Notas de desalento e esperança no actual contexto imobiliário – II

Por Francisco Silva Carvalho
PTSM – Advogados

III – Os Fundos de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional

Encontra-se disponível, desde Janeiro de 2009, um instrumento legal que, a meu ver, pode ser uma ferramenta de extraordinária rentabilidade para o investimento imobiliário do parque habitacional das cidades, ao mesmo tempo que permite a sua rentabilização e conservação (adiando, para melhores dias, as obras profundas de reabilitação).

Trata-se dos Fundos de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional (FIIAH), instituídos pelo Orçamento do Estado para 2009. Estes veículos, como é sabido, foram criados no início da actual crise financeira com o intuito de ajudar os bancos, possibilitando que estes eliminassem dos seus balanços os volumes – que se antecipavam imensos – de crédito hipotecário malparado, adquirindo os imóveis aos proprietários em dificuldades de cumprimento, e arrendando-lhos de volta, mediante rendas mais baratas que a prestação do crédito, juntamente com uma opção de compra dos mesmos.

O regime fiscal destes fundos é verdadeiramente excepcional, e, pese embora já seja conhecido, vale a pena recordá-lo: se cumpridos os requisitos fundamentais que os distinguem dos demais FII (75% do activo ser constituído por imóveis, situados em Portugal, destinados a arrendamento para habitação permanente e, após um ano de actividade, ter um activo com o valor mínimo de € 10M), os FIIAH constituídos até 31 de Dezembro de 2013 gozam, entre outras, das seguintes isenções (totais):

– IRC, em todos os rendimentos obtidos, de qualquer natureza;
– IRS ou IRC, conforme aplicável, relativamente aos rendimentos (dividendos) obtidos pelos titulares de unidades de participação nos FIIAH, excepto as mais-valias resultantes da respectiva alienação;
– IMT, na aquisição de imóveis destinados a arrendamento para habitação permanente;
– IMI, relativamente aos imóveis que integrem a carteira do FIIAH e se destinem a arrendamento para habitação permanente;
– Isenção de taxas de supervisão relativamente à sociedade gestora do FIIAH.

O referido regime vigora até 31 de Dezembro de 2020. A partir desta data, será aplicável o regime geral dos FII.

Não obstante o carácter verdadeiramente extraordinário do regime fiscal aplicável aos FIIAH, estes tiveram muito pouca disseminação, existindo apenas cinco em actividade: quatro de bancos – BANIF, BES, e Caixa – e apenas um particular – CA Arrendamento Habitacional, representado e gerido por Square Asset Management – SGFII, S.A. Quais as razões deste insucesso? A meu ver existem duas fundamentais:

– Os FIIAH foram, e são, associados à banca, tendo-se assumido que não são estruturas adequadas para particulares; e
– Os investidores imobiliários, historicamente, não têm querido apostar no arrendamento habitacional, porque as taxas de incumprimento são muito elevadas, e o processo judicial de recuperação dos imóveis em caso de incumprimento é muito demorado.

O primeiro motivo não tem razão de ser: os FIIAH podem ser constituídos por particulares. Aliás, do ponto de vista do investidor adquirente de UPs, os FIIAH constituídos pelos bancos não parecem ser um negócio rentável, uma vez que os imóveis que integram os seus activos são justamente compostos por arrendamentos a inquilinos com comprovada falta de solvabilidade.

A segunda razão, embora tenha algum peso, deve ser convenientemente relativizada (sobretudo quando confrontada com os benefícios fiscais dos FIIAH): os arrendatários devem ser escolhidos criteriosamente, se possível fazendo uma investigação do histórico financeiro de cada um, e devem ser pedidas as garantias que, de resto, já são normais em qualquer país europeu, designadamente, em Espanha, onde é normal os senhorios pedirem uma garantia bancária de um ano de rendas. No caso Português, e segundo a nossa experiência, uma garantia de 8 ou 10 meses de renda deve cobrir a maior parte do tempo envolvido no processo de recuperação dos imóveis por falta de pagamento de rendas (3 meses desde a data de falta de pagamento da primeira renda, envio de notificação ao inquilino para resolução do contrato + 3 meses após a notificação em que o inquilino pode cessar a mora pagando as rendas em atraso acrescidas de uma penalidade de 50% + dois meses para a execução para entrega do imóvel estar concluída).

IV – Exemplo Prático

Assim, e face ao exposto, cremos que os FIIAH são a opção mais adequada para estruturar um investimento relevante em património de qualidade nos centros das cidades. Damos, como exemplo, a aquisição, por um conjunto de investidores, de um portfolio de cinco prédios, no centro de Lisboa.

A operação faz-se adquirindo prédios com arrendamentos antigos e por essa via negociando descontos substanciais no preço. Por forma a reduzir ainda mais o esforço de capital, poder-se-á associar os proprietários vendedores ao investimento, acordando pagar-lhes uma parte do preço em UPs.

Seleccionam-se prédios com poucos arrendatários antigos na proporção de fracções vazias, permitindo o arrendamento imediato destas últimas, a preços de mercado, após a realização de obras de recuperação que as tornem aptas para ser arrendadas. Em simultâneo, e com tempo, faz-se a gestão dos inquilinos antigos, designadamente actualizando-lhes as rendas, negociando a saída, e/ou procurando formas legais de terminar os respectivos contratos.

Pensamos que um público-alvo interessante para este género de oferta podem ser as faixas etárias mais jovens, que querem morar no centro da cidade, mas se deparam com um mercado de arrendamento altamente inflacionado e com muito pouca oferta.

Nos próximos artigos abordaremos temas relacionados com os arrendamentos antigos e a reabilitação urbana. Entretanto, faço a minha adaptação das palavras institucionais do Gonçalo e desejo a todos excelentes negócios imobiliários!

Nota Final: A par da possibilidade de constituir um FIIAH, a lei consagra a possibilidade de que o mesmo revista a forma de Sociedade de Investimento Imobiliário (SIIMO). Contudo, a possibilidade efectiva de constituição deste tipo de sociedades encontra-se dependente de emissão da correspondente regulamentação por parte da CMVM, o que ainda não sucedeu. Assim, à data de hoje, não existe nenhuma SIIMO constituída.
11 comentários

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios assinalados com *

11 Comentários

  • Avatar
    Anónimo
    1 de Fevereiro, 2011, 19:09

    Francisco

    muito interessante o artigo, obrigado.
    Duas dúvidas:
    – a possibilidade de se revestir em forma de Sociedade de Investimento Imobiliário (SIIMO) tem alguma vantagem? Menores custos ou obrigações relativamente aos fundos?
    – Não existe regulamentação por parte da CMVM para as SIIMO, mas espera-se que num prazo decente se venha a ter?

    Obrigado

    Bernardo Figueiredo

    RESPONDER
  • Avatar
    Francisco
    2 de Fevereiro, 2011, 12:42

    Caro Bernardo,

    Respondendo às tuas questões:

    1) Em síntese, a opção por uma SIIMO em alternativa a um FII tem as vantagens de: (i) permitir, nas SIIMO autogeridas, poupar as comissões cobradas pela sociedade gestora (SGFII); e de (ii) permitir uma gestão directa dos activos pelos próprios órgãos de administração da SIIMO, ao contrário do que sucede nos FII, que são obrigatoriamente representados e geridos pela sociedade gestora, que é, para todos os efeitos, uma terceira entidade relativamente ao fundo.

    2) A previsão legal de constituição de SIIMOs existe desde Junho de 2010 (com a entrada em vigor do Decreto-Lei 71/2010), tendo decorrido cerca de sete meses desde então. No referido diploma não se fixa um prazo à CMVM para emitir a regulamentação respectiva, pelo que não está vinculada a um prazo concreto. Não tenho informações relativamente à data em que podemos esperar o respectivo regulamento. Espero que brevemente.

    Caso tenhas qualquer dúvida adicional deixo-te o meu contacto: fsc@pstm.eu

    Um abraço

    RESPONDER
  • Avatar
    Gonçalo Nascimento Rodrigues
    2 de Fevereiro, 2011, 12:44

    Bernardo e Francisco,

    Deixo apenas mais 2 notas aos vossos comentários:

    (1) O diploma das SIIMO é algo confuso. Em muitas coisas remete para o CSC, noutras para o RJFII. Nisto, julgo poder haver ainda uma outra vantagem das SIIMO face aos FII: a possibilidade dos juros poderem ser contabilizados como custo.

    (2) O diploma está disponível aqui no blog, na secção de legislação.

    Abraço a ambos.

    RESPONDER
  • Avatar
    Anónimo
    22 de Fevereiro, 2011, 9:42

    Parabéns pelo artigo.

    Poderia explicar melhor a questão da dedutibilidade dos juros?

    obrigado

    RESPONDER
  • Avatar
    Gonçalo Nascimento Rodrigues
    22 de Fevereiro, 2011, 9:45

    Já várias pessoas me questionaram sobre a dedutibilidade dos juros nos FII em Portugal.

    Apesar de serem um custo e um cash-outflow, na realidade não representam poupança fiscal dado que não são custo para efeitos de cálculo do IRC dos Fundos.

    Nos FII, o imposto é calculado sobre a diferença entre receitas e custos directamente relacionados com a actividade, seja ela promoção ou arrendamento. O juro não é considerado como custo directo, para efeitos de cálculo do imposto.

    RESPONDER

So, what's new?

14/11/2019
Quantico-Albatross reforça investimento em empreendimentos de construção nova para a classe média

Gere projetos com vendas acima de 400 milhões e está em contacto com ‘family offices’, investidores e fundos.

Ler mais »

14/11/2019
Sonae estuda criar sociedade de investimento imobiliário

O grupo liderado por Cláudia Azevedo estuda a possibilidade de replicar em Portugal a criação de uma sociedade de investimento e gestão imobiliária (SIGI) como fez em Espanha numa parceria da Sonae Sierra com o Bankinter.

Ler mais »

14/11/2019
Bancos propõem taxas de juro fixas para empréstimos à habitação a 30 anos

Em alguns casos, a diferença entre a taxa fixa e a taxa variável é de apenas 1%.

Ler mais »

14/11/2019
Rendas das casas aumentam 3,4% em outubro em termos homólogos

As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 3,4% em outubro face ao mesmo mês de 2018, destacando-se a região de Lisboa com o aumento mais intenso, de 4,3%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ler mais »

14/11/2019
Cresce o investimento em centros financeiros secundários na Europa

No primeiro semestre deste ano, os centros financeiros de várias cidades europeias situadas em zonas secundárias registaram um aumento do investimento imobiliário.

Ler mais »

13/11/2019
Peso da casa própria na riqueza total separa ricos da classe média em Portugal

Para a maior parte dos portugueses, a casa em que vivem é o seu maior ativo. Mas tal não é verdade para os 20% mais ricos em Portugal onde outros imóveis e a empresa própria têm muito mais peso do que na classe média e baixa.

Ler mais »

13/11/2019
Investimento imobiliário soma os €1.700M até setembro

Até ao final de setembro, o investimento imobiliário comercial em Portugal somou os 1.700 milhões de euros, mostra o mais recente Market Updade da Cushman & Wakefield. O volume de 2019 poderá mesmo superar o registado em 2018.

Ler mais »

12/11/2019
Hoje T0, amanhã T2. Finangeste aposta em apartamentos que “mexem”

Edifício modular com 20 apartamentos vai nascer na zona do Campo dos Mártires da Pátria, em Lisboa.

Ler mais »

12/11/2019
Nova imobiliária cobra 1.845 euros por vendas de milhares ou milhões

A plataforma online de venda de imóveis Imovendo quer distinguir-se, entre outros fatores, por uma única comissão fixa, tendo definido transacionar negócios num total 150 milhões de euros até 2022.

Ler mais »

12/11/2019
Penhora de habitação própria e permanente com novas regras a partir de janeiro

Foi publicada em Diário da República a Lei n.º 117/2019, de 13 de setembro, que altera o Código de Processo Civil em matéria de processo executivo, designadamente, no que respeita à penhora de imóvel que seja a habitação própria e permanente do executado.

Ler mais »

12/11/2019
Segurar riscos legais do imobiliário é oportunidade de negócio no mercado português

Já é possível segurar os riscos legais das operações imobiliárias comerciais, e esta é uma oportunidade de negócio no mercado português à qual a Secure Legal Title está atenta.

Ler mais »

12/11/2019
Imobiliário quer usar a inteligência artificial para vender casas. E está de olho na blockchain

O setor imobiliário está em alta e conduziu até ao Web Summit alguns players do setor. Em conversa com o ECO, discutiram-se as tendências e o futuro. Vem aí mais digitalização.

Ler mais »

12/11/2019
Lisboa no 10º lugar como destino europeu de investimento imobiliário para 2020

Lisboa foi destronada do primeiro lugar do ranking europeu de destino de investimento imobiliário para 2020. Paris conquista a liderança no Tendências Emergentes no Mercado Imobiliário da ULI / PwC ®Europa 2020.

Ler mais »

12/11/2019
“Estamos a entrar num período em que a oferta residencial de luxo em Lisboa vai exceder a procura”

Sérgio Ferreira, fundador e CEO da promotora imobiliária de luxo Coporgest, em entrevista ao idealista/news.

Ler mais »

11/11/2019
“Os portugueses estão de novo às compras e em força”

Pedro Vicente, da promotora Habitat Invest, diz que há cada vez mais investidores nacionais no segmento residencial nacional.

Ler mais »

11/11/2019
Falta de oferta trava venda de casas nos 24 mil milhões

A escassez de fogos no mercado da habitação está a condicionar o crescimento do setor. Imobiliárias esperam mais casas só em 2021

Ler mais »

11/11/2019
CGD e Santander são os bancos que dão mais crédito à habitação

Os dois bancos concederam quase metade do total de empréstimos para compra de casa nos nove meses deste ano.

Ler mais »

11/11/2019
Ageas sugere mudar de casa para melhor rendimento na reforma

Um novo produto que já captou 25 milhões de euros em apenas três meses aproveita benefícios fiscais e novas necessidades das pessoas para assegurar um maior rendimento durante a reforma.

Ler mais »

10/11/2019
Megaprojeto no centro de Lisboa sofre novo atraso

Adiamento. Novo Banco pede mais tempo para injetar €36 milhões em terreno onde poderá construir a sua sede

Ler mais »

09/11/2019
A cidade de Belmiro de Azevedo volta a crescer na velha Efanor

A Grand Avenue está a investir €250 milhões neste projeto

Ler mais »

09/11/2019
Que interesse ainda tem Angola no mercado imobiliário português?

Clientes angolanos continuam a comprar casas em Portugal, mas em menor percentagem do que no período do boom petrolífero. Dificuldades de transferência de capital entre Luanda e Lisboa explicam investimento menor.

Ler mais »

09/11/2019
E quando as empresas decidem vender as próprias sedes?

Numa altura em que o mercado imobiliário está em alta, são cada vez mais as empresas que optam por vender as próprias sedes, embora muitas continuem nos edifícios como arrendatárias.

Ler mais »

09/11/2019
Meridia IV atribui 10% dos seus recursos a Portugal

Aquele que é o quarto veículo de investimento imobiliário da gestora Meridia Capital – o denominado Meridida IV – deverá atribui a Portugal um máximo de 10% dos seus recursos financeiros com o propósito de adquirir novos ativos no país.

Ler mais »

08/11/2019
Fundos de capital de risco apostam no boom imobiliário e turístico. Captaram 373 milhões nestes setores

O aumento dos preços das casas e o boom do turismo não está a passar ao lado do capital de risco. Há já 117 fundos em Portugal, que puxam pelo investimento, mas montantes das operações estão a cair.

Ler mais »

08/11/2019
“Admitimos que a curto prazo serão constituídas em Portugal sete SIGI”

Nelson Rêgo, diretor geral da Prime Yield, diz que há Socimi que querem investir, mas considera que regime tem de ser clarificado.

Ler mais »

06/11/2019
Investimento em Portugal cresce em contraciclo com a Europa

Contrariando a tendência europeia, a atividade de investimento comercial em Portugal mantém a sua evolução positiva ao longo deste ano. Lisboa capta a maior fatia do investimento.

Ler mais »

06/11/2019
Investimento em imobiliário comercial atinge os 1,02 biliões de dólares

O volume de investimento global em imobiliário comercial atingiu os 1,02 biliões de dólares entre junho de 2018 e junho deste ano, uma quebra de 0,7% face ao período homólogo.

Ler mais »

06/11/2019
Donos da Infinity descartam bolsa: “Podemos é ter parceiros que queiram investir connosco”

José Cardoso Botelho, diretor-geral da Vanguard Properties, diz que Portugal está na moda e “passou a ser falado com respeito”.

Ler mais »

05/11/2019
Fundo britânico coloca à venda portefólio de seis edifícios na Grande Lisboa

Torre onde está a sede da Jerónimo Martins, no Campo Grande, é um dos ativos em comercialização pela Keyhaven Capital Partners.

Ler mais »

05/11/2019
Lisboa abre candidaturas às primeiras 120 casas de renda acessível – um T1 vai custar até 500 euros

Programa da autarquia, destinado a jovens e à classe média, arranca agora em novembro.

Ler mais »

04/11/2019
Regras complexas e poucos incentivos fiscais afastam empresas das SIGI

O regime foi aprovado pelo Governo no início do ano e alterado pelo Parlamento em julho. Mas até agora ninguém criou uma destas sociedades.

Ler mais »

04/11/2019
Bairro Alto/Madragoa concentra um quinto dos 22 mil alojamentos locais de Lisboa

Dados constantes na proposta de Regulamento Municipal de Alojamento Local de Lisboa, que será discutida e votada na terça-feira em Assembleia Municipal, em 1 de setembro existiam na cidade 22.430 alojamentos locais

Ler mais »

29/10/2019
Tecnologia e imobiliário: “Vamos ter de entender o propósito do local”

Com o crescimento e avanço da tecnologia e da sua incorporação no imobiliário, o setor terá de «entender qual o propósito do local físico», nomeadamente o setor do retalho.

Ler mais »

29/10/2019
Britânicos são os principais compradores de casas em resort

O mercado britânico continuou a ser aquele que mais compra casas em resort no Algarve no 1º semestre deste ano, mostra o mais recente estudo sobre o Mercado dos Resorts em Portugal, realizado pela Confidencial Imobiliário em parceria com a APR com o apoio do Turismo de Portugal.

Ler mais »

29/10/2019
Há uma nova ‘lupa’ sobre o mercado imobiliário que avalia as casas gratuitamente

A plataforma Urbiwise é lançada com o objetivo de permitir uma avaliação das casas sem custos, ao mesmo tempo que acena com informações sobre o setor a empresas das mais diversas áreas.

Ler mais »

28/10/2019
Crédito à habitação nas transações de imóveis cai para metade entre 2004 e 2018

Agravamento dos indicadores de decisão tem feito com que muitos portugueses não consigam crédito atualmente, e há 10 anos sim.

Ler mais »

28/10/2019
Já pensou em comprar para arrendar? Eis os melhores sítios para o fazer

Se pensa comprar uma casa para arrendar, um estudo do Imovirtual revela quais os melhores sítios para o fazer.

Ler mais »

25/10/2019
Harbert Management Corporation próximo de comprar portfólio da Sonae Sierra

O fundo americano Harbert Management Corporation estará perto de comprar os centros comerciais LoureShopping, RioSul e 8ª Avenida. A operação deverá ser fechada até ao final do ano.

Ler mais »

25/10/2019
Lugar de estacionamento vendido por quase 900 mil euros em Hong Kong

Parqueamento fica na torre de escritórios mais cara do mundo e foi vendido por um empresário já conhecido pelos negócios de milhões feitos no sector imobiliário

Ler mais »

25/10/2019
Proprietários afirmam que a Lei de Bases da Habitação “não funciona”

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) disse hoje que a Lei de Bases da Habitação “não funciona”, considerando a dimensão do parque habitacional público e o ataque à propriedade privada, pelo que o resultado são “casas de papel”.

Ler mais »

25/10/2019
Subida dos preços das casas em Portugal dá sinais de abrandamento

O preço de venda das casas em Portugal cresceu 14,7% em termos homólogos no terceiro trimestre. Isto quando tinha aumentado 14,8% no segundo trimestre e 15,9% nos primeiros três meses.

Ler mais »

25/10/2019
Barcelona e Berlim mostraram ao Porto vantagens e os melhores projetos de cohousing

São várias as iniciativas de habitação partilhada a funcionar e com bons resultados nestas cidades. Mas também há problemas a superar.

Ler mais »

23/10/2019
Investimento em compra de imóveis para reabilitação dispara para 750 milhões

Entre janeiro e julho realizaram-se 35 negócios de aquisição de edifícios para reabilitação urbana ou de terrenos para promoção imobiliária em Lisboa e no Porto num investimento superior a 750 milhões de euros.

Ler mais »

23/10/2019
Gaia quer construir 500 casas de renda acessível – concurso arranca em novembro

O objetivo é ajudar as famílias que não conseguem encontrar casa no mercado normal de arrendamento.

Ler mais »

22/10/2019
Da crise financeira às políticas e reivindicações: o que está a mudar na habitação na Europa?

A habitação é hoje um tema central na Europa.

Ler mais »

22/10/2019
Escritórios nos arredores: a nova tendência para a flexibilidade

Novos escritórios em zonas mais periféricas ou residenciais das cidades podem ser uma nova tendência que permite maior flexibilidade para os colaboradores, que cada vez mais procuram um equilíbrio entre carreira e vida pessoal, e cada vez mais vão ditar as decisões imobiliárias.

Ler mais »

22/10/2019
Fundos de investimento imobiliários abertos crescem 1,39% num mês

O mês de setembro foi negativo para os fundos nacionais de gestão de ativos imobiliários, muito embora a quebra no valor sob gestão tenha sido impulsionada por um segmento deste universo de gestão de ativos.

Ler mais »

21/10/2019
Já há 117.000 milionários em Portugal com ajuda do imobiliário

Os número de pessoas no clube dos mais ricos cresceu em 2018. Com os ativos financeiros a recuarem, é a valorização dos ativos não financeiros que puxa pelo património.

Ler mais »

21/10/2019
INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO COMERCIAL CAI 13% NA EUROPA NO PRIMEIRO SEMESTRE. PORTUGAL NÃO É EXEÇÃO

Os investimentos comerciais no mercado europeu caíram 13% no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período de 2018, para os cerca de 100 mil milhões de euros, de acordo com um relatório apresentado pela consultora imobiliária Worx.

Ler mais »

18/10/2019
Diária do Alojamento Local no Porto é de 71,8 euros, menos sete em relação a Lisboa

A diária média mensal do alojamento local no Porto, em Julho, foi de 71,8 euros, ficando pouco mais de sete euros abaixo dos 79,1 euros que a diária atingiu em Lisboa no mesmo mês-

Ler mais »

17/10/2019
Vendem-se cada vez mais imóveis por construir

O dinamismo do setor, a escassez de oferta e a “sofisticação” dos clientes tem feito aumentar a compra dos chamados “bens futuros”.

Ler mais »

15/10/2019
Imobiliário comercial: estrangeiros representam 87% do volume transacionado em Portugal

Portugal está na moda, e o bom momento que vive o país deve-se, também, ao setor imobiliário, que está cada vez mais atrativo, nomeadamente para os investidores internacionais.

Ler mais »

14/10/2019
Novo mega-projeto em Lisboa: 230 apartamentos e escritórios ao lado do LX Factory

Em causa está um investimento superior a 200 milhões de euros em Alcântara, a cargo do Grupo SIL. Obras arrancam em 2020.

Ler mais »

14/10/2019
Cascais: mais de 150 milhões para habitação a preços controlados e residências universitárias

Pelo menos 132 milhões para habitação a preços acessíveis para famílias de classe média, jovens e profissionais deslocados. E mais de 18 milhões para residências universitárias.

Ler mais »

14/10/2019
Odivelas à caça de investidores: vende-se terreno de 4.885 m2 para escritórios às portas de Lisboa

O terreno localiza-se na Urbanização Colinas do Cruzeiro e custa 3,25 milhões.

Ler mais »

11/10/2019
Até ao fim do ano, 75% dos promotores e investidores imobiliários pretendem lançar novos projetos

Os dados foram apresentados no Salão Imobiliário de Lisboa, baseados no inquérito do Portuguese Investment Property Survey, realizado pela Confidencial Imobiliário, e pela Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários.

Ler mais »

11/10/2019
Gestora francesa traz os seus fundos imobiliários para Portugal

A Corum Investments vai disponibilizar dois fundos imobiliários junto dos clientes nacionais.

Ler mais »

10/10/2019
Preço das casas vai abrandar em Portugal, mas a ritmo lento devido a taxas de juro e turismo, diz CE

Os incentivos para atrair estrangeiros para o setor imobiliário poderão contribuir para a volatilidade de preços.

Ler mais »

10/10/2019
Imobiliário mais perto da bolsa? Dona do Prata Riverside Village quer cotar já em 2020

Há dois nomes a saber-se que quererem entrar na bolsa portuguesa: a VIC Properties, dona do Prata Riverside, e a espanhola Merlin.

Ler mais »

10/10/2019
Vistos gold a brilhar: este ano já captaram 601,5 milhões, sobretudo investimento imobiliário

Depois de meses de pior desempenho, setembro registou um crescimento de 30%, em termos homólogos.

Ler mais »

09/10/2019
Finangeste investe 5 milhões de euros em projeto imobiliário em Vila Franca de Xira

Novo projeto imobiliário em Vila Franca de Xira, designado Empreendimento Casas do Rio, é composto por 20 moradias com condomínio fechado, piscina e ginásio comum.

Ler mais »

09/10/2019
Investimento imobiliário em hotéis atinge recorde de 469 milhões de euros no primeiro semestre

Entre janeiro e junho, o investimento imobiliário “aumentou quatro vezes” face aos 111 milhões de euros investidos nos primeiros seis meses de 2018, conclui um estudo apresentado esta quarta-feira pela Cushman & Wakefield

Ler mais »

08/10/2019
Coliving: o futuro da habitação pode passar por aqui

Esta nova forma de habitar as cidades traz benefícios aos utilizadores, tanto em termos de redução de custos e promoção do sentido de comunidade

Ler mais »

08/10/2019
HÁ 166 NOVOS PROJETOS TURÍSTICOS EM LICENCIAMENTO EM PORTUGAL

As regiões Norte e Alentejo são as que registam mais projetos em pipeline de, respetivamente, 36 (22%) e 32 (19%).

Ler mais »

08/10/2019
Montepio vende carteira imobiliária de 105 milhões ao grupo Arrow – dono da Whitestar

Em paralelo com a venda da carteira de malparado de 321 milhões de euros, o Montepio acordou a alienação de um portefólio de imóveis no valor de 105 milhões de euros.

Ler mais »

08/10/2019
As melhores rentabilidades em cada categoria de fundos imobiliários

Não é novidade que os fundos imobiliários fechados constituem a grande fatia do mercado destes produtos em Portugal.

Ler mais »

03/10/2019
As melhores rentabilidades em cada categoria de fundos imobiliários

Não é novidade que os fundos imobiliários fechados constituem a grande fatia do mercado destes produtos em Portugal.

Ler mais »

03/10/2019
El Corte Inglés cria uma agência imobiliária

Nova unidade de negócio irá integrar todas as áreas do grupo relacionadas com a atividade imobiliária, como de construção, arquitetura, e decoração.

Ler mais »

03/10/2019
Ajustar os preços das casas: lições a aprender com Manhattan para evitar uma bolha em Portugal

Um em cada quatro apartamentos de luxo em Manhattan, em Nova Iorque (EUA) está à venda, sem comprador.

Ler mais »

03/10/2019
Crédito para compra de casa é 47% mais caro do que na zona euro

A taxa anual de encargos efetiva global fixou-se em agosto nos 2,7%, o que compara com os 1,84% de média na zona euro.

Ler mais »

03/10/2019
Fisco esclarece IVA de 6% em obras de imóveis para habitação

A Autoridade Tributária publicou uma nota vinculativa na qual esclarece em que circunstâncias se aplica a taxa de IVA de 6% em obras feitas em imóveis destinados a serem habitação.

Ler mais »

02/10/2019
Banqueiros centrais preocupados com o aumento dos preços dos imóveis

Os preços do imobiliário estão a subir um pouco por todo o mundo, o que está a representar um foco de preocupação devido aos riscos de uma bolha imobiliária.

Ler mais »

01/10/2019
Lei de Bases da Habitação entra hoje em vigor. Cinco coisas que vão mudar na vida dos proprietários e inquilinos

Entra hoje em vigor a Lei de Bases da Habitação, que promete trazer mudanças à vida dos proprietários e dos inquilinos. O ECO reuniu cinco coisas que a nova lei vai trazer.

Ler mais »

01/10/2019
Sonae MC ganha 10,9 milhões no imobiliário

Empresa faz mais uma operação de sale and leaseback

Ler mais »

30/09/2019
As 10 cidades do mundo com maior risco de bolha no imobiliário

Há sete cidades, quatro das quais na Europa, em que há o risco de bolha no mercado imobiliário residencial, segundo o UBS Global Real Estate Bubble Index de 2019.

Ler mais »

30/09/2019
Estado alemão compra 6 mil casas para controlar preços de arrendamento

Imobiliária estatal Gewobag faz a maior aquisição da sua história.

Ler mais »

30/09/2019
Mercado imobiliário começa a dar sinais de abrandamento

Os valores de venda no mercado residencial abrandaram o crescimento em Lisboa, mas continuam a subir no Porto

Ler mais »

30/09/2019
Almirante Reis, Intendente, Rua da Palma e Martim Moniz, as próximas zonas sensação da capital

Os tempos áureos de Lisboa parecem ter vindo para ficar.

Ler mais »

26/09/2019
A milenarização do imobiliário

Em Portugal não consegue construir co-livings de raiz legalmente, apenas em reabilitação de edifícios em que as exceções são permitidas, mas “esta não responde em termos de escala”, refere Williams Johnson Mota.

Ler mais »

26/09/2019
Os dados são o grande desafio do imobiliário

Miguel de Castro Neto, subdiretor da Nova IMS, afirmou que “o desafio hoje no imobiliário em Portugal é muito data driven e a informação pode alterar o paradigma da gestão e do planeamento”.

Ler mais »

26/09/2019
Portugal precisa de um mercado de arrendamento

Paula Marques, vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, e Pedro Baganha, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, defendem a criação mercado de arrendamento adequado aos rendimentos médios das pessoas.

Ler mais »

26/09/2019
Taxa de esforço média em Lisboa é de 86%

A taxa de esforço média, relação entre o preço da habitação e o rendimento das famílias, em 26% dos concelhos é de 30%, que é o limite considerado razoável como alocação do rendimento das famílias à habitação.

Ler mais »

25/09/2019
Estamo vende palacete e edifício de escritórios em Lisboa à Splendimension por 22,6 milhões

O fundo de investimento Splendimension, gerido pela LYNX Asset Managers, acaba de fechar negócio com a Estamo para comprar um edifício de escritórios e serviços, localizado na Av. José Malhoa 11, e um palacete em Benfica.

Ler mais »

24/09/2019
Medidas do Banco de Portugal travam risco do mercado imobiliário

Os mercados imobiliários residenciais da União Europeia, Islândia e Noruega foram avaliados pelo Comité Europeu do Risco Sistémico, que esteve a analisar os riscos e as vulnerabilidades deste sector. Entre os 30 países analisados apenas cinco têm um risco elevado: Dinamarca, Países Baixos, Luxemburgo, Noruega e Suécia.

Ler mais »

24/09/2019
Belga Krest lança empreendimento de 55 milhões em Miraflores

A belga Krest Real Estate Investments vai construir um empreendimento residencial com 119 apartamentos em Miraflores num investimento de 55 milhões de euros.

Ler mais »

24/09/2019
Imobiliário comercial poderá ter novo ano recorde em 2019

2018 foi um ano marcado por um volume de investimento recorde no setor imobiliário, tendo chegado a 3 mil milhões de euros. Este ano, a quantia pode ser superior.

Ler mais »

24/09/2019
Empresas de imobiliário e construção com a melhor performance económica do país

De uma forma global, os principais indicadores económicos do setor empresarial não financeiro mantiveram evoluções positivas em 2018, ainda que com subidas inferiores aos registados no ano anterior.

Ler mais »

24/09/2019
Abrandamento no mercado imobiliário provoca quebra de receita do IMT

A receita do IMT – Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas, que é pago sobre a venda de imóveis, cresceu 5,7% para 514,1 milhões de euros, no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Conselho das Finanças Públicas (CFP).

Ler mais »

23/09/2019
Investimento imobiliário em Portugal regista queda de 14% até agosto

Valor registado nos primeiros oito meses foi de 1,6 mil milhões de euros.

Ler mais »

23/09/2019
Casas estão mais caras e vendem-se menos – transações caem pela 1ª vez desde 2013

O mercado imobiliário português continuar a estar “quente”, mas já está a dar os primeiros sinais de um possível arrefecimento.

Ler mais »

23/09/2019
Vistos gold. Investimento chinês cai, mas o brasileiro sobe

Até agosto, o investimento total captado através dos vistos ‘gold’ cai 0,3%

Ler mais »

23/09/2019
Vistos gold: Investimento sobe 80,6% em agosto para 82,5 milhões de euros

Nos primeiros oito meses do ano, o investimento captado totalizou 553 milhões de euros, ligeiramente abaixo dos 555 milhões de euros registados um ano antes.

Ler mais »

19/09/2019
Como Portugal se tornou no mercado imobiliário “mais quente” da Europa

Portugal mantém o programa de vistos Gold mesmo com alguns residentes a serem pressionados.

Ler mais »

18/09/2019
Afinal, há sobrevalorização dos preços das casas em Portugal?

O mercado imobiliário continua “animado” na zona euro, com os preços das casas a disparar na última década.

Ler mais »

18/09/2019
Incentivo fiscal à reabilitação para arrendar passa despercebido

Os proprietários que reabilitem os seus imóveis e os arrendem podem beneficiar de uma taxa de IRS de apenas 5%, mas poucos são os que usam este incentivo.

Ler mais »

17/09/2019
Bankinter reforça aposta no crédito à habitação com taxa fixa. Oferece 1,5% a 30 anos

O banco espanhol lançou uma campanha focada na taxa fixa promocional de 0,85% para os empréstimos a dois anos.

Ler mais »

17/09/2019
Reabilitação: regime excepcional de obras acaba e regras são apertadas

A reabilitação urbana de edifícios para habitação vai estar sujeita a novas regras já a partir de novembro, tornando obrigatórias avaliações de vulnerabilidade sismica ou instalação de acessibilidades ou eficiência energética. Isso não significa mais custos, diz o Governo.

Ler mais »

17/09/2019
Lace vende edifício em Lisboa por €7M para hostel

Em representação de um fundo institucional, a Lace Investment Partners concluiu a venda de um edifício situado no nº 83 da rua da Boavista, em Lisboa, a uma cadeia de hostels internacional por cerca de 7 milhões de euros.

Ler mais »

16/09/2019
Uma a uma, as cinco medidas que o Governo lançou para a habitação

Contratos vitalícios, casas com rendas acessíveis e reabilitação de imóveis devolutos são algumas das iniciativas apresentadas este ano pelo Governo na área da habitação.

Ler mais »

16/09/2019
Onde vão viver os jovens portugueses? 78,1% não vivem onde gostariam

Dois em cada 10 jovens entre os 30 e 34 anos ainda vivem com os pais.

Ler mais »

16/09/2019
Taxa de juro do crédito da casa negativa até 2025

Os contratos futuros da Euribor surgem negativos até meados de 2025, com o mercado a antecipar a manutenção das taxas de juro na Zona Euro em mínimos por um longo período.

Ler mais »

13/09/2019
Operadores do alojamento local em Lisboa ponderam “migrar” para arrendamento habitacional

Centenas de operadores do alojamento local em Lisboa estão a ponderar “migrar” para o arrendamento habitacional, porque perceberam que a prestação de serviços é “muito exigente”, avançou hoje a associação do setor, destacando a “grande flexibilidade” desta atividade económica.

Ler mais »

13/09/2019
“Chuva” de novas leis traz mudanças para imobiliário e muito mais

Setembro é sinónimo de regressos ao trabalho e à escola e, outubro, este ano é sinónimo de “nova vida” legislativa

Ler mais »

13/09/2019
Blackstone raises $20.5bn for largest-ever real estate fund

Blackstone has closed its largest-ever real estate fund, raising $20.5bn (€18.6bn) for the Blackstone Real Estate Partners IX (BREP) IX fund.

Ler mais »

13/09/2019
Alteração ao Regime das Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária – SIGI

O regime das SIGI consolidado, resultante das alterações agora previstas, reforça a importância destas sociedades-veículo para o mercado imobiliário e prevê um regime fiscal específico, em consonância com as características associadas aos veículos de investimento equivalentes encontrados nos mercados estrangeiros (REITs).

Ler mais »

13/09/2019
BCE reativa o QE e baixa taxas: primeira reações das gestoras internacionais

O Banco Central Europeu passou à ação.

Ler mais »

12/09/2019
Depois do boom turístico e do investimento estrangeiro, a crise na habitação

Lisboa está a assistir a um aumento “muito grande” do preço das rendas e é “muito provável que as rendas subam muito mais”.

Ler mais »

11/09/2019
2.241 novos fogos entram no pipeline de Lisboa

No primeiro semestre de 2019, foram submetidos a licenciamento 2.241 novos fogos em Lisboa, num total de 240 projetos residenciais.

Ler mais »

11/09/2019
INE confirma subida das rendas de 0,51% em 2020

Taxa de inflação nos últimos 12 meses exceto habitação foi mesmo de 0,51%, confirmando dados preliminares divulgados no final de agosto.

Ler mais »

11/09/2019
Investidor inglês quer construir “resort comercial” em Carnaxide

O projeto está em consulta pública até esta quarta-feira, um procedimento obrigatório porque se localizará numa zona por onde passa o Aqueduto das Francesas.

Ler mais »

10/09/2019
Crédito à habitação. Bancos deram 967 milhões em julho

Trata-se de um aumento de quase 14% face ao mês anterior e o valor mensal mais elevado desde junho do ano passado.

Ler mais »

09/09/2019
Já se pode ter casa para sempre sem a comprar

A Lei que viabiliza os contratos de arrendamento vitalícios foi, finalmente, aprovada pelo Governo.

Ler mais »

06/09/2019
Paris supera média de 10.000 euros o m2 construído

É oficial: o preço do m2 construído em Paris supera 10.000 euros em média, depois de dez anos consecutivos de alta no mercado imobiliário da capital francesa.

Ler mais »

06/09/2019
Espanhóis da Merlin Properties compram sede da Nestlé por 12,5 milhões

A SOCIMI espanhola voltou às compras em Portugal, desta vez em Linda-a-Velha, para adquirir a sede da Nestlé. A empresa suíça vai continuar no edifício como arrendatária.

Ler mais »

05/09/2019
Jardins do Lumiar: 93 apartamentos para a classe média a nascer num novo condomínio em Lisboa

Promovido pela STEVICA Promoções Imobiliárias,Lda, um promotor português radicado em Genebra – onde já construiu mais de 1000 fogos -, há um novo projeto imobiliário a nascer em Lisboa.

Ler mais »

05/09/2019
Preço das casas sobe 14,8% em Portugal Continental no segundo trimestre

Face ao arranque do ano, preço da habitação em território continental subiu 3,9% no segundo trimestre, de acordo com a Confidencial Imobiliária

Ler mais »

05/09/2019
Licenciamentos de habitação nova aumentam 13%

No primeiro semestre deste ano, o número de fogos novos licenciados foi de 11.342, mais 13% que em igual período do ano passado.

Ler mais »

05/09/2019
Portugal é um dos países do euro onde o preço das casas mais subiu

Habitação valorizou 16,6% desde 2010 até ao primeiro trimestre deste ano, acima da média de 3,3% do grupo da moeda única, e também da média mundial.

Ler mais »

03/09/2019
“O investimento comercial no Porto pode atingir os 300 milhões até ao final do ano”

Duarte Nuno Rodrigues assumiu, no início de julho, o cargo de diretor do escritório no Porto da Cushman & Wakefield, dando continuidade ao reforço da atividade da consultora no mercado do Grande Porto, iniciada com a abertura em 2016.

Ler mais »

02/09/2019
Programa de Arrendamento Acessível permitiu fechar apenas 20 contratos

Secretária de Estado admite que números de contratos assinados são baixos , e assinala a elevada procura pelo programa, que recebeu cerca de seis mil candidaturas em apenas um mês

Ler mais »

31/07/2019
Semestre “muito forte” na venda de casas, com mais construção nova

O diretor-geral da consultora imobiliária JLL, Pedro Lancastre, adiantou hoje, em entrevista à Lusa, que o primeiro semestre de 2019 foi “muito forte” na venda de casas em Portugal, com predominância de construção nova e menos reabilitação.

Ler mais »

30/07/2019
Preço médio das casas em Lisboa continua acima dos 3500€ por metro quadrado

Estudo revela que este é o terceiro trimestre consecutivo em que o preço de venda de imóveis na capital se mantém neste valor.

Ler mais »

30/07/2019
Madrid aprova projeto imobiliário de 7000 milhões de euros

Esteve 26 anos à espera de ‘luz verde’, que chegou esta segunda-feira. Prevê a construção de mais de 300 prédios, entre os quais várias torres, sendo que uma terá 300 metros de altura, a mais alta de Espanha

Ler mais »

30/07/2019
Imobiliário. Estes são os três sítios do país onde foram transacionadas mais casas

A RE/MAX revelou esta terça-feira que, no primeiro semestre do ano, transacionou 31.664 imóveis, mais 6,1% do que em período homólogo de 2018.

Ler mais »

29/07/2019
Merlin vem com tudo de Madrid para Lisboa

A Merlin Properties está a preparar a entrada na bolsa portuguesa. E o plano é duplicar a negociação dos ativos que já tem a cotar em Madrid.

Ler mais »

29/07/2019
Arrendar mostra-se um encargo mais pesado do que comprar casa

Arrendar casa sai mais caro do que a aquisição, é o que conclui o mais recente estudo da Century 21 e da Confidencial Imobiliário. Arrendar 90 m² representa um encargo mensal entre 14% a 61% superior à aquisição.

Ler mais »

29/07/2019
Famílias portuguesas precisam de dez anos de salários para pagar casa

Estudo da Comissão Europeia conclui que as habitações em Portugal estão “potencialmente sobrevalorizadas”.

Ler mais »

29/07/2019
Estas são as três ameaças ao travão ao crédito do Banco de Portugal

Um ano após a entrada em vigor da recomendação do Banco de Portugal que visa criar limites à concessão de crédito às famílias, começam a surgir alguns sinais que criam reticências sobre a sua eficácia

Ler mais »

26/07/2019
Quase 30% dos apartamentos à venda estão no mercado há mais de um ano

Perto de 30% dos apartamentos e 43% das moradias que estão anunciadas em portais de imobiliário encontram-se à venda há mais de um ano.

Ler mais »

25/07/2019
Portugueses liquidaram 4,2 mil milhões em crédito à habitação antes do prazo

As famílias reembolsaram antecipadamente 4,6 mil milhões de euros em créditos para a casa. A maioria do valor pago serviu para terminar o contrato de financiamento junto da banca.

Ler mais »

25/07/2019
Novo Banco liquida fundo de investimento imobiliário Imovalor e ganha 36 milhões

O Novo Banco decidiu liquidar e extinguir o fundo de investimento imobiliário Imovalor por já não o considerar estratégico. Com a operação, a entidade fica com 36 milhões de euros que resultaram da venda – por parte do Imovalor – de um terreno com mais de 21.000 metros quadrados (m2) junto ao Campo Pequeno, em Lisboa.

Ler mais »

24/07/2019
Novo Banco fecha venda de carteira de imobiliário avaliada em 400 milhões ao fundo Cerberus

Banco liderado por António Ramalho já fechou a venda da carteira “Sertorius”, composta por imóveis no valor de 400 milhões de euros, à Cerberus e Finsolutia. Para trás ficou o fundo Bain.

Ler mais »

24/07/2019
Escassez de oferta faz subir rendas de escritórios

A forte pressão da procura e a baixa disponibilidade de espaços tem impulsionado as rendas no imobiliário comercial, principalmente nos escritórios.

Ler mais »

24/07/2019
A pensar investir nas SIGI? A versão final do regime vista à lupa

Reclamado há anos pelos investidores, nacionais e estrangeiros, o regime das Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) está finalmente preparado para ser operacionalizado em Portugal.

Ler mais »

22/07/2019
Investimento chinês através de vistos gold recua 28,5% no primeiro semestre

Este semestre foram concedidos 218 ‘vistos gold’ a cidadãos da China. Já o investimento do Brasil subiu 10,5%, mostram os dados do SEF

Ler mais »

22/07/2019
Deka Inmobilien comprou FPM 41 por €125M

O fundo alemão Deka Inmobilien é o novo dono do Fontes Pereira de Melo 41 (FPM41), tendo concluído a compra do ativo à ECS Capital por 125 milhões de euros.

Ler mais »

22/07/2019
Câmara de Lisboa aprova aquisição dos 11 prédios da Segurança Social para rendas acessíveis

O processo de reconversão dos 11 prédios da Segurança Social em habitação acessível está em andamento.

Ler mais »

18/07/2019
Investimento imobiliário deverá acelerar para os €3.000M

Depois de um primeiro semestre muito dinâmico, nesta segunda metade do ano, o investimento imobiliário comercial deverá acelerar e atingir mesmo os 3.000 milhões de euros.

Ler mais »

18/07/2019
Casas: 2018 regista o maior número de vendas desde que há registo

Nunca se venderam tantas casas em Portugal como no ano passado. Em 2018, foram transacionadas 178.691 habitações, o valor mais elevado da série disponível pelo INE.

Ler mais »

18/07/2019
Edifícios licenciados em Portugal dispararam em 2018

No ano passado foram construídos mais de 20 mil fogos para habitação familiar.

Ler mais »

17/07/2019
“Golden visa” geram investimento de €372,2M até junho

No primeiro semestre deste ano, o investimento captado a partir da conceção de Autorização de Residência para Investimento somou os 372,2 milhões de euros, menos 23% que em igual período de 2018, montante correspondente à atribuição de 621 vistos.

Ler mais »

16/07/2019
A Nexity está de regresso a Portugal e vai construir habitação para classe média em Leça da Palmeira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta semana o diploma do Governo que aprova o Plano de Reabilitação de Património Público para Arrendamento Acessível.

Ler mais »

16/07/2019
Malta: O paraíso imobiliário dos estrangeiros para obter cidadania europeia

Os benefícios fiscais que Malta oferece estão a atrair investidores de todo o mundo que, através da compra ou do arrendamento de imóveis, conseguem obter cidadania europeia.

Ler mais »

16/07/2019
Marcelo promulga Plano de Reabilitação de Património Público para arrendamento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta semana o diploma do Governo que aprova o Plano de Reabilitação de Património Público para Arrendamento Acessível.

Ler mais »

14/07/2019
Os países com maiores riscos de bolha imobiliária

Os países com maiores riscos de viverem uma bolha imobiliária são Canadá e Nova Zelândia, de acordo com a Bloomberg.

Ler mais »

12/07/2019
Venda de carteira de €400M do NB à Cerberus em fase de fecho

Encontra-se em fase final de negociações a venda da carteira Sertorius do Novo Banco à Cerberus, um portfólio de cerca de 400 milhões de euros.

Ler mais »

12/07/2019
Preços das casas aumentam 9,2%, a maior subida da Zona Euro

Nos primeiros três meses deste ano, o índice de preços das casas em Portugal aumentou 9,2% face a igual período do ano passado. Esta foi a subida mais acentuada da Zona Euro, segundo os números do Eurostat.

Ler mais »

12/07/2019
Câmara de Lisboa e Estado vão investir 239 milhões de euros em habitação

O objetivo é atingir este valor até 2024, no âmbito do programa 1.º Direito.

Ler mais »

12/07/2019
Preço das casas continua a subir mas FMI diz que não é preciso ação política

Preço das casas continua a subir em Portugal. Fundo Monetário Internacional diz que o crescimento no preço da habitação varia de região para região e que é consequência da procura por não-residentes.

Ler mais »

12/07/2019
O ARRENDAMENTO NA DEMOCRACIA PORTUGUESA

Se, no caso das políticas de habitação social, é possível encontrar uma ruptura teórica e prática em Abril de 1974, no caso do arrendamento temos de recuar um pouco mais para ter o devido enquadramento.

Ler mais »

12/07/2019
A (bonita) panorâmica do mercado imobiliário nacional

Há cinco anos que o sector imobiliário não pára de por ovos “de ouro” e vive atualmente os melhores dias da última década, criando inúmeros postos de trabalho e estimulando a economia.

Ler mais »

11/07/2019
Lisboa está a transformar casas em escritórios

Falta de espaços na capital aliado à estabilização das rendas no mercado imobiliário tem levado promotores a optarem por reconverter casas em escritórios para arrendamento

Ler mais »

11/07/2019
Investimento no sector hoteleiro continua dinâmico

Em 2019 o investimento no sector hoteleiro continua a dar mostras de grande dinamismo, pode ler-se no recente relatório elaborado pela Cushman & Wakafiel sobre o mercado imobiliário.

Ler mais »

09/07/2019
Crédito a taxa fixa desce a pique, à espera de Euribor negativas

A expectativa de que a política monetária do Banco Central Europeu prolongue as taxas negativas por um período longo de tempo está a refletir-se na contratação de créditos a taxa fixa.

Ler mais »

 

08/07/2019
Como é que estas dez cidades europeias controlaram os preços do arrendamento?

Cerca de 90% das cidades de todo o mundo não oferecem habitações a preços acessíveis, nem de qualidade adequada

Ler mais »

04/07/2019
U-World planeia investimento de €120M em habitação estudantil

120 milhões de euros, é este o investimento que a U-World pretende fazer em Portugal até 2022 na construção de novas residências de estudantes, nomeadamente em Aveiro, Braga, Coimbra e Porto.

Ler mais »

04/07/2019
As novidades da Lei de Bases da Habitação

Depois de vários adiamentos e muitas horas de negociação, o grupo de trabalho para a Habitação aprovou o texto final da Lei de Bases que será apresentada à Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação para validação.

Ler mais »

04/07/2019
Preço das casas usadas cresce 4,5% no 2.º trimestre

Com este aumento, o preço das casas situa-se agora nos 1.932 euros por metro quadrado.

Ler mais »

Out of the Box Social Media

Subscreva a nossa newsletter



Recomendado

Barómetro