Mudança de ciclo na Mediação Imobiliária

Mudança de ciclo na Mediação Imobiliária

Na semana passada tive o privilégio de moderar a Master Class de Mediação Imobiliária promovida pelo INDEG-ISCTE.

Esta iniciativa apoiou o lançamento da nova Pós-Graduação em Investimentos Imobiliários, onde a cadeira de Mediação Imobiliária marca a sua presença, sendo considerada por esta instituição e pelos especialistas que ministram este curso, uma atividade vital e indispensável para o sector imobiliário e em específico, para os investidores que atuam neste mercado.

Estiveram presentes três grandes marcas do sector da mediação imobiliária, curiosamente, todas de origem Norte-Americana e representadas por pessoas do mais alto nível das suas estruturas, mas sobretudo, por profissionais de larga experiência que deram um forte contributo a esta Master Class, tornando-a num verdadeiro sucesso pela troca de ideias que acabou por acontecer quase de forma natural.

Fernando Ferreira da Jones Lang LaSalle (JLL), Ricardo Sousa da Century21 e António Falé da RE/MAX, partilharam experiências sobre o setor com mais de 100 profissionais que participaram ativamente, dando a sua opinião e colocando perguntas pertinentes, o que fez com que esta Master Class se prolongasse para além da hora estabelecida.

Apesar de terem sido várias as perguntas e temas debatidos, foram três os pontos fulcrais que dominaram esta partilha, onde os convidados deram as suas opiniões de forma mais expressiva.

Regulamentação da atividade

Um dos temas foi a regulamentação da atividade, ou atualização da mesma, sendo que todos os oradores convidados foram unânimes: é fundamental a alteração à lei, de forma a que a profissão ganhe maior rigor e, por conseguinte, dignidade. Não basta a atitude e profissionalismo dos seus intervenientes, sobretudo há que garantir que para se exercer esta atividade seja necessário um conhecimento correto sobre várias áreas tais como: jurídica; avaliação imobiliária; investimento imobiliário; técnicas de construção e materiais; promoção imobiliária; técnicas comerciais e comportamentais, entre outras.

Fernando Ferreira da JLL foi um pouco mais longe, alertando que talvez o nome de Mediação Imobiliária pudesse ser repensado, pois hoje, estar no meio de duas partes com interesses antagónicos, talvez seja coisa do passado. De facto, a atividade deve ter uma clara ideia de quem é o seu cliente, seja ele comprador ou vendedor, entendo que o cliente é aquele que recebe um serviço e que o paga, sendo o mesmo contratualizado formalmente. É importante referir que a lei portuguesa e a maior das leis internacionais, não permitem que na mesma transação um mediador imobiliário possa ter dois clientes ao mesmo tempo devido ao inevitável conflito de interesses.

Formação

Ricardo Sousa da Century21 reforça que hoje, o trabalho de um agente imobiliário profissional deve ser cada vez mais similar ao de um consultor, sendo muito desaconselhável o pensamento apenas transacional. O CEO da Century21 Ibéria também defende que não há pessoas a mais na mediação imobiliária, mas sim profissionais a menos. Frase que imediatamente teve a concordância de António Falé da RE/MAX Portugal. Ambos referem a importância da formação e da qualificação dos Agentes Imobiliários, sendo que ambas as empresas oferecem várias estruturas de apoio para que o Agente consiga aprender, evoluir e desenvolver a sua atividade. Evidentemente os sistemas utilizados por estas marcas têm por base profissionais autónomos que atuam na meritocracia, por isso, para além da formação, o profissional terá de fazer a sua parte.

Falando de sistemas de remuneração, Fernando Ferreira referiu que na JLL coabitam os dois sistemas, pessoas que são remuneradas apenas pela comissão sobre as transações que realizam e outras que têm de facto um ordenado fixo e um prémio de produtividade no final do ano. Também referiu que no primeiro caso há uma maior dedicação ao mercado residencial e os profissionais com um sistema de remuneração fixo, trabalham tendencialmente em áreas relacionadas com investimento imobiliário para um mercado mais institucional, onde uma operação pode demorar mais de um ano.

Conclui-se então que a projeção de cerca de 50.000 Agentes Imobiliários a operar em Portugal, não é um número elevado, o problema está no recrutamento e qualificação dos mesmos. Possivelmente, com um natural reajustamento do mercado imobiliário refletindo mais uma mudança de ciclo, assistiremos a uma inevitável descida deste número, ficando apenas neste mercado os verdadeiros profissionais e sobretudo, os profissionais que se souberem adaptar.

O impacto da tecnologia

Falando de adaptação e introduzindo o último tema mais debatido, a tecnologia, António Falé referiu que a RE/MAX Portugal não acredita na substituição do Agente Imobiliário pela tecnologia, acredita sim que o profissional deverá saber adaptá-la a seu favor.

Ricardo Sousa da Century 21 foi um pouco mais longe referindo que a tecnologia vai, ou está já a mudar o negócio onde será necessário ter uma forte capacidade de visão e adaptação, mais uma vez, quem não for capaz de o fazer, terá de rever a sustentabilidade futura da sua atividade. Referiu ainda que a tecnologia vai sem dúvida resolver uma série de tarefas de carácter burocrático e de apoio a atividade, que hoje o Agente Imobiliário tem forçosamente de fazer ou delegar. Esta mudança vai permitir que o foco do profissional seja totalmente dirigido ao seu cliente, causando possivelmente uma baixa no valor das comissões.

Fernando Ferreira da JLL refere que já hoje, na área de investimentos imobiliários, são utilizadas ferramentas de análise de mercado que permitem dar uma visão clara sobre áreas onde se pretende investir e que as mesmas ferramentas estão sempre em constante evolução, exemplo desta evolução são a Meta Search já existentes em Portugal.

Face ao que se ouviu, debateu e discutiu, posso concluir que a Mediação Imobiliária começa efetivamente a demonstrar a sua tendência de mudança de ciclo, aliás, permito-me dizer até, mudança de era baseada em três grande vetores: mudança da atividade para a representação; melhoria considerável da qualificação dos profissionais, tornando-os menos transacionais e mais conselheiros e por fim; o uso da tecnologia no apoio à atividade. Com esta mudança de era, espero que o perfil do Agente Imobiliário evolua definitivamente para um perfil de um melhor profissional, realmente útil ao seu cliente.

2 comentários

Artigos Relacionados

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comentários

  • Fabíola Branco
    2 de Outubro, 2019, 21:04

    Tenho interesse no setor imobiliário

    REPLY
  • Eduardo Ferreira
    3 de Outubro, 2019, 16:45

    Lamento não ter podido assistir ao evento e debate, pois imagino o quão interessante terá sido, considerando como referência os eventos organizados ou participados pelo Massimo e pelo Gonçalo.

    No que respeita ao tema em causa, sinto-me alinhado com a necessidade de regulamentação, formação e atualização legal desde que em vez de se criarem barreiras ao acesso à atividade se potencie uma profissionalização séria e consequentemente o enriquecimento da sociedade em geral como resultado de um serviço prestado de qualidade superior.

    Contudo a formação de qualidade acarreta custos que confrontados com a forma de contratação atual por parte das mediadoras imobiliárias podem pôr em causa essa qualificação. Penso que a solução não deverá passar só pelo investimento pessoal dos mediadores mas também por uma fórmula atrativa de compensação por parte das mediadoras .

    REPLY

So, what's new?

Etiquetas

acessibilidade habitação aguirre newman alavancagem alemanha alojamento local ana rita pereira angola antónio josé duarte arrendamento arrendamento acessível arrendamento com opção de compra augusto homem de mello aurare avaliação bancária avaliação de hoteis avaliações imobiliárias b. prime balcão nacional de arrendamento barómetro benefícios fiscais bernardo d'eça leal blockchain blogs bolha imobiliária bond yields branded residences brasil bruno lobo bruno silva built-to-rent. buy-to-let camara municipal de lisboa carlos gonçalves carlos leite de sousa casafari casas Case Shiller cbre century 21 china commercial real estate comprar casa comércio confidencial imobiliário construção consultoria consultoria hoteleira consultoria imobiliária contrato promessa core coronavirus covid19 coworking credit default swaps crédito habitação crédito imobiliário crédito mal-parado cushman wakefield dação em pagamento discounted cash-flow distressed assets double dip dívida dívida pública entrevistas equity escritórios esg espanha estónia EUA euribor eurostat eventos facebook fernando vasco costa fiiah financiamento finanças imobiliárias fiscalidade FMI francisco espregueira francisco silva carvalho francisco virgolino frança fundbox fundos de investimento fundos de reabilitação urbana fundos imobiliários fundos pensões golden visa Gonçalo Nascimento Rodrigues habitação habitação acessível hipoteca holanda hotelaria hotéis imi imobiliário imobiliário do estado imobiliário portugal imobiliário turístico imposto de selo impostos imt imóveis banca industrial inflação inprop fund inteligência artificial investimento investimento imobiliário ipd irc irlanda irs iva jorge catarino jorge próspero dos santos josé carlos marques da silva joão abelha joão fonseca joão madeira de andrade joão nunes knight frank lei arrendamento lisboa logística ltv luís francisco marketing massimo forte mediação imobiliária NAMA non-performing loans notícias nrau nuno ribeiro obama obrigações do tesouro oportunístico ordem dos avaliadores orey activos orey financial out of the box património patrícia barão pedro pereira nunes pib portais de imobiliário porto Portugal preços casas price earnings price to income price to rent prime watch prime yield promoção imobiliária propriedade rustica proptech prédios com rendas antigas reabilitação urbana real estate reit remax rendas residências 3ª idade residências estudantes retail parks reverse mortgage revista imobiliária ricardo da palma borges ricardo guimarães ricardo pereira rics risco rui bexiga vale rui soares franco rácio de afordabilidade sale and leaseback segunda habitação senior living sigi spread taxa de actualização taxa fixa taxa interna de rentabilidade taxas de juro taxa variável tecnologia turismo uk value-add vender casa vpt wacc yield índices imobiliários

Out of the Box Social Media

Subscreva a nossa newsletter

    Recomendado

    Barómetro