O investimento em activos comerciais caiu para mínimos de uma década nos EUA. O segmento hoteleiro, em particular, foi o mais atingido com uma quebra de 98%, de acordo com dados da Real Capital Analytics.
Em Abril, o investimento em activos comerciais caiu 71%, à medida que a pandemia do Covid-19 veio colocar um forte travão na actividade de investimento em imobiliário comercial. O volume de transacções ficou-se nos USD 11 biliões, o valor mais baixo desde Abril de 2010. Escritórios e retail foram também segmentos fortemente atingidos, com quebras de 60%.
Ocupação hoteleira afunda
A taxa de ocupação hoteleira nos Estados Unidos também afundou. Segundo dados da STR, durante o mês de Abril a ocupação caiu para 24%, dependendo da localização. apesar de apenas 17% das unidades ter encerrado. Números bem diferentes dos registados na Europa, com 76% do mercado fechado e uma ocupação abaixo dos 11%.
Incerteza mantém-se
Apesar de alguns sinais positivos, a incerteza mantém-se no mercado. A liquidez existente nos mercados, junto dos investidores, pode ser um factor importante para uma rápida recuperação da actividade de investimento, à medida que o mercado vai conseguindo colocar um preço nos activos.
Até ao momento, apesar de tudo, os preços parecem estar a resistir. O índice de industrial, escritórios, retail e residencial está ainda 6,5% acima de há um ano atrás.
No segmento residencial, em concreto, o mercado dá notas de alguma resiliência, com os preços para já a manter a sua tendência de crescimento. Mas as o número de transacções tem sido bastante mais afectado, com os últimos dados de mercado a apontar para uma quebra logo em Março de 8,5%.
Já em Abril, a NAR noticiou que a venda de casas usadas caiu 17,8%, aumentando e prolongando a quebra já registada no mês anterior.
Bons negócios (imobiliários)!







Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *