A oferta e a procura estão a baixar no mercado residencial em Portugal. Esta é a principal conclusão dos resultados do inquérito realizado ao mercado entre os meses de Outubro e Dezembro.
Veja todos os números nesta apresentação
Quer o número de potenciais compradores, como o número de clientes interessados em vender a sua casa caíram no último trimestre de 2020. O mercado aparenta, assim, estar a registar uma quebra quer na procura como na oferta.
Veja ou reveja o webinar live
Há, no entanto, excepções. As Zonas Norte e Centro registaram uma subida na procura e uma queda na oferta já no final do ano. Já o Alentejo regista aumentos quer na procura, quer na oferta.
Os resultados obtidos não parecem apontar para eventuais quebras nos preços de venda no curto prazo.
Mercado muito activo no 4º trimestre
O mercado residencial em Portugal esteve muito activo no 4º trimestre de 2020. Muitos dos inquiridos reportaram a realização de bastantes escrituras. Alentejo e Algarve reportaram um maior número de escrituras por agente. Já na Zona Norte denota-se uma actividade menos intensa.
Vendem-se menos casas que em 2019
Apesar do mercado estar muito activo no que respeita a transacções, a verdade é que são ainda muitos os inquiridos que respondem estar a vender menos casas do que em 2019.
A quebra nas vendas homólogas faz-se mais sentir na Zona Norte, Algarve e Madeira. Já no Alentejo reporta-se um crescimento das vendas face a 2019.
Bons negócios (imobiliários)!
Nota: O inquérito realizado ao sector da mediação imobiliária, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro obteve um total de 501 respostas válidas. Os resultados obtidos são meramente uma análise das respostas dadas pelos inquiridos.
Deixe um comentário
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios assinalados com *