2026

A falta de mão de obra, estimada em mais de 90 mil trabalhadores, eleva os custos de construção, mesmo com a estabilização dos preços dos materiais, mantendo a trajetória ascendente dos preços das casas, que mais do que duplicaram desde 2015.

Ler mais »

13/12/2024
Preços das casas vão continuar a subir em Portugal até “pelo menos” 2026

A falta de mão de obra, estimada em mais de 90 mil trabalhadores, eleva os custos de construção, mesmo com a estabilização dos preços dos materiais, mantendo a trajetória ascendente dos preços das casas, que mais do que duplicaram desde 2015.

Ler mais »

13/12/2024
PIB com ligeira revisão em alta. Rendimento disponível com aumento histórico, diz BdP

Projeções para a economia portuguesa revistas para este ano e o próximo, afastando-se ainda mais das previsões do Governo. Medidas do Orçamento do Estado para 2025 e PRR explicam novos números.

Ler mais »

13/12/2024
Mais agentes imobiliários portugueses estão a optar pelo modelo independente

Os últimos dados do Eurostat mostram que o número de pessoas empregadas nas agências imobiliárias portuguesas aumentou 11,1% entre 2021 e 2022, sendo que apenas a Bulgária registou um aumento maior.

Ler mais »

13/12/2024
RE/MAX activa no mercado de escritórios

Outubro foi o mês em evidência com um total de 133 transacções realizadas pela rede.

Ler mais »

13/12/2024
Data Centers: O Futuro do Setor Imobiliário no Epicentro da Revolução Digital

O impacto dessa revolução não se limita apenas à construção física de novos data centers

Ler mais »

12/12/2024
BCE corta juros pela quarta vez. Taxa cai para 3%

A decisão – já esperada pelo mercado – foi tomada pelos governadores da Zona Euro esta quinta-feira, na última reunião de política monetária do ano.

Ler mais »

12/12/2024
BCE corta nas previsões de crescimento da Zona Euro até 2026

Decisão de descida de juros desta quinta-feira é acompanhada de uma revisão em baixa no PIB, mas com a autoridade monetária a mostrar-se ainda confiante na recuperação da procura interna.

Ler mais »

12/12/2024
Preços das casas subiram 10% no acumulado do ano até novembro

De acordo com os dados da Confidencial Imobiliário, o aumento no acumulado até novembro confirma o reaquecimento do mercado de habitação.

Ler mais »

12/12/2024
M&G adquire projeto de habitação flexível de 46 milhões em Lisboa

O novo ativo, com 259 unidades de alojamento, ficará localizado junto ao empreendimento de alojamento para estudantes The Mile, atualmente em desenvolvimento pela M&G e com conclusão prevista para 2025.

Ler mais »

12/12/2024
Construção mantém dinâmica positiva

“No 3º trimestre de 2024, o Investimento (FBCF – Formação Bruta de Capital Fixo) em Construção manteve-se inalterado face ao mesmo período do ano anterior, registando uma variação homóloga de 0,0%.

Ler mais »

12/12/2024
Montante concedido no crédito à habitação cresce 35,8% até outubro para 14 mil milhões

Dados são partilhados pela AICCOPN na sua análise de conjuntura da construção. Acrescenta que o valor mediano da avaliação bancária da habitação fixou-se em 1.721 euros por m², correspondendo a uma valorização de 12% em termos homólogos.

Ler mais »

11/12/2024
Porto lidera investimento em nova promoção residencial

Entraram com pedido de licenciamento mais 3.155 novos fogos na Invicta, número que ultrapassa em cerca de 23% a carteira registada no total do ano de 2023.

Ler mais »

11/12/2024
Cresce a procura de imóveis com fins turísticos

O mercado imobiliário tem registado uma crescente procura por propriedades com fins turísticos, em localizações com grande procura e prestígio.

Ler mais »

09/12/2024
Alves Ribeiro compra Alto das Amoreiras à britânica Tristan

Duas semanas depois de ter vendido dois edifícios de escritórios em Lisboa à francesa Serris Reim, a Tristan Capital Partners alienou o edifício situado na Rua Joshua Benoliel à Mundicenter, empresa do grupo Alves Ribeiro e que é dona do Amoreiras Shopping Center.

Ler mais »

09/12/2024
Sector imobiliário de luxo a nível mundial arrefece

No terceiro trimestre de 2024 verificou-se uma descida do valor das vendas de imobiliário de superluxo em 12 mercados avaliados, com quedas registadas de 18% em volume e de 17% em valor, em comparação com o trimestre anterior, segundo a Knight Frank.

Ler mais »

06/12/2024
Compass compra Christie’s International Real Estate por 444 milhões

A maior imobiliária dos EUA em volume de vendas une forças com a @properties, a oitava maior do país que inclui outras empresas.

Ler mais »

06/12/2024
Idealista adquire portal imobiliário voltado para compradores internacionais

Fundado em 2003, o Kyero encontra-se sediado no Reino Unido. Idealista diz que o negócio, cujo valor não foi revelado, vai trazer “novas oportunidades de negócio” para os clientes.

Ler mais »

05/12/2024
Retail Mind investe 150 milhões em 4 retail parks em Portugal até 2027

Em causa estão espaços de retalho localizados em Felgueiras, Ponta Delgada, Póvoa de Varzim e Cantanhede.

Ler mais »

05/12/2024
Leasing imobiliário cresce na Europa

Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, ALF, regista maior crescimento de leasing e renting na Europa no primeiro semestre de 2024 e factoring mantém-se no top 3 de penetração no PIB nacional

Ler mais »

05/12/2024
Investidores residenciais viram-se para o imobiliário comercial

Os investidores habituais em imobiliário residencial estão a ganhar confiança no setor comercial, onde procuram retornos mais elevados, segurança e uma gestão mais despreocupada em novas classes de ativos, diz a Athena Advisers.

Ler mais »

05/12/2024
Quinta do Lago compra hotel Conrad Algarve à ECS

«Esta transação representa um investimento estratégico que vem reforçar o compromisso do resort em promover um lifestyle de luxo orientado para o bem-estar», refere a Quinta do Lago em comunicado.

Ler mais »

05/12/2024
Lisboa aprova referendo sobre o fim do Alojamento Local

O referendo, caso receba aprovação do Tribunal Constitucional (TC), será o primeiro no país a ser realizado por iniciativa de um movimento popular.

Ler mais »

05/12/2024
Vendas de habitação aumentam 21% e preços aceleram subida

Entre agosto e outubro, o preço médio de venda da habitação em Portugal ascendeu a 2.492 euros por metro quadrado. Segundo a Confidencial Imobiliário, “o comportamento dos preços dá eco à retoma nas vendas num contexto que permanece bastante pressionado pela falta de oferta”.

Ler mais »

05/12/2024
Novos pedidos de licenciamento de habitação até outubro totalizam 53.790 fogos

Entre janeiro e outubro deste ano deram entrada nas autarquias de Portugal Continental pedidos para o licenciamento de 18.130 novos projetos de habitação, os quais, a concretizarem-se, trarão uma oferta de 53.790 fogos

Ler mais »

05/12/2024
Construir casas novas em Portugal está 4,2% mais caro que há um ano

Em outubro, os custos de construção de habitação nova terão aumentado 4,2% em termos homólogos, mais 0,9 p.p. que no mês anterior.

Ler mais »

04/12/2024
Novos créditos da casa em máximos de 2014. Jovens representam quase metade

A taxa de juro dos novos empréstimos à habitação reduziu-se pelo 12.º mês consecutivo para 3,39% e o montante de novos contratos é o mais elevado desde o início da série do Banco de Portugal.

Ler mais »

04/12/2024
Património de elevado valor gera três milhões em rendas

Foram adjudicados, desde 2016, um total de 24 contratos que correspondem a um investimento estimado de 190 milhões de euros.

Ler mais »

04/12/2024
Mesmo com queda de juros, poupanças das famílias em depósitos bate recorde

A taxa de juro média dos novos depósitos cai desde dezembro do ano passado e fixou-se em 2,39% em outubro. O montante foi em sentido inverso e é o mais elevado da série do Banco de Portugal, pelo menos desde janeiro de 2003.

Ler mais »

04/12/2024
Lisboa cede, mas mantém-se no top 10 do imobiliário europeu

A capital portuguesa segurou uma posição entre as 10 cidades europeias mais atrativas para o investimento imobiliário, mas caiu duas posições face ao ano passado. O estudo da PwC aponta como um dos fatores que pressiona Lisboa a “fraqueza da posição política” do líder da autarquia, que impede reformas no planeamento urbanístico.

Ler mais »

04/12/2024
Unik Capital investe 70 milhões em três residências sénior

A empresa sediada no Luxemburgo adquiriu três imóveis à Orpea Portugal, entre eles, um lar de idosos no Porto e dois terrenos, num investimento que totalizou os 70 milhões de euros.

Ler mais »

04/12/2024
Exclusão de mais-valias na habitação só se aplica a créditos já existentes

A norma que permite usar o resultado da venda de uma segunda casa para abater o crédito à habitação, sem com isso pagar mais-valias, só se aplica a créditos já existentes, defende a AT. Prazo para ainda beneficiar desta medida extraordinária termina no final deste mês.

Ler mais »

03/12/2024
Construção de casas em solos rústicos poderá demorar mais de sete anos

Governo simplificou a lei dos solos para agilizar processos e incentivar a construção de habitação acessível, mas as novas regras permitem que as casas sejam vendidas acima dos valores de mercado.

Ler mais »

03/12/2024
Arrendar casa está mais caro e há uma cidade onde o preço disparou

No último ano, as rendas aumentaram em média 5%, mas há uma cidade portuguesa onde dispararam mais de 15%. Mas também há boas notícias: numa das cidades onde é mais caro arrendar, os preços desceram.

Ler mais »

03/12/2024
Novo crowdfunding imobiliário envolve casas de luxo em Lisboa

Plataforma Urbanitae procura investidores imobiliários interessados em participar em novo projeto de casas de luxo na capital.

Ler mais »

02/12/2024
Comprar casa está 10% mais caro. Vila Real e Ponta Delgada lideram subidas

Nos últimos 12 meses, os preços das casas aumentaram em 20 capitais de distrito, com Vila Real (19,5%), Ponta Delgada (18,2%) e Leiria (17%) a liderar as subidas, segundo os dados do Idealista.

Ler mais »

02/12/2024
Mudar solos rústicos para urbanos fica só nas mãos das câmaras

Os preços de venda da construção nova terão limites em função da mediana nacional. Lisboa e Cascais, com preços mais elevados, não poderão ir além dos 3.337 euros por m2. Já se for arrendamento, não haverá limite de valores. Conheça as novas regras para transformar solos rústicos em urbanos.

Ler mais »

02/12/2024
IVA a 6% na construção para habitação chumbado no Parlamento

Para a APPII, o chumbo da Autorização Legislativa para Redução do IVA na Construção «vai agravar ainda mais a crise na habitação».

Ler mais »

28/11/2024
Imobiliário português atrai estrangeiros: investiram mil milhões no verão

No 3º trimestre, as transações de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) totalizaram 5,6 mil milhões de euros, revelou o BdP.

Ler mais »

27/11/2024
Imobiliário impulsiona investimento direto estrangeiro no 3º trimestre

Entre julho e setembro, o investimento direto estrangeiro em Portugal totalizou 5,6 mil milhões, de acordo com os dados publicados pelo Banco de Portugal.

Ler mais »

27/11/2024
Portugal tem “enorme potencial” para data centers de hiperescala

De acordo com um estudo da JLL, a localização privilegiada de Portugal, aliada às suas condições geográficas e climáticas, custos competitivos de instalação, robustas infraestruturas de conectividade e capacidade de geração de energia verde, cria um cenário favorável para a instalação de centros de dados de maior dimensão.

Ler mais »

27/11/2024
Diretiva europeia impede redução de IVA na construção

Projetos de construção e reabilitação de habitação não vão poder beneficiar de taxa de IVA reduzida de 6%, de acordo com a diretiva europeia sobre este imposto.

Ler mais »

27/11/2024
Vendas de habitação crescem 21% e preços aceleram para 11,5%

Os dados da Confidencial Imobiliário confirmam a recuperação da procura e a intensificação das subidas de preços.

Ler mais »

27/11/2024
Quase um em cada cinco dos novos créditos para a casa são para cidadãos estrangeiros

Estrangeiros ganham peso nos empréstimos à habitação e não só reformados. Compram casas mais caras – e se forem de fora da União Europeia ainda mais. “É um tema que teremos de acompanhar”, admite a vice-governadora do Banco de Portugal, Clara Raposo

Ler mais »

27/11/2024
Crédito malparado: incumprimento na habitação sobe 9,3% em seis meses

Sentiu-se um aumento da exposição global ao mercado imobiliário. Mas BdP acredita que sistema bancário está “robusto”.

Ler mais »

26/11/2024
Serris compra dois edifícios de escritórios em Lisboa

Este negócio foi acompanhado pela JLL e pela Cushman & Wakefield, em representação do proprietário, um fundo gerido pela Tristan Capital Partners.

Ler mais »

25/11/2024
Finangeste vai construir 250 casas no antigo Centro Hípico do Porto

A empresa de recuperação de créditos, que se apresenta como uma das principais promotoras imobiliárias em Portugal, já arrancou com as obras de loteamento em Paranhos.

Ler mais »

25/11/2024
Banca ameaça acabar com taxa fixa ou mista se Parlamento aprovar fim de comissões

Se as propostas para reduzir ou limitar as comissões que os bancos cobram pelo reembolso antecipado de créditos forem aprovadas, os contratos a taxa fixa ou mista podem acabar, diz a Associação Portuguesa de Bancos (APB), num parecer enviado ao Parlamento sobre as propostas de alteração ao Orçamento do Estado.

Ler mais »

25/11/2024
Governo encaixa 250 milhões de euros com imóveis vagos

Em resposta ao Bloco de Esquerda, Governo apenas apresentou os imóveis que quer vender após a saída de ministérios para o Campus XXI. Estamo está a listar outros que também são para vender e o Governo pretende chegar aos 900 milhões. BE e PS queriam garantir mais habitação, mas viram propostas chumbadas.

Ler mais »

25/11/2024
AD quer lançar em 2025 incentivo especial ao emparcelamento de terras

Proposta de alteração ao Orçamento do Estado pretende, durante o próximo ano, incentivar o emparcelamento de terras, alargando os casos em que há isenção de emolumentos, registos e IMT.

Ler mais »

25/11/2024
Sul-africanos que compraram LoureShopping vão ficar com metade do Alegro Sintra

O grupo Auchan, através da holding Tiekenveen, tinha comprado o então designado Fórum Sintra à Blackstone em 2018, numa operação em que adquiriu também o Sintra Retail Park e o Fórum Montijo.

Ler mais »

25/11/2024
Mercado de arrendamento: Lisboa e Porto em patamares diferentes

Tanto em Lisboa como no Porto, existe uma diferença de aproximadamente 400 euros entre o custo das rendas e as expectativas dos inquilinos. Apesar desta semelhança nos valores, as cidades estão a seguir diferentes tendências, indica o HousingAnywhere Rent Gap Monitor.

Ler mais »

25/11/2024
Governo quer vender 19 imóveis do Estado em 2025

Todos já o sabíamos, mas a dúvida era saber qual o «timing».

Ler mais »

21/11/2024
Banca aumenta venda de créditos tóxicos e imóveis

O segmento imobiliário onde há mais falta de oferta em Portugal está a ser um alvo para gestoras de dívida como a Whitestar, face ao aumento da colocação no mercado de ativos de malparado

Ler mais »

18/11/2024
Faturação dos centros comerciais sobe 6,6% até setembro

Associação Portuguesa de Centros Comerciais diz que o período pós-laboral representou 37% do total de compras efetuadas e que domingos responderam por 17%, numa altura em que está aberto o debate sobre o encerramento do comércio aos domingos e feriados e a redução do período de funcionamento até às 22h.

Ler mais »

18/11/2024
Juros da casa caem pelo nono mês consecutivo. Valor é o mais baixo desde setembro de 2023

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação caiu 8,5 pontos base entre setembro e outubro, fixando-se em 4,277% no mês passado.

Ler mais »

18/11/2024
Preços das casas em 2025? Novas subidas à vista com apoios à compra

Descida dos juros, isenção de IMT e garantia pública para jovens vão dar impulso à subida dos preços. Já a oferta tarda em chegar.

Ler mais »

18/11/2024
Estrangeiros investiram €464 milhões na compra de 800 habitações na ARU de Lisboa

No 1º semestre de 2024, o investimento internacional manteve-se estável face ao padrão de 2023, mas perdeu terreno para as compras realizadas pelos portugueses, que aumentaram o seu investimento.

Ler mais »

15/11/2024
Rendas de habitação crescem ininterruptamente há 15 anos e alcançam níveis históricos

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), este valor representa uma estabilização em relação à subida de 7,18% registada em setembro, mas reforça a continuidade de um ciclo de aumentos ininterruptos desde julho de 2020, alcançando níveis recorde no mercado de arrendamento, revela o ‘Público’.

Ler mais »

15/11/2024
Preços das casas em Portugal estão sobrevalorizados há seis anos

Estudo conclui que existem sinais de sobreaquecimento nos preços da habitação em Portugal desde o início de 2017 em contraste com o comportamento dos preços no mercado espanhol.

Ler mais »

14/11/2024
Proveitos totais do alojamento turístico sobem 12% em setembro

As regiões autónomas lideraram as subidas nos proveitos totais e nos de aposento.

Ler mais »

14/11/2024
Salário médio cresce 3,8% em termos reais. No Estado subiu mais

O salário médio total, que inclui suplementos, cresceu 6,1% no terceiro trimestre, desacelerando, o que correspondeu a um aumento real de 3,8%. No Estado a subida real foi maior, de 4,7%

Ler mais »

14/11/2024
Sonae compra projeto de casas em Espanha

A reforçar a sua aposta no segmento residencial, o braço imobiliário da Sonae revela também que está em negociações para o seu primeiro projeto de “construir para arrendar” em Portugal.

Ler mais »

14/11/2024
Câmara de Lisboa prevê investimento de 154 milhões de euros em habitação para 2025

A proposta de orçamento da Câmara de Lisboa para 2025 aloca 154 milhões de euros na habitação, sendo a execução das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “um dos maiores desafios”, indicou hoje o vice-presidente da autarquia.

Ler mais »

14/11/2024
Há 1950 pedidos de despejo num universo de 900 mil contratos

Senhorios garantem que os incumprimentos estão a subir já há alguns meses. Dados da Justiça mostram um problema com um quadro de pequena dimensão e relativamente estável.

Ler mais »

14/11/2024
TTR DATA: Real Estate foi o mais activo até Outubro com 80 transacções

Espanha e França, foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando 53 e 28 transacções, respectivamente. Em sentido inverso, as empresas portuguesas escolheram a Espanha e o Reino Unido como principal destino de investimento

Ler mais »

14/11/2024
Limehome quer expandir actividade em Portugal

A limehome impulsiona a tendência de converter espaços comerciais em alojamento.

Ler mais »

13/11/2024
Em Lisboa estão a vender-se mais casas e a zona mais procurada é a das Avenidas Novas

Durante o primeiro semestre deste ano o número de operações imobiliárias ligadas à compra de habitação na cidade cresceu 20% face ao registado no mesmo período do ano anterior

Ler mais »

13/11/2024
Imóveis comerciais representam risco para banca, avisa BCE

Supervisor eurpeu diz que empréstimos imobiliários “estão altamente expostos a perdas potenciais decorrentes da atual recessão”.

Ler mais »

12/11/2024
Vendas de habitação na ARU de Lisboa aumentaram 29% para €1.953 milhões no 1º semestre

No 1º semestre deste ano foram realizadas 3.760 transações de aquisição de imóveis residenciais na Área de Reabilitação Urbana de Lisboa (ARU)*, num investimento que ascendeu a €1.953 milhões.

Ler mais »

12/11/2024
Novos registos de Alojamento Local com “suspensão imediata” em Lisboa

A Câmara de Lisboa aprovou a suspensão da emissão de novas licenças de Alojamento Local (AL) em toda a cidade.

Ler mais »

12/11/2024
Investimento imobiliário cresce 39% no 3º trimestre

O setor do retalho representou mais de 60% do volume total investido neste período.

Ler mais »

12/11/2024
Fim dos benefícios fiscais às Socimi derruba Merlin e Colonial

O acordo entre o Sumar e o PSOE para acabar com o atual regime fiscal para as Socimi, sociedades de investimento imobiliário em Portugal designadas por SIGI, está a castigar a Merlin Properties e a Colonial no IBEX35, Também por cá a Merlin é a cotada que mais cai no PSI geral.

Ler mais »

12/11/2024
Reino Unido vai aumentar o preço da habitação social para arrendamento

Medida visa aumentar as rendas de acordo com o IPC (atualmente em 1,7%) acrescentando mais um ponto percentual adicional por ano.

Ler mais »

12/11/2024
Deutsche Bank coloca três shoppings no mercado

Estão em causa o Nosso Shopping, em Vila Real, o Alma Shopping, em Coimbra, e o Forum Madeira, no Funchal.

Ler mais »

11/11/2024
Britânica Tristan Capital coloca três edifícios de escritórios em Lisboa no mercado

Cinco anos após ter adquirido à Norfin um portefólio de sete edifícios em Lisboa, a Tristan Capital Partners estará a tentar vender três dos imóveis.

Ler mais »

11/11/2024
Garantia pública no crédito à habitação para jovens com adesão de 17 instituições de crédito

O número foi avançado pela ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, na audição no parlamento, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025.

Ler mais »

11/11/2024
Habitação? Garantia pública no crédito para jovens está a ser “sucesso”, diz ministra da Juventude

Os apoios à compra da primeira habitação “já chegou a mais de 8.500 jovens”, avançou Margarida Balseiro Lopes no Parlamento.

Ler mais »

09/11/2024
Portugueses batem recorde de compra de casas em Espanha

Na primeira metade deste ano foram mais de 900 as casas compradas por portugueses no país vizinho, um número inédito, segundo o portal Idealista.

Ler mais »

08/11/2024
Isenção de IMT: valor médio das casas compradas é de 180.000 euros

Garantia foi deixada por Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, durante uma audição no Parlamento.

Ler mais »

08/11/2024
Custos de construção de habitação nova aumentam 3,3% em Setembro

Na comparação em cadeia, a variação dos custos de construção terá sido nula em Setembro, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) agora divulgados.

Ler mais »

08/11/2024
Heed Capital reabilita Bombarda 54 para vender T1 a 650 mil e T2 até 990 mil euros

O edifício histórico que corporiza o número 54 da Avenida Miguel Bombarda, em Lisboa, vai ser convertido num empreendimento habitacional de luxo, tendo “nas primeiras horas de comercialização” sido reservados quatro dos seus 14 apartamentos.

Ler mais »

08/11/2024
Rendas contratadas em Lisboa voltam a estagnar no 3º trimestre

As rendas dos novos contratos de arrendamento residencial celebrados em Lisboa no 3º trimestre de 2024 mantiveram-se praticamente inalteradas face à prática do trimestre anterior, apresentando uma variação trimestral de 0,1%.

Ler mais »

08/11/2024
Governo “não vai mexer” na lei das rendas antigas, diz Pinto Luz

O ministro das Infra-Estruturas e da Habitação garante que o Governo não irá descongelar os contratos de arrendamento antigos, compensando, por outro lado, os senhorios.

Ler mais »

08/11/2024
Fundo de investimento imobiliário português compra edifício da sede do Grupo Lusíadas Saúde

O edifício da sede do Grupo Lusíadas Saúde e antigo edifício onde estava instalada a Bayer foi adquirido por um fundo de investimento imobiliário português.

Ler mais »

07/11/2024
Novo crédito à habitação cresce 40% para mais de 10 mil milhões de euros

Contas feitas aos primeiros oito meses do ano na síntese estatística da habitação elaborada pela AICCOPN. Destaca ainda que a taxa de juro implícita no crédito à habitação fixou-se em 4,42%, mantendo a trajetória de redução iniciada em janeiro.

Ler mais »

07/11/2024
No imobiliário de luxo Lisboa está no 11º lugar das cidades onde os preços mais sobem

No sector imobiliário de luxo, a capital portuguesa está à frente de metrópoles como Genebra ou o Mónaco. Lisboa é 11º cidade onde os preços das casas mais subiram nos primeiroscnove meses de 2024, refere a Knight Frank.

Ler mais »

07/11/2024
Isenção de IMT e IS na compra de casa: jovens pouparam 25 milhões

Valor corresponde ao benefício atribuído entre 1 de agosto e 17 de outubro, tendo chegado a quase 6.600 pessoas.

Ler mais »

07/11/2024
Crédito habitação: aumento da procura pelos jovens

Com incentivos fiscais, jovens até 35 anos foram maioria nos novos créditos à habitação em agosto, atingindo 54% do total concedido.

Ler mais »

05/11/2024
Dona do Intermarché vende 49% de posição em sociedade por 120 milhões

Grupo Mosqueteiros quer vender à Leadcrest Capital Partners uma posição minoritária no fundo imobiliário que tem 245 lojas em todo o país, num negócio estimado em 120 milhões de euros.

Ler mais »

04/11/2024
Municípios pedem IVA a 6% para construção em áreas de reabilitação

Num parecer à proposta de Orçamento para 2025, a ANMP pede ao Governo que vá mais longe na redução do IVA na construção para habitação. Solicita urgência na avaliação das barragens para efeitos de IMI e defende o fim do corte de 5% nos salários dos políticos.

Ler mais »

04/11/2024
SIGI chegaram há 5 anos – mas investidores revelam falta de interesse

Só há três Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária em Portugal. E duas não têm qualquer transação de títulos registada.

Ler mais »

04/11/2024
Family office de Vila do Conde investe 6,5 milhões de euros na Trofa

A construção do Trofa Business Park, descrito como “a nova atração dos investidores na região do Vale do Ave,” teve início em outubro.

Ler mais »

04/11/2024
Habitação pesa mais de metade no património dos portugueses

A casa e os depósitos bancários continuam a ser os dois principais ativos dos portugueses no início de 2024.

Ler mais »

04/11/2024
Segurança Social pode perder quase €100 milhões com transferência de imobiliário: Tribunal de Contas avisa que fundo tem de ser compensado

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social pode vir a ter um “golpe” de até €98,7 milhões com a transferência do património imobiliário para outras instituições do Estado como o IHRU e a Estamo.

Ler mais »

02/11/2024
Atualmente, apenas 30% do crédito para comprar casa é negociado diretamente com os bancos

Os intermediários dominam o mercado imobiliário e há já perto de 6 mil no país, segundo revela o jornal “Público”. Atualmente, apenas 30% do crédito para comprar casa é negociado diretamente com os bancos

Ler mais »

25/10/2024
Apenas 45% dos Alojamentos Locais em Lisboa estão de facto em atividade, com oferta ainda 21% abaixo da pré-pandemia

A capital tem 10.370 apartamentos T0 e T1 com registo de Alojamento Local, mas menos de metade deste universo, no total de 4.625 unidades, está ativo regularmente.

Ler mais »

25/10/2024
Alemã Deka vende TorreShopping a fundo brasileiro

O centro comercial localizado em Torres Novas foi comprado pelo Fundo Iberia Shoppings, do brasileiro BTG Pactual, que já detém o Tavira Gran-Plaza, também adquirido este ano.

Ler mais »

25/10/2024
Avaliação bancária com maior aumento desde 2011 em setembro

O valor mediano da avaliação bancária subiu em setembro para 1.695 euros por metro quadrado, um aumento mensal de 31 euros, o maior desde o início da série do INE, em fevereiro de 2011. O número de avaliações é o mais elevado desde maio de 2022.

Ler mais »

25/10/2024
Britânica Arrow promete construir 2.250 casas em Portugal com T1 a 160 mil euros

A gigante de fundos e a portuense GFH criaram a Nexor, que arranca com dois projetos, em Gaia e em Setúbal, num total de 534 apartamentos, e quer liderar o mercado de habitação acessível no país, num investimento estimado em 225 milhões de euros nesta década.

Ler mais »

25/10/2024
Preço das casas vai continuar a subir em 2025, diz CEO da Caixa

Paulo Macedo referiu que o aumento dos preços na habitação, que a CGD espera para o próximo ano, deve-se a uma “oferta insuficiente”, ao “aumento da procura”, sem que haja uma “reposição da capacidade produtiva de empresas com oferta de casas a preços acessíveis”.

Ler mais »

25/10/2024
Investimento imobiliário no Porto dispara para máximos da última década

Até ao final deste ano, a cidade do Porto deve alcançar uma representação histórica de 19% no volume total de investimento nacional, um salto impressionante em relação aos 2% registados em 2014.

Ler mais »

25/10/2024
Diferença entre os preços das casas em Lisboa e a média nacional baixou para mínimos de cinco anos

Os preços das casas em Lisboa são 151% mais altos do que no resto do país. Há um ano a diferença era de 162%

Ler mais »

24/10/2024
Marvila já é a 2.ª freguesia mais cara para comprar casa em Lisboa

Em junho deste ano, já em nenhuma das 24 freguesias de Lisboa o valor mediano de uma casa com 100 metros quadrados era inferior a 300 mil euros. Os preços em Marvila mais do que duplicaram em apenas quatro anos.

Ler mais »

24/10/2024
Investimento estrangeiro representa 60% do imobiliário em Lisboa e Oeiras, diz E&V

A Engel & Völkers divulgou os resultados do seu Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research, realizados em parceria com a Instituto de Marketing Research.

Ler mais »

24/10/2024
Take-up de escritórios de Lisboa e Porto ultrapassa totais de 2023

Em setembro, Lisboa manteve o seu ritmo de crescimento, enquanto o Porto se destacou pela resiliência. É o que revela o relatório Office Flashpoint da JLL.

Ler mais »

24/10/2024
Crowdfunding imobiliário está resiliente na UE apesar dos altos juros

Mercado de crowdfunding teve mudanças significativas em 2023, com novo regulamento europeu.

Ler mais »

24/10/2024
Portugueses aderem em força aos centros comerciais

88,6% dos residentes no continente entre 15 e 74 anos foram a centros comerciais em 2023, tal como tinha acontecido em 2017.

Ler mais »

23/10/2024
Preço das casas subiu mais de 60% em 49 concelhos

Entre junho de 2020 e o mesmo mês deste ano apenas em 18 municípios o valor mediano por metro quadrado baixou. Em quatro anos o número de concelhos onde o preço supera os 2.000 euros por metro quadrado passou de seis para 33.

Ler mais »

23/10/2024
Aumento de custos leva AL a apostar no arrendamento de médio prazo

O aumento dos custos de gestão do AL está a alterar tendências do setor. O reforço da oferta para nómadas digitais e estudantes e a saída de imóveis de “média/baixa qualidade” para o arrendamento de longa duração são algumas das mudanças, segundo a GuestReady.

Ler mais »

23/10/2024
Ocupação hoteleira sobe para 81% e preço médio para 172 euros no verão

A época veranil terminou com uma taxa de ocupação de 81%, refletindo o crescimento contínuo do setor hoteleiro em 2024, segundo os resultados do inquérito “Balanço Verão 2024” da AHP.

Ler mais »

23/10/2024
Garantia pública no crédito habitação com alta adesão da banca

Vários bancos aderiram à garantia pública. E outros tencionam fazê-lo em breve. Medida deverá estar disponível até ao fim do ano.

Ler mais »

22/10/2024
Preços na habitação aceleram no segundo trimestre. Crescem 6,6%

Dados do INE mostram que os preços na habitação continuaram a crescer no segundo trimestre, acelerando face aos três meses anteriores. Compra por residentes foi mais cara e supera mais de metade das transações na Grande Lisboa e Área Metropolitana no Porto.

Ler mais »

22/10/2024
Rendas que não mexeram nos últimos anos arriscam subir até 11%

De acordo com a lei, caso não o tenha feito, o senhorio pode proceder à atualização da renda com referência aos coeficientes dos três anos anteriores. Ou seja, se a sua renda não foi atualizada, o senhorio pode aumentá-la em cerca de 11%

Ler mais »

22/10/2024
Mais-valias imobiliárias com novas regras para venda

Salientamos desde logo que esta alteração legislativa não tem efeitos retroativos, assim em 2024 ficam a vigorar dois regimes fiscais em simultâneo.

Ler mais »

21/10/2024
Investimento em terrenos agrícolas disparou 150% em dois anos

Transações atingiram os dois mil milhões de euros em 2023. Procura internacional irá manter-se em alta, com foco nas regiões do Alentejo e Algarve, dizem os especialistas. Portugal tem bons ativos e preços competitivos.

Ler mais »

18/10/2024
Bancos devem assegurar estabilidade nos créditos com garantia pública, diz Banco de Portugal

O regulador colocou esta quinta-feira em consulta pública, até 29 de novembro, o projeto de aviso da garantia pessoal do Estado para viabilização de crédito à habitação a jovens até 35 anos.

Ler mais »

18/10/2024
Metade dos inquilinos em Portugal quer mudar de casa – e preço manda

Quem vive em casas arrendadas está mais insatisfeito com o estado do imóvel do que quem vive numa casa própria.

Ler mais »

18/10/2024
Family Office português vende edifício que será nova sede da Lusíadas Saúde

Um fundo de investimento imobiliário fechado português adquiriu o edifício da antiga sede da Bayer. Nesta transação, a RPE Capital Markets representou o vendedor, enquanto a Cushman & Wakefield representou o comprador.

Ler mais »

18/10/2024
Golfe com impacto económico de 4,2MM€ no país e contribuição de 120M€ para PIB nacional

Em 2023, as exportações diretas do setor ascenderam a 149 milhões de euros, contribuindo para a criação de mais de 110 mil empregos, correspondendo a mais de 2,2 mil milhões de euros em remunerações.

Ler mais »

18/10/2024
Vendas de casas voltaram a acelerar no terceiro trimestre. E preços também

O mercado imobiliário manteve a trajetória de crescimento durante o terceiro trimestre, de acordo com o Confidencial Imobiliário. Vendas aumentaram 6,7% e os preços subiram 2,5%

Ler mais »

18/10/2024
Juros da habitação caem pelo oitavo mês consecutivo. Taxa fixou-se nos 4,362% em setembro

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação caiu 5,5 pontos base entre agosto e setembro. Nos novos créditos, juros caem 9,6 pontos base para os 3,569%.

Ler mais »

17/10/2024
Isenção de IMT faz disparar procura de jovens por crédito habitação

Jovens passaram a representar quase metade dos pedidos de crédito habitação no verão de 2024, mostra relatório do idealista.

Ler mais »

17/10/2024
Famílias estão a pedir mais crédito habitação para comprar casa

Por detrás do maior interesse em contratar empréstimos está o “regime regulamentar e fiscal do mercado da habitação”, diz o BdP.

Ler mais »

16/10/2024
Banca espera “ligeiro aumento” da procura por crédito à habitação

A concessão de novos empréstimos para comprar casa acompanha o alívio de juros. No consumo, houve um recuo em agosto e não deverá haver alterações até fim do ano.

Ler mais »

16/10/2024
Peso da taxa de juro variável cai para metade numa década

Pandemia, rápidas subidas de juros e apertos regulatórios marcaram o mercado de crédito desde 2014. As famílias estão a pedir menos empréstimos para comprar casa e a optar mais por taxa mista.

Ler mais »

16/10/2024
Slate Asset Management paga 150 milhões por 12 supermercados Modelo/Continente

Negócio marca a estreia da Slate Asset Management em Portugal, no qual contou com a assessoria jurídica da Uria Menendez.

Ler mais »

16/10/2024
2024 traz novo impulso ao mercado de data centers em Portugal

O mercado de data centers ibérico está a progredir de forma “extraordinária” em 2024. Lisboa não é exceção, com a procura e a oferta a acelerarem de mãos dadas, conclui a Colliers.

Ler mais »

16/10/2024
Espera-se um investimento em imobiliário superior a 2.100 milhões de euros em 2024

Investimento imobiliário comercial em Portugal atingiu 1.01 milhões de euros até Setembro, com destaque para os sectores de retalho, hotelaria e living, indica a CBRE, que prevê um investimento total superior a 2.100 milhões de euros até ao final do ano.

Ler mais »

16/10/2024
Procura de crédito à habitação sobe no 3.º trimestre

Inquérito do Banco de Portugal revela que procura de empréstimos por parte de particulares aumentou ligeiramente no setor da habitação, mantendo-se praticamente inalterada noutros setores.

Ler mais »

15/10/2024
Portugal precisa de triplicar o número de casas por ano para resolver problema da habitação

“Só quando recuperar uma produção mínima na ordem dos 70 mil por ano, contra os atuais 20 mil, ou seja, terá de triplicar o número de fogos até 2029”, calcula a Agenda Urbana (AU), consultora imobiliária liderada por Álvaro Santos, coautor do livro “Políticas Locais de Habitação”.

Ler mais »

15/10/2024
OE2025: Governo esclarece que não vai descongelar rendas antigas

Secretária de Estado da Habitação diz que o Executivo quer “garantir um tratamento justo” para inquilinos e senhorios.

Ler mais »

14/10/2024
Castro investe 30 milhões numa “brisa” que já só tem à venda T3 e T4 de 635 mil a 1,7 milhões

O grupo responsável pela construção do Fuse Valley, o megaempreendimento de Matosinhos inicialmente desenvolvido com a Farfetch, avaliado em 200 milhões de euros, está a promover o The Breeze, em Gaia, que já vendeu todos os 44 T1 e T2.

Ler mais »

14/10/2024
Fundo Francês SCPI Elialys faz a primeira aquisição imobiliária em Portugal no valor de 5 milhões

O fundo francês SCPI Elialys, organismo de investimento coletivo gerido pela Advenis – Real Estate Investment Management (REIM) realizou a primeira aquisição imobiliária em Portugal.

Ler mais »

10/10/2024
Procura de escritórios aumenta 62%

O número de pesquisas de escritórios passou os 1,2 milhões na primeira metade do ano

Ler mais »

10/10/2024
Governo está a mexer no arrendamento e vai estimular construção

Apoios à renda vão manter-se. E há planos para atrair empresas de construção e mão de obra para Portugal.

Ler mais »

10/10/2024
Rendas antigas vão ser descongeladas

Arrendatários em situação de carência económica vão ter apoios para suportar atualização das rendas.

Ler mais »

09/10/2024
Inquilinos pedem fim da discriminação das rendas antigas no IRS

Aumento das deduções no IRS e uma revisão do apoio extraordinário à renda. Associação de inquilinos enviou um conjunto de propostas aos deputados e ao Parlamento no âmbito da preparação do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Ler mais »

09/10/2024
Economia dá voltas e juros caem: o que ganha e perde o imobiliário

Descobre neste artigo o que está na origem da descida dos juros do BCE e o impacto no investimento e na habitação em Portugal.

Ler mais »

09/10/2024
Custos de construção de habitação nova aumentam 3,9% em agosto

Segundo o INE, os preços dos materiais apresentaram uma variação homóloga de -0,5% (igual ao mês anterior) e o custo da mão-de-obra aumentou 9,6%, mais 1,4 pontos percentuais do que em julho.

Ler mais »

09/10/2024
SCPI Elialys estreia-se em Portugal com a compra de um ativo industrial

O fundo francés SCPI Elialys acaba de aterrar no mercado português, concluindo a compra de um armazém no distrito de Lisboa, por cerca de 5 milhões de euros.

Ler mais »

09/10/2024
Receitas fiscais totais do turismo ultrapassam os 3 biliões de euros em 2023

No arranque da 24.ª edição do Global Summit do World Travel & Tourism Council (WTTC), em Perth (Austrália), Julia Simpson apresentou os números mais recentes referentes ao turismo mundial.

Ler mais »

07/10/2024
Resposta ao problema da habitação “não está na construção”, diz AIL

A construção nova, grande aposta do Governo para resolver o problema do acesso à habitação, não trará soluções no imediato e não as garante no futuro, defende Pedro Ventura, presidente da AIL. Há muita habitação que pode ser trazida para o mercado, diz, e “falta quem fiscalize o setor”.

Ler mais »

03/10/2024
Portugal entre nove países da UE onde preços da habitação mais do que duplicaram desde 2010

Dados divulgados pelo Eurostat mostram que, entre abril e junho, Portugal protagonizou a segunda maior subida em cadeia (+3,9%), ficando apenas atrás da Croácia (+4,3%). Os preços da habitação na UE aumentaram 2,9% em termos anuais e 1,9% em termos trimestrais.

Ler mais »

03/10/2024
Em cinco anos, Estado só executou metade do previsto em habitação

Tribunal de Contas assinala aumento progressivo de gastos num período de crise habitacional, mas nota que Portugal continua a investir menos que a maioria dos países da UE. Vê também dificuldade em avaliar custos das políticas nesta área.

Ler mais »

02/10/2024
Metade das famílias já não consegue comprar casa de valor médio, avisa o FMI

FMI usa um novo indicador de acessibilidade da habitação para concluir que está cada vez mais difícil para as famílias conseguir comprar casa. ‘Vistos gold’ e alojamento local penalizam, admite.

Ler mais »

02/10/2024
Intermediários de crédito querem mais margem para angariar clientes

Já são seis mil a operar no país e ganham cada vez maior peso nas transações de crédito à habitação. Mas os intermediários defendem que há restrições à atividade.

Ler mais »

02/10/2024
Rendas da habitação subiram 11,1% no 2º trimestre

Os valores medianos das rendas fixaram-se nos 16 euros/m² em Lisboa (o mais alto do país) e nos 12,85 euros/m² no Porto, com subidas de 5,1% e 7,5%, respetivamente.

Ler mais »

02/10/2024
Grupo Paulo Duarte investe 7,5 milhões em novo projeto de habitação em Santa Cruz

As 11 novas moradias do empreendimento Santa Villa estarão prontas a habitar no próximo ano, reforçando a oferta habitacional desta zona do Oeste. O Millennium bcp apoia o desenvolvimento deste projeto.

Ler mais »

02/10/2024
Euribor cai abaixo de 3% – e prestações da casa dão tombo em outubro

Euribor a 12 meses atingiu o nível mais baixo desde 2022. Descobre como ficam as prestações da casa nestas simulações.

Ler mais »

01/10/2024
Garantia pública para compra de casa por jovens já está em vigor

Os jovens que pretendam comprar a sua primeira casa já podem beneficiar de uma garantia pública de até 15% do valor do imóvel. O Governo fez publicar, na passada sexta-feira, dia 27 de setembro, a anunciada regulamentação da garantia pública para compra de casa por jovens até aos 35 anos.

Ler mais »

01/10/2024
Governo aprova reforço de dois mil milhões para construir 59 mil casas até 2030

Foi publicada, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 129/2024, de 25 de setembro, que autoriza o reforço da dotação orçamental do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação (1.º Direito) em mais dois mil milhões de euros. O objetivo é aumentar a disponibilização das 26 mil casas previstas no PRR até 2026, para cerca de 59 mil até 2030.

Ler mais »

Etiquetas

acessibilidade habitação aguirre newman alavancagem alemanha alojamento local ana rita pereira angola antónio josé duarte arrendamento arrendamento com opção de compra augusto homem de mello aurare avaliação bancária avaliação de hoteis avaliações imobiliárias b. prime barómetro benefícios fiscais bernardo d'eça leal blockchain blogs bolha imobiliária bond yields branded residences brasil bruno lobo bruno silva built-to-rent. buy-to-let camara municipal de lisboa carlos gonçalves carlos leite de sousa casas Case Shiller cbre china commercial real estate comprar casa comércio confidencial imobiliário construção consultoria consultoria hoteleira consultoria imobiliária contrato promessa core coronavirus covid19 coworking crédito habitação crédito imobiliário crédito mal-parado cushman wakefield dação em pagamento discounted cash-flow distressed assets double dip dívida dívida pública entrevistas equity escritórios esg espanha estónia EUA euribor eurostat eventos facebook fernando vasco costa fiiah financiamento finanças imobiliárias fiscalidade FMI francisco espregueira francisco silva carvalho francisco virgolino frança fundbox fundos de investimento fundos de reabilitação urbana fundos imobiliários fundos pensões golden visa Gonçalo Nascimento Rodrigues habitação habitação acessível hipoteca holanda hotelaria hotéis imi imobiliário imobiliário do estado imobiliário portugal imobiliário turístico imposto de selo impostos imt imóveis banca industrial inflação inprop fund inteligência artificial investimento investimento imobiliário ipd irc irlanda irs islândia itália iva jorge catarino jorge próspero dos santos josé carlos marques da silva joão abelha joão fonseca joão madeira de andrade joão nunes knight frank lei arrendamento lisboa logística ltv luís francisco mais-valias marketing massimo forte mediação imobiliária millennials NAMA nar non-performing loans notícias npl nrau nuno ribeiro obama obrigações do tesouro oportunístico ordem dos avaliadores orey financial out of the box património patrícia barão pedro pereira nunes permuta portais de imobiliário porto Portugal preços casas price earnings price to income price to rent prime watch prime yield promoção imobiliária proptech prédios com rendas antigas reabilitação urbana real estate reit remax rendas residências 3ª idade residências estudantes retail parks reverse mortgage revista imobiliária ricardo da palma borges ricardo guimarães ricardo pereira rics risco Rui Alpalhão rui bexiga vale rui soares franco rácio de afordabilidade sale and leaseback segunda habitação senior living sigi spread taxa de actualização taxa fixa taxa interna de rentabilidade taxas de juro taxa variável tecnologia turismo uk value-add vender casa vpt wacc yield índices imobiliários

Out of the Box Social Media

Subscreva a nossa newsletter

    Recomendado

    Barómetro