Os centros comerciais desvalorizaram 60% nos EUA em 2020. Na sequência de reavaliações de activos comerciais, os centros comerciais registaram uma perda de 60% do seu valor. Trata-se de mais um indicador de como este tipo de segmento está a sofrer as consequências da pandemia.
São quase 4 biliões de dólares que se evaporaram das carteiras de 118 veículos de investimento. Os dados agora divulgados pela Bloomberg apontam para uma quebra de 60% no valor dos centros comerciais, em consequência de reavaliações decorrentes de defaults em produtos de dívida derivados do financiamento a estes activos.
Na realidade, são muitos os activos comerciais que estão em dificuldades. Muitos proprietários alavancaram as suas carteiras nos últimos anos. É muito usual no mercado norte-americano a emissão de produtos de dívida colaterizados por activos imobiliários – os denominados commercial mortgage-backed securities (CMBS).
Apesar do mercado, hoje em dia, estar muito longe dos níveis de dívida atingidos por alturas do subprime, os números mostram um crescente aumento da dívida em activos comerciais. Em Setembro, cerca de 800 empréstimos CMBS, totalizando 31,2 bilhões de dólares, eram já non-performing. Segundo dados da Trepp, trata-se do dobro em número e valor face a Julho.
Fonte: Commercial Mortgage Alert
Os centros comerciais, pelas naturais dificuldades que têm passado fruto dos sucessivos lockdowns e medidas de contenção da pandemia do Covid-19, enfrentam grandes desafios.
Oportunidades no mercado de dívida
Naturalmente, quando uns passam dificuldades, outros olham para as oportunidades que daí advêm. Alguns investidores estão já a analisar oportunidades de compra de dívida com grandes descontos. Com a delinquência de alguns empréstimos a aumentar e as dificuldades de muitos operadores em fazer face às suas dívidas, aumenta a possibilidade de aquisições de activos imobiliários a desconto, ou mesmo a aquisição de dívidas com colaterais.
Bons negócios (imobiliários)!
Deixe um comentário
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios assinalados com *