2017, imobiliário em Espanha: um ano recorde

O investimento continuou, em 2017, a ser impulsionado por indicadores macroeconómicos em geral positivos, apesar da tensão politica na Catalunha. O PIB Espanhol aumentou 3,1% em 2017; o desemprego interno diminuiu em 290.192 pessoas alcançando os 3,14 milhões, atingindo o nível mais baixo desde 2008; e as taxas de juro continuaram no nível mais baixo da história. Como resultado, o investimento total em imobiliário alcançou os 10,3 milhões de euros entre Janeiro e Setembro; e está previsto exceder os 12 mil milhões de euros tendo em conta o ultimo trimestre, motivado pelos sectores hoteleiro e de retalho (que atingiram um investimento de 3,75 mil milhões de euros e 3 mil milhões de euros, respetivamente).
Os investidores de Espanha estiveram mais ativos em 2017 que em 2016, mas foram os investidores estrangeiros quem ficou com a maioria das ofertas de grande relevo. O fundo norte-americano Blackstone dominou os sectores bancário, hoteleiro e de logística, para se tornar a maior empresa privada de imobiliário do país. Geograficamente, a atividade imobiliária esteve sobretudo focada em Madrid e Barcelona, mas várias capitais, tais como Sevilha, Valencia, Bilbao e Zaragoça, também viram aumentos substanciais no volume de transações. Além disso, a atenção dos investidores cresceu em relação aos sectores de logística e ativos de uso alternativo (residências de estudantes, bombas de gasolina, residências assistidas, escritórios para co-working) e as Socimis deram continuidade a especialização dos seus portfólios. O mercado residencial manteve-se estável na sua recuperação, com promotores imobiliários a investir em terrenos em todo o país e os investidores a apoiarem o cada vez mais rentável mercado de arrendamento. 

Sector da Banca 

O gigante americano Blackstone adquiriu 51% do negócio imobiliário do Banco Popular, incluindo o anterior servicer do mesmo, a Aliseda, ao Santander por 5,1 mil milhões de euros. 
Entretanto, a Cerberus fechou a compra de 80% do portfolio de ativos do BBVA por 4 mil milhões. A representante da Cerberus em Espanha, a Haya Real Estate, vai gerir esse mesmo portfolio de agora em diante.
A Bain Capital adquiriu uma carteira de crédito de promotores da Ibercaja por 489 milhões de euros, para além de um portfolio de empréstimos imobiliários no valor de 602 milhões de euros do Liberbank e o “Proyecto Tour” (166 milhões de euros) do Bankia. 
Muitas das outras instituições financeiras de Espanha também fecharam com sucesso vendas de portfolios NPL durante o ano como parte de uma iniciativa de limpeza do balanço, incluindo: Bankia, Sabadell, Sareb, Cajamar, entre outros.
Hotéis
190 ativos foram vendidos em 2017, com os investidores a aplicarem 3,75 mil milhões de euros no total, encorajados pelo numero recorde de visitantes – Espanha recebeu mais de 80 milhões de turistas em 2017 – e uma imagem do país enquanto destino seguro – comparando com o Egipto, a Tunísia e a Grécia e apesar do ataque terrorista em Barcelona em Agosto.
Pela Blackstone passou, mais uma vez, a maior transação do ano, aquando da aquisição da HI Partners e os seus 14 hotéis ao Banco Sabadell por 630 milhões de euros. O fundo americano planeia fundir essas propriedades com as que comprou ao Banco Popular-Santander antes do verão por forma a criar um gigante no turismo.
Entretanto, o Wanda Group vendeu o arranha céus de 27 andares, o Edificio Espanha, em Madrid por 272 milhões ao Baraka Group, e numa jogada surpresa, o Baraka vendeu imediatamente a propriedade à cadeia hoteleira Rui, com sede em Maiorca, que planeia converter o edifício emblemático num hotel de 4 estrelas e 650 quartos.
O Meliá e o Starwood venderam 4 hotéis (mais de 2000 quartos) à Londres & Regional por 230 milhões de euros; a Hispania adquiriu o portfolio Alua, que compreende 7 resorts nas ilhas Canárias e Balneares, ao Alchemy por 165 milhões, para se tornar o maior dono de hotéis do país (com 13.000 quartos); a Axa adquiriu o hotel Hilton Diagonal Mar em Barcelona da Iberdrola por 150 milhões. Adicionalmente, a HI Partners comprou 3 hotéis nas ilhas Canárias à Lopesan por 14 milhões de euros; a KKR e Dunas Capital juntaram-se na compra da cadeia Intertur Hotel e os seus 5 hotéis por um valor acordado de 10 milhões de euros; os grupos Four Seasons, Marriott, Hyatt e Radisson Blu todos confirmaram os planos para retornarem ou fazerem a sua estreia em Espanha num futuro próximo. Finalmente a Hispania encerrou o ano com a compra da participação restante de 19,5% na sua Socimi Bay ao grupo hoteleiro Barceló  por 172,4 milhões.
Retalho 
No sector do retalho, os compradores estrangeiros estiveram particularmente ativos. O maior negócio do ano viu o fundo britanico Intu a comprar o centro comercial Xanadú em Madrid da Ivanhoé Cambridge, por 520 milhões de euros; dois meses depois, a Intu vende 50% das suas ações à TH Real Estate por 264,4 milhões de euros. Entretanto em Murcia, a empresa Francesa Klépierre adquiriu o centro comercial Nova Condomina por 233 milhões de euros; em Cádiz, a Axa & Sonae Sierra compraram o centro comercial Área Sur por 100 milhões; e dois novos investidores estrangeiros, o fundo Israeli MDSR Investments e o dundo Sul Africano Vukile, entraram no mercado Espanhol ao comprarem portfolios de hipermercados por 150 milhões e nove propriedades de retalho por 198 milhões de euros, respectivamente. De volta a Madrid, a Generali comprou a loja na Rua Preciados, 9 à IBA Capital e à CBRE GI por 100 milhões de euros, a Trajano Iberia adquiriu o centro comercial Alcalá Magna à Incus Capital por 100 milhões, e o fundo Dutch assinou a transação mais cara na historia da Espanha, com a compra do Mercado de San Miguel por 70 milhões, equivalente a 60.000€ por metro quadrado.
Vários centros comerciais mais pequenos e espaços de retalho mudaram de mãos durante de 2017, incluindo: EI Tormes em Salamanca (que a Aviva e a LaSalle compraram por 70 milhões de euros); Parque Abadia em Toledo (comprado pela Lar por 63,1 milhões de euros); Gran Via em Alicante (Comprado pela Europa Capital por 52 milhões de euros); e o Parque Corredor em Torrejón de Ardoz (vendido pelo Sareb à Redecvo e Ares por uma quantia não divulgada). Por fim, vários retalhistas, incluindo a Decathlon, Ikea, Media Markt, Leroy Merlin e Kiabi, entre outros, continuam a implementar a popular estratégia de trazer lojas tradicionalmente situadas fora da cidade, para o centro das cidades.
Escritórios 
No sector de escritórios, tradicionalmente o sector onde há maior volume de investimento, tanto o número como o valor das transações diminuíram em 2017 quando comparado com 2016. A maior operação do ano viu Villar Mir vender 49% da, prestes a construir, Torre Caleido, no topo do Paseo de la Castellana em Madrid, ao investidor Filipino, Andrew Tan, por 150 milhões de euros. Entretanto, a Merlin adquiriu a Torre Agbar em Barcelona por 142 milhões de euros, a Tristan Capital juntou-se à Zaphir Asset Management para a compra da Manoteras Business Park em Madrid por 103 milhões de euros, e a Catalana Occidente comprou o complexo de escritórios Luxa (onde a Amazon e a WeWork vão abrir escritórios em 2018) no distrito de Barcelona por 90 milhões de euros. 
Ainda durante 2017, a Hispania negociou com a Swiss Life a venda do seu portfolio de 24 escritórios em Madrid, Barcelona e Málaga, por 500 milhões de euros, mas a Socimi acabou por adiar o negócio para 2018 devido às incertezas políticas na Catalunha, entre outros fatores. No entanto, conseguiu vender um edifício de escritórios, Rua Suero de Quiñones, 42 em Madrid, à empresa José Lladó’s, Tecnicas Reunidas.
Logística e ativos de uso alternativo
No sector de logística, a Blackstone chegou mais uma vez às manchetes, protagonizando a segunda maior transação imobiliária de sempre da Europa, quando vendeu a Logicor (incluindo o portfolio Espanhol que abrange mais 1 milhão de m2) ao fundo soberano China Investment Corporation CIC por 12,5 mil milhões de euros. Ainda no sector logístico, a P3 adquiriu 11 armazéns de logística e distribuição à Gore Spain por 243 milhões, e a Amazon inaugurou vários centros de logística de última geração em Madrid e Toledo.
Em termos de ativos de uso alternativo, a Eurosic comprou 16 centros para idosos à SARquavitae por 116 milhões de euros, a AXA IM e CBRE Global Investment Partners juntaram-se na compra do Resa Group, a maior empresa de residências de estudantes em Espanha (e Europa Continental); e a empresa de co-working WeWork abriu escritórios em Madrid e Barcelona. 
Socimis
Um numero recorde de 19 empresas de investimento no setor imobiliário fizeram as suas estreias no mercado de ações em Espanha durante 2017, levando o número total de Socimis cotadas na MAB para 46, com um valor combinado de mais de 12,2 mil milhões de euros. A tendência que caracterizou o ano foi a especialização dessas entidades fiscalmente eficientes por tipo de ativos e o desinvestimento correspondente nos seus ativos não estratégicos. Os mais relevantes industriais, A Merlin, a Colonial e a Axiare têm vindo a especializar-se no sector de escritórios; a Hispania em hotéis, e a Lar em retalho. Quanto às recentes, Bay Hotels & Leisure (da Hispania) e a Elaia Investment Spain estão a especializar-se em hotéis; a Student Properties em residências de estudantes, a Kingbook Inversiones em estações de gás, e a P3 Spain Logistic em armazéns industriais, entre outras.
Residencial
No sector residencial, foram vendidas 472.000 casas em 2017, mais 16,9 % comparando com 2016, representando o maior numero desde 2008. Dois novos promotores imobiliários, ambos apoiados por fundos Americanos, fizeram as suas estreias nos principais mercados de ações: Neinor Homes, apoiado pela Lone Star, estreou-se a 29 de Março com uma capitalização de 1,3 mil milhões de euros e a Aedas Homes, apoiada pela Castlelake, estreou-se a 20 de Outubro com uma capitalização de 1,5 mil milhões de euros. Ambas têm vindo a comprar terrenos em todo o território Espanhol durante o ano e têm agora lotes suficientes para construir 12.300 e 13.000 novas habitações, respetivamente.
Em Fevereiro, a Varde fechou dois importantes negócios, adquirindo 40% da LaFinca Global Assets do grupo LaFinca por 103 milhões de euros e comprando o promotor Vía Celere por uma soma não revelada. Este último negocio consolidou a posição do fundo Americano como o maior promotor residencial em Espanha, depois da compra da Dospuntos (antiga San José) e da Aelca em 2016. Para além disto, outra empresa Norte Americana particularmente ativa, a Bain Capital, completou a sua compra do promotor Catalão, Habitat, por 220 milhões de euros em Dezembro.
Em média, os valores de arrendamento aumentaram em Espanha 18,4% no mês de Dezembro de acordo com o site imobiliário Idealista. O crescimento começou, no entanto, a desacelerar em todo o país, tendo sido mesmo negativo em Barcelona, que é ainda a cidade mais cara em Espanha, onde os preços de arrendamento diminuíram 2,4%. Madrid com 7,9% de aumento cresceu ainda assim menos que no ano passado. Parece que os locais que se juntaram mais tarde à tendência de crescimento são aqueles onde os preços aumentam mais depressa, porem esse crescimento íngreme não pode ser sustentado a longo prazo sem correlação com a evolução dos salários médios. A expectativa é de que os contratos de arrendamento continuem a crescer e a ganhar peso relativamente ao segmento de ocupação pelos próprios donos. 
Negócios corporativos
Outra das grandes operações corporativas em 2017 viu o co-fundador do website de jogos PokerStars adquirir 50% da empresa Centro Canalejas da Villar Mir por 225 milhões; e a consultora imobiliaria Britanica Savill’s comprou o gigante Espanhol Aguirre Newman por 67 milhões de euros, para aumentar a sua presença em Espanha.
Perspetivas para 2018
Prevê-se que o PIB cresca 2,5% em 2018 e que o ritmo da atividade no sector imobiliário continue. Dois negócios importantes estão previstos acontecer, nos sectores hoteleiro e de escritórios, tendo o Barceló feito uma oferta pelo NH Hotels, que resultaria na criação de um colosso hoteleiro, com mais de 600 hotéis e 109.000 quartos; e a Colonial lançado uma oferta pela Axiare, que também resultaria na criação de um gigante com ativos no valor de 10 mil milhões de euros. Noutros campos, os peritos preveem a consolidação no mercado de servicers e que várias empresas de imobiliário, incluindo a Metrovacesa e a via Célere, façam a sua estreia no mercado de ações. Entretanto, no sector residencial, é expectável que as vendas de casas excedam os 550.000 em 2018, aumentando por 120.000 novas construções em venda (em comparação com as cerca de 85.000 em 2017) e no mercado de arrendamento residencial a previsão é de que continue a sua ascensão e que alinhe Espanha com outros países Europeus.
Para 2018, o consenso dos especialistas aponta para que os preços continuem a crescer no setor imobiliário, possivelmente atingindo uma média de 5% em Espanha e superior a 10% nas principais cidades (particularmente em Madrid, já que Barcelona é afetada pela incerteza política). O crescimento dos preços de arrendamento obriga ao aparecimento de propriedades novas e de investimento de volta à linha da frente. Além disso, espera-se que as perspetivas favoráveis dos mercados económico e de trabalho promovam um aumento considerável nas transações de hipotecas. 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios assinalados com *

So, what's new?

08/07/2020
Venda de casas recupera com Lisboa no centro das atenções

O preço médio de venda da habitação na freguesia de Campo de Ourique atingiu os 4.394€/m2 em maio, superando o valor médio das transações registadas no total da capital.

Ler mais »

08/07/2020
Novo Banco perdeu quase 330 milhões de euros em venda de ativos imobiliários

Os indícios de conflito de interesse e de eventuais decisões ruinosas no Novo Banco deram origem a uma queixa reportada à ESMA, Autoridade Europeia de Mercados e Títulos

Ler mais »

08/07/2020
Portugal é o país da UE onde o preço das casas mais subiu no primeiro trimestre

O preço das casas subiu 5% na Zona Euro face ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Eurostat, Tendo em conta a comparação trimestral, Portugal foi o país que registou uma maior subida.

Ler mais »

07/07/2020
Programa de Arrendamento Acessível ficou aquém das expectativas

O Governo diz que quer “muito mais” do que os atuais cerca de 300 contratos firmados, mas sublinha que esta é uma aposta de longo prazo.

Ler mais »

07/07/2020
Novo crédito à habitação cai para os €792M

Em maio passado, os bancos portugueses concederam um total 792 milhões de euros para novos créditos à habitação.

Ler mais »

07/07/2020
Fisco deteta mais de 1.600 falhas no reinvestimento de mais-valias da venda de imóveis

Controlos incidiram sobre intenções de reinvestimento manifestadas pelos vendedores de imóveis na declaração anual de IRS relativa ao exercício de 2015.

Ler mais »

07/07/2020
Imobiliário. Setor recupera à “boleia” da procura por moradias, quintas e terrenos

A imobiliária Remax registou um aumento nos índices de procura por imóveis em maio e junho, identificando nos últimos dois meses uma procura mais acentuada por moradias, quintas e terrenos. Cliente nacional com mais “peso” no mercado.

Ler mais »

07/07/2020
Francesa Corum procura imóveis comerciais em Portugal

Após investir 60 milhões de euros na compra de imóveis em Portugal, a gestora quer expandir o portefólio dos fundos, acreditando que “quem está preparado para enfrentar [as crises] encontra sempre boas oportunidades”.

Ler mais »

07/07/2020
Comprar ou arrendar? Veja como andam os preços das casas

À volta das grandes cidades as variações são, sobretudo, em alta, exceção feita ao arrendamento

Ler mais »

07/07/2020
Shoppings antecipam perdas de 600 milhões

Associação Portuguesa de Centros Comerciais afirma que a suspensão das rendas fixas dos centros comerciais até ao fim do ano, aprovada pelo Parlamento na semana passada, “está a deixar Portugal muito mal visto lá fora”.

Ler mais »

07/07/2020
Primeiro concurso do Renda Segura com 177 candidaturas

Através do Programa Renda Segura, os proprietários privados poderão arrendar as suas casas à autarquia da capital que, posteriormente, irá subarrendá-las ao abrigo do Programa de Renda Acessível do município.

Ler mais »

07/07/2020
Magnata africano investe dois milhões para reabilitar Dolce Vita Ovar

A White Sand Capital vai renovar e mudar o nome do falido shopping de Ovar, pelo qual pagou sete milhões de euros. A empresa detida por Nathan Kirsh diz que é “o início de um plano” nas áreas do retalho e lazer no país.

Ler mais »

06/07/2020
Empresas espanholas ganham 70% das obras públicas em Portugal

No último ano e meio, as construtoras portuguesas só ficaram com um terço das adjudicações acima de sete milhões de euros, não conseguindo enquadrar as propostas dentro do preço-base definido nos concursos.

Ler mais »

03/07/2020
Investimento Core dinamiza mercado de escritórios europeu

O mercado de escritórios europeu arrancou em boa forma em 2020, com volumes de investimento a atingir os 23,3 mil milhões de euros, um valor 16% superior à média dos últimos 5 anos. E é a dinâmica de transações core que está por detrás deste bom resultado.

Ler mais »

03/07/2020
Casas maiores e jardins: O impacto da pandemia no imobiliário

A quarentena obrigou milhões de pessoas a passar mais tempo em casa e despertou novas necessidades.

Ler mais »

03/07/2020
Crédito às empresas dispara 83%. Empréstimos para habitação descem 14% em maio

Valor emprestado para compra de casa foi de 792 milhões de euros, o mais baixo desde agosto de 2019.

Ler mais »

03/07/2020
Rendas acessíveis: procura de inquilinos é 17 vezes superior à oferta de proprietários

Programa de Arrendamento Acessível, em vigor desde há um ano, regista um total de 242 contratos assinados entre mais de 10 mil candidaturas.

Ler mais »

03/07/2020
RE/MAX adapta-se à realidade do mercado

A promoção de mais de 10 mil imóveis através de visitas multimédia é um passo natural na inovação do mercado que permite aos clientes e consultores fazer visitas de forma segura e confortável.

Ler mais »

03/07/2020
O que mudou no imobiliário de luxo? Preços mantêm-se, casas grandes são prioridade e portugueses estão de volta

A pandemia alterou as exigências de quem compra propriedades de luxo. A procura intensificou-se para moradias com espaços verdes, Penthouses ou apartamentos com bons terraços e de preferência fora das grandes cidades.

Ler mais »

03/07/2020
59% de profissionais de imobiliário acredita que preços das casas vão manter-se

Estudo feito pela plataforma Imovirtual em junho revela que quase 28% dos inquirido não tem feito transações.

Ler mais »

02/07/2020
Um quinto do alojamento turístico e 40% da restauração pensam avançar para insolvência

A esmagadora maioria refere que não irá conseguir suportar os encargos habituais.

Ler mais »

01/07/2020
Alojamento local em Lisboa cai a pique para os 5% de ocupação

Em maio do ano passado, a taxa de ocupação em Lisboa era de 73% em Lisboa e 66% no Porto

Ler mais »

30/06/2020
Governo quer aumentar parque público de habitação

Em resposta ao Bloco de Esquerda, ministro Pedro Nuno Santos disse que “povo” precisa mais que nunca de “um parque público habitacional com dimensão”

Ler mais »

30/06/2020
Preço das casas subiu 1,9% no Algarve durante o segundo trimestre

O município mais caro para comprar casa é Loulé

Ler mais »

30/06/2020
Israelita investe 180 milhões em hotéis e casas em Gaia

Investidores israelitas, encabeçados pelo grupo Fortera, arrancam com a construção de um quatro estrelas em Gaia, onde vão também executar o projeto Skyline

Ler mais »

30/06/2020
Lisboa é cidade europeia com mais reservas de voos

Na primeira quinzena de junho, Lisboa foi a cidade europeia com mais reservas de voos, enquanto Londres caiu para o décimo lugar.

Ler mais »

29/06/2020
Pandemia pode fazer imobiliário oscilar

Os preços das casas subiram nos primeiros três meses do ano. Mas em maio, as vendas desceram. Responsáveis do setor falam em estabilização e alertam que as tendências de compra podem mudar.

Ler mais »

29/06/2020
A nova realidade do alojamento local

O arrendamento de longa duração tem sido substituto para quem vê as perdas decorrentes da pandemia de covid-19. O Governo quer ajudar e o PSD já sugeriu mais benefícios para esses proprietários.

Ler mais »

29/06/2020
Pandemia suspende revisão dos coeficientes do IMI

A proposta com os novos valores dos coeficientes de localização para efeitos de IMI foi concluída e chegou a ser enviada para as Finanças, mas o processo encontra-se suspenso desde o início da pandemia e não há calendário para recomeçar.

Ler mais »

29/06/2020
Socicorreia arranca com investimento de 100 milhões

O promotor bracarense Custódio Correia, que pegou de estaca na Madeira há uma dúzia e meia de anos, não se atemorizou perante a covid-19

Ler mais »

29/06/2020
Malparado baixa em maio no crédito à habitação e no crédito a empresas

O crédito malparado reduziu-se em maio, face ao mesmo mês do ano passado, quer nos empréstimos para compra de habitação quer nos empréstimos a empresas, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Ler mais »

25/06/2020
Investimento estrangeiro no imobiliário cresceu em maio

O mês de maio conseguiu assumir-se como um dos melhores meses de sempre em termos de investimento imobiliário no âmbito dos Vistos Gold, apesar do contexto de pandémico, revela o relatório mensal de junho da consultora Imovendo.

Ler mais »

25/06/2020
Habitação. Fim das medidas excecionais pode levar a um aumento do “incumprimento de contratos” de arrendamento

Fim das medidas excecionais no setor da habitação pode levar a um “aumento do incumprimento” dos contratos de arrendamento. Partidos avançam com propostas para incutir confiança no mercado.

Ler mais »

24/06/2020
Imobiliário dá os primeiros sinais da crise da covid-19

Devido à pandemia, as vendas de habitação deverão recuar cerca de 27% em 2020, enquanto que o reflexo nos preços deverá ser mais moderado, com uma queda em torno de 4,1%, estimam os analistas do BPI Research, num estudo divulgado esta terça-feira.

Ler mais »

24/06/2020
Nova SIGI vai remunerar investidores em 4%

A SIGI do Bankinter e da Sonae Sierra, a ORES Portugal, é a primeira sociedade de investimento a cotar em bolsa, com um “free float” de 83%.

Ler mais »

23/06/2020
Escritórios de oito milhões levam Mercadona do Porto para Gaia

Enquanto abre supermercados a norte e procura um terreno para a logística em Lisboa, a retalhista fez a sede portuguesa galgar o Douro com 150 pessoas. Os novos escritórios vão servir como “laboratório” para Espanha.

Ler mais »

23/06/2020
Preços da habitação aumentam 10,3% no primeiro trimestre

Neste período, os preços das habitações existentes aumentaram a um ritmo superior ao das habitações novas, 10,6% e 8,9%, respetivamente, segundo o INE.

Ler mais »

23/06/2020
Como a pandemia já está a mudar o imobiliário em Portugal

O confinamento que aprisionou milhões de pessoas nas suas próprias casas está a obrigar o mercado imobiliário a repensar a habitação. Espaços exteriores e locais de teletrabalho são o novo normal

Ler mais »

23/06/2020
Bolsa de Lisboa ganha mais uma cotada. SIGI da Sonae e Bankinter chega a valer 50,2 milhões

Esta é a primeira sociedade de investimento e gestão imobiliária a cotar na bolsa portuguesa. Cada ação vai entrar, na próxima quarta-feira, a valer quatro euros.

Ler mais »

23/06/2020
No Top 10 de vendas da RE/MAX durante o confinamento, só um concelho é fora da região de Lisboa

Da declaração do Estado de Emergência, a 18 de março, até ao fim da segunda fase do plano de desconfinamento, 31 de maio, a RE/MAX realizou 827,5 milhões de euros que resultam de 10.769 transações imobiliárias (arrendamento e compra/venda), 4.769 de imóveis vendidos. Portugueses foram quem mais comprou, seguidos de brasileiros, franceses e chineses.

Ler mais »

22/06/2020
Imobiliário. O distanciamento social está a arrasar os espaços de cowork

A pandemia está a afastar as pessoas e também a possibilidade de sobrevivência de muitos centros de trabalho partilhado, mas já há quem esteja a preparar-se para o dia seguinte

Ler mais »

22/06/2020
Imobiliário e construção operacionais em plena pandemia: 97% das empresas estão ativas

O setor continua a registar a menor percentagem de empresas com redução no volume de negócios (52%). Os dados são do inquérito excecional realizado pelo INE e BdP.

Ler mais »

22/06/2020
Pandemia afunda vendas de casas e novos arrendamentos

A pandemia está a deixar marcas em todos os setores da economia e o imobiliário é um dos mais afetados.

Ler mais »

22/06/2020
Fundos imobiliários abertos crescem em maio

Dados divulgados pela CMVM mostram que em maio de 2020, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário nacionais (FII, fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI)) atingiu 10.442,7 milhões de euros, menos 26,8 milhões (0,26%) do que em abril.

Ler mais »

18/06/2020
Produção na construção “tombou” 13,2%

A produção na construção em Portugal registou uma quebra de 13,2% em abril, face a igual mês do ano passado, menos intensa que a descida de mais de 20% registada na Europa.

Ler mais »

18/06/2020
Avaliadores imobiliários avisam para distorções de preços dos imóveis e imparidades na banca

Em causa está a adoção exclusiva dos Modelos Automatizados de Avaliação (AVM – sigla inglesa), segundo a ANAI – Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários.

Ler mais »

18/06/2020
Imobiliário e construção impedem crise maior em Portugal

A economia portuguesa está a sentir os efeitos do contágio da Covid-19, antecipando-se para este ano a crise mais violenta em quase 100 anos de história, sobretudo devido à quebra de 60% no turismo.

Ler mais »

18/06/2020
Estudo indica que pandemia terá um impacto de 24 meses no mercado imobiliário

Um estudo realizado pela consultora EY, no mês de Maio, a um painel de 300 profissionais do imobiliário revela que o efeito negativo esperado da Covid-19 terá uma duração de 24 meses.

Ler mais »

17/06/2020
Tesouro não conhece os imóveis do Estado sob a sua responsabilidade, diz Inspeção-Geral de Finanças

Estado não sabe ao certo quantos imóveis tem, assim como a avaliação adequada do seu património. Dos mais de 12 mil imóveis que constam do sistema de registos, em cerca de 72% não constava o valor.

Ler mais »

13/06/2020
Em Lisboa ganha-se melhor mas as casas são mais caras que no resto do país

Lisboa festeja o dia municipal e do padroeiro, Santo António, recatada devido à covid-19. A Pordata faz o retrato da cidade, para assinalar as comemorações. O concelho tem muito mais gente que o resto do país, mais jovens e também mais idosos, é onde se ganham melhor mas as casas são muito mais caras.

Ler mais »

13/06/2020
Mercado imobiliário espanhol a caminho do segundo crash da década

Os especialistas apontam para quedas de preços entre 6,5% e 15%. Desde a última crise em 2014 os preços dispararam 32%.

Ler mais »

13/06/2020
Valor médio das rendas desce em maio face a abril

Comparando com maio do ano passado, o valor por metro quadrado aumentou, mas a um ritmo mais baixo.

Ler mais »

13/06/2020
Sector imobiliário à espera que regresse a confiança

Há praticamente três meses que os negócios em perspectiva no sector espera que a pandemia da covid-19 passe. Presidente da Mesa de Mediação Imobiliária da ACIF, faz balanço

Ler mais »

09/06/2020
Programa Renda Segura já tem mais de 10.000 interessados

O recentemente lançado Programa Renda Segura, da Câmara Municipal de Lisboa, regista já mais de 10.000 candidatos, anunciou esta semana o presidente da autarquia, Fernando Medina. A ideia é atrair mais habitantes para o centro da cidade.

Ler mais »

09/06/2020
Custos de construção de habitação nova desaceleram com mão de obra mais barata

Dados do INE mostram que os preços dos materiais aumentaram 0,8% e o custo da mão de obra diminuiu 0,1%.

Ler mais »

09/06/2020
Covid-19. Imóveis vendidos em Lisboa recuaram 60%

Impacto da pandemia começou a sentir-se em março no setor imobiliário. Já o mercado de arrendamento registou um ligeiro aumento da oferta.

Ler mais »

09/06/2020
Estado compra imóveis de turismo até ao valor cinco milhões de euros

Do montante de 60 milhões de euros, 40 milhões serão destinados a empresas do sector turístico, sendo que metade deste valor terá de ser alocado “a territórios de baixa densidade”

Ler mais »

09/06/2020
Funds Have €40 Billion to Invest in the Spanish Property Market

The logistics and rental home sectors are establishing themselves as the assets in which funds are going to invest the most following the coronavirus crisis, according to Cushman & Wakefield.

Ler mais »

09/06/2020
Casas para venda diminuíram 60%, mas preços não mexeram

A pandemia levou a uma diminuição do número de casas para vender no país, mas não foi o suficiente para ditar uma descida dos preços, concluiu a proptech Casafari.

Ler mais »

09/06/2020
Investidores têm sete mil milhões para aplicar no imobiliário em Portugal

Os investidores têm disponíveis sete mil milhões de euros para investir no mercado imobiliário português e aqueles que são proprietários têm ativos no valor de três mil milhões para vender.

Ler mais »

09/06/2020
Rendas das casas já caíram 20% com a pandemia

Os preços médios das rendas das habitações em Portugal já caíram quase 20% em comparação com o ano passado.

Ler mais »

09/06/2020
Investimento captado através dos vistos ‘gold’ quase triplica em Maio para 146 milhões

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ quase triplicou (192%) em maio, face ao mês homólogo de 2019, para 146 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nas estatísticas do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Ler mais »

08/06/2020
99% dos pedidos de apoio para rendas foram aprovados. Valor total é de 3,48 milhões de euros

Dos 1.772 pedidos de apoio a renda que deram entrada no Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) só 16 foram recusados

Ler mais »

08/06/2020
Conversão de AL em arrendamento acessível vai custar 17,4 milhões/ano

O Governo estima um investimento anual de 4,5 milhões de euros nas comparticipações do programa de conversão do alojamento local em arrendamento acessível, no âmbito da atual “crise habitacional”, a que acrescem 12,9 milhões de benefícios fiscais.

Ler mais »

05/06/2020
Novo crédito à habitação recua em abril para mínimos de agosto

O ritmo de concessão de novo crédito para a compra de casa abrandou em abril, para mínimos de oito meses.

Ler mais »

05/06/2020
A tão aguardada clarificação fiscal

O regime fiscal dos fundos de investimento é igualmente aplicável a outras formas alternativas de investimento imobiliário, nomeadamente as Sociedades de Investimento Imobiliário (SIIMO) e as Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI).

Ler mais »

05/06/2020
Governo vai financiar Renda Segura em Lisboa e no Porto e duplica valores

Os programas municipais que visam trazer para o arrendamento tradicional as casas que até agora estavam no alojamento local vão ser apoiados pelo Estado, anunciou esta quinta-feira o primeiro ministro, que prometeu também fundos para reabilitar 4 mil casas de habitação social.

Ler mais »

03/06/2020
Imobiliário quer relançamento dos vistos gold, menos IVA, menos IMI e mais arrendamento

Com estas medidas os agentes do sector imobiliário pretendem atrair mais investimento e, em simultâneo, conseguir que sejam construídas habitações para a classe média e, em particular, na modalidade de arrendamento

Ler mais »

03/06/2020
“Dubai na Madeira” avança com 200 milhões mas deixa cair hotel

O polémico megaprojeto imobiliário a erguer no Funchal, que o consórcio promotor prevê que entre em obra “até ao final deste ano”, converteu o inicialmente projetado hotel de cinco estrelas em mais habitação, para um total de cerca de 420 apartamentos.

Ler mais »

03/06/2020
Imobiliário e construção com 97% das empresas a funcionar no final de maio

Os dados são de um inquérito realizado pelo Banco de Portugal (BdP) e Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ler mais »

02/06/2020
Preço da habitação afunda para mínimos de 2009 no Reino Unido

É a maior queda mensal desde Fevereiro de 2009, de acordo com os dados da Nationwide Building Society. As transacções imobiliárias também decresceram 53% ao longo do mês de abril, comparadas com o mesmo mês do ano passado.

Ler mais »

02/06/2020
Há novos hotéis a aterrar nos aeroportos de Lisboa e Porto

A marca portuguesa de hotelaria Stay Hotels, que abriu a sua 9.ª unidade no início deste ano, prepara-se para inaugurar hotéis junto aos dois principais aeroportos do país, adicionando à rede 186 camas, com a construção a cargo dos proprietários dos imóveis.

Ler mais »

01/06/2020
Zome fez nove milhões de euros em negócios à distância no período de um mês e meio

A plataforma Zome Now registou um volume de negócios de 9,1 milhões de euros, aproximadamente 29% do valor total (31,5 milhões de euros) realizado pela rede imobiliária portuguesa Zome, durante esse período.

Ler mais »

01/06/2020
Crédito malparado nos empréstimos para a compra de casa desce em abril

No crédito à habitação, o malparado era de 0,74% em abril, inferior ao de março (0,77%) e ao do período homólogo (1,4%).

Ler mais »

29/05/2020
Avaliação bancária de casas sobe para 1.111 euros por m2 em abril – o mesmo valor que na pré-pandemia

Trata-se de um valor recorde, que já tinha sido alcançado em fevereiro, antes, portanto, da pandemia do novo coronavírus.

Ler mais »

29/05/2020
Quase 80% dos alojamentos turísticos com cancelamentos de reservas

Mais de 78% dos alojamentos turísticos em Portugal registaram cancelamentos de reservas agendadas entre março e agosto, destacando-se os cancelamentos na Madeira e Açores devido às “medidas mais restritivas à mobilidade” em vigor, informou hoje o INE.

Ler mais »

29/05/2020
Riqueza imobiliária da famílias estava em valores recordes antes de rebentar esta crise

Património vinha a crescer desde mínimos em 2013 e disparou 19% nos últimos dois anos, segundo dados do Banco de Portugal.

Ler mais »

28/05/2020
Avaliação bancária do imobiliário em Portugal atingiu 1.111 euros por metro quadrado

O valor mediano da avaliação bancária em Portugal atingiu em abril o recorde de 1.111 euros por metro quadrado, apesar da pandemia de covid-19, segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ler mais »

28/05/2020
Imobiliário nacional continua a suscitar interesse dos investidores

O imobiliário nacional não deverá registar grandes quedas de preço nos próximos meses, tendo em conta que Portugal suscita interesse dos investidores internacionais, segundo o presidente da AICCOPN.

Ler mais »

27/05/2020
Governo cria programa para responder à crise do AL

Governo cria programa para responder à crise do AL” é a manchete do Açoriano Oriental

Ler mais »

27/05/2020
Preços deverão cair 8,4%. Imobiliário pede IVA a 6% e reforço dos vistos gold

Antecipando uma descida de 8,4% nos preços, os promotores imobiliários defendem que, para que o mercado possa recuperar da crise, devem ser implementadas certas medidas, como reduções nos impostos.

Ler mais »

26/05/2020
Licenças para construção e reabilitação com quebra de 19,1% em Março

Sector da construção apela a que cheguem rapidamente ao terreno obras já contratualizadas, que atingem quase mil milhões de euros de investimento

Ler mais »

26/05/2020
Covid-19. Há casas mais caras, mais crédito bancário, obras não param, mas há menos fogos licenciados

Com a economia praticamente toda parada pelo coronavírus, o sector da construção manteve-se ativo nos primeiros três meses do ano.

Ler mais »

26/05/2020
M Capital: novo fundo de 113 milhões para investir em imobiliário com Portugal e Espanha na mira

O fundo britânico vai centrar-se em investimentos de alto rendimento, oferecendo retornos dentro de um horizonte de três a cinco anos.

Ler mais »

25/05/2020
Alojamento local cai para mínimos de 64 meses: “É quase tóxico”

Em abril registaram-se 189 novos registos, contra 1.750 no mesmo mês do ano passado e 2.310 no quarto mês de 2018. Trata-se do pior resultado desde setembro de 2014, refletindo a profunda crise que se instalou no setor.

Ler mais »

25/05/2020
Marcelo promulga prolongamento dos apoios às rendas e suspensão de água e luz

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma que prolonga até setembro o apoio às rendas. Também o travão à suspensão de serviços básicos teve “luz verde” do Presidente.

Ler mais »

25/05/2020
Número de imóveis com isenção de IMI está a cair desde 2016 e diminuiu 4,8% em 2019

A receita do IMI aumentou 14,6 milhões de euros em 2019, para 1.527,9 milhões de euros, ano em que o número de imóveis isentos deste imposto recuou 4,8%, mantendo a queda observada desde 2016.

Ler mais »

20/05/2020
Reabilitação urbana em Portugal inverteu em abril tendência de crescimento

Segundo o barómetro mensal da AICCOPN para este segmento de atividade, “o nível de atividade das empresas contraiu-se 3,8%, variação que reflete, em grande medida, os constrangimentos resultantes das atuais condições operacionais das empresas.

Ler mais »

18/05/2020
Imobiliário. Apesar da crise os preços da habitação não descem

Portugal tem emitido sinais positivos para os mercados internacionais e os preços tendem para alguma estabilização

Ler mais »

17/05/2020
Lisboa tem 15 milhões para arrendar mil casas ao Alojamento Local

A Câmara de Lisboa lança esta semana o programa Renda Segura, com o qual pretende arrendar casas no mercado, a privados, para depois as subarrendar a rendas acessíveis.

Ler mais »

15/05/2020
Preços das casas em Portugal devem cair 2,5% em 2020, mas S&P prevê recuperação rápida

A Standard & Poor’s (S&P) aponta para quedas de preços na habitação em todos os mercados europeus este ano, com mais força em Itália, Irlanda, Espanha e Reino Unido.

Ler mais »

15/05/2020
Imóveis e terrenos agrícolas despertam interesse de investidores

CBRE cria área de negócio para responder a esta tendência de procura. Em Portugal, já tem um mandato de comercialização de um terreno agrícola com armazém, em Beja.

Ler mais »

15/05/2020
Fundos vão ter controlo mais apertado. Vírus aumenta risco do imobiliário e dívida

A forte incerteza quanto ao outlook macrofinanceiro levou o Comité Europeu do Risco Sistémico a recomendar um acompanhamento mais próximo da indústria da gestão de ativos.

Ler mais »

14/05/2020
IMT e IMI travam a fundo em 2019. Encaixe das autarquias com a derrama sobe 15%

A receita dos municípios com IMT travou a fundo e a de IMI caiu mesmo. Já o encaixe com a derrama, que incide sobre os lucros das empresas, subiu 15% em 2019.

Ler mais »

17/05/2020
Rendas em Portugal aumentaram 3,1% em abril

“Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo Lisboa registado o aumento mais intenso (3,7%)”, indica o INE.

Ler mais »

14/05/2020
Rendas em Portugal aumentaram 3,1% em abril

“Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo Lisboa registado o aumento mais intenso (3,7%)”, indica o INE.

Ler mais »

14/05/2020
Lisboa coloca 30.000 m2 de escritórios em abril

Apesar da pandemia, o segundo trimestre do ano arrancou de forma positiva no mercado de escritórios de Lisboa, quando foram ocupados 29.756 m².

Ler mais »

13/05/2020
Imobiliária Nexity entra em Portugal com 68 milhões para criar “cidades para todos”

A empresa francesa diz que vem para Portugal com a intenção de construir casas “a preços que os portugueses possam pagar”.

Ler mais »

13/05/2020
Portugueses responsáveis por 81,1% das transacções imobiliárias no primeiro trimestre

Os portugueses foram responsáveis por 81,1% das transacções imobiliárias, seguindo-se os brasileiros, franceses e angolanos, no primeiro trimestre, num total de volume de preços na ordem dos 1,2 mil milhões de euros, relativos às 14.420 transacções ocorridas na RE/MAX.

Ler mais »

12/05/2020
Covid-19: Investimento imobiliário diminui 14% em março

A “surpresa” de um estudo apresentado esta segunda-feira é o segmento de logística, com um panorama mais otimista, com apenas 7% dos operadores a referirem quedas acentuadas no investimento e 43% a não registarem qualquer alteração no mercado em março

Ler mais »

12/05/2020
Custos da construção em habitação nova desaceleraram 0,6% em março

Esta variação homóloga corresponde a menos 1,5 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior. Já o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de -0,5% e de 2,3% face ao período homólogo.

Ler mais »

12/05/2020
Crédito à habitação cresceu 1,3% em março para 952 milhões

Este valor representa um crescimento face ao mês de fevereiro que tinha registado 915 milhões de euros.

Ler mais »

12/05/2020
Pandemia não travou investimento em novas habitações

Nos primeiros três meses deste ano entraram em processo de licenciamento 4.971 projetos de construção de novos empreendimentos de habitação em Portugal continental. Daqui resultará a edificação de 11.553 novas casas

Ler mais »

09/05/2020
Grupo suíço investe no imobiliário de luxo

Em curso ou a arrancar estão projetos de mais de €60 milhões

Ler mais »

09/05/2020
Investimento em vistos gold cai 46% em abril para 28 milhões

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ caiu 46% em abril, face a igual mês de 2019, para 28 milhões de euros, segundo com contas feitas pela Lusa com base em dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Ler mais »

08/05/2020
Vision, a gestora imobiliária que tem capital e interesse para continuar a investir em Portugal

Empresa nacional já comprou vários imóveis em Lisboa, entre os quais um que depois vendeu à Vanguard Properties. E anda à procura de oportunidades.

Ler mais »

08/05/2020
NIPA Capital compra edifício de escritórios no Porto ao BCP que vai reabilitar

Edifício de 7 pisos acima do solo, na Rua Latino Coelho, vai ser reabilitado pela sociedade de investimento holandesa.

Ler mais »

07/05/2020
Execução de hipotecas e denúncia de arrendamentos suspensos até setembro

O parlamento aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, o diploma que fixa em 30 de setembro a data até à qual se mantém a suspensão da denúncia dos contratos de arrendamento e da execução de hipotecas de habitação própria e permanente.

Ler mais »

07/05/2020
Novo Banco perde 350 milhões com venda de imóveis e malparado

O banco concluiu, no ano passado, as vendas dos projetos Nata II, Sertorius e Albatros, mas também da seguradora GNB Vida. Operações que geraram perdas de vários milhões.

Ler mais »

07/05/2020
Square AM compra Fórum Viseu por €40M

O Fórum Viseu é a mais recente aquisição da portuguesa Square Asset Management, que por ele pagou cerca de 40 milhões de euros ao grupo norte-americano The Lighthouse.

Ler mais »

07/05/2020
OMT: QUEBRA NO TURISMO INTERNACIONAL PODE CHEGAR AOS 80% EM 2020

Segundo a agência especializada das Nações Unidas, a crise pode levar a um declínio anual entre 60% e 80% quando comparado com os números de 2019.

Ler mais »

06/05/2020
UCI coloca 385 milhões de euros na bolsa de Lisboa. Quer usar encaixe para dar crédito verde

Isabel Ucha, CEO da Euronext Lisbon, sublinhou os critérios ambientais e de sustentabilidade no setor imobiliário, para a “construção ou requalificação de edifícios com baixa pegada carbónica”.

Ler mais »

06/05/2020
Imobiliário acredita que pode ser dos primeiros setores a iniciar a retoma

Do estrangeiro continuam a chegar à banca e aos agentes imobiliários, muitas perguntas sobre a possibilidade de residir em Portugal.

Ler mais »

06/05/2020
Airbnb vai despedir 25% dos funcionários em todo o mundo

A gigante plataforma de alojamento local vive uma crise sem precedentes, assume agora.

Ler mais »

06/05/2020
TAEG do crédito à habitação acima da Zona Euro devido a outros encargos cobrados pelos bancos

Supervisor concluiu que o crédito da casa é mais caro em Portugal do que nos outros países da Zona Euro devido a outros encargos cobrados pelos bancos.

Ler mais »

06/05/2020
Lisboa, um dos únicos quatro mercados onde preços do imobiliário de luxo vão subir em 2020

A consultora Knight Frank apresentou uma primeira análise sobre o impacto da pandemia da Covid-19 no imobiliário de luxo nas 20 principais cidades do mundo.

Ler mais »

06/05/2020
Rendimento dos portugueses cai em média 5,3% com pandemia. Jovens são os mais afetados

A redução do rendimento dos portugueses está a ser amparada pelas ajudas do Estado. A redução média não é maior uma vez que os pensionistas, por exemplo, não foram afetados pela pandemia.

Ler mais »

06/05/2020
Mais de 90% das imobiliárias registaram quebras no volume de negócios em abril

Inquérito da APEMIP revela que 50% das empresas inquiridas suspenderam totalmente a sua atividade, sendo que 45,8% optaram pela suspensão parcial.

Ler mais »

05/05/2020
Preço médio das casas sobe 10% em Lisboa e 8% no Porto no primeiro trimestre

Os preços médios por metro quadrado em Lisboa e Porto atingiram os 3.921 euros e os 2.294 euros, respetivamente, no primeiro trimestre. Em Portugal, a média situa-se nos 1.734 euros por metro quadrado.

Ler mais »

04/05/2020
Mercado imobiliário já deve ter um 4º trimestre forte e uma recuperação progressiva em 2021

Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal revela que se já verificou uma queda nas vendas de 20% em Abril mas que os preços ainda se mantêm estáveis. Adianta também que os portugueses continuam a procurar casa e a comprar.

Ler mais »

03/05/2020
Mapa: Como estavam os preços das casas no seu concelho antes da pandemia

Veja o preço mediano das casas vendidas em todos os concelhos de Portugal no quarto trimestre.

Ler mais »

Etiquetas

aguirre newman alavancagem alemanha alojamento local angola arrendamento arrendamento com opção de compra aurare avaliação bancária avaliação de hoteis avaliações imobiliárias b. prime bad bank balcão nacional de arrendamento banco de portugal barómetro benefícios fiscais bernardo d'eça leal blogs bogotá bolha imobiliária bond yields brasil bruno lobo bruno silva built-to-rent. buy-to-let camara municipal de lisboa carlos gonçalves carlos leite de sousa casas Case Shiller CBD cbre censos 2011 century 21 china commercial real estate comprar casa comércio confidencial imobiliário construção consultoria consultoria imobiliária coronavirus covid19 coworking crédito habitação crédito imobiliário crédito mal-parado cushman wakefield dação em pagamento distressed assets double dip dívida dívida pública ecs capital entrevistas equity escritórios espanha Estado estónia EUA euribor eurostat eventos facebook fernando vasco costa fiiah filipe almeida e silva financiamento finanças imobiliárias fiscalidade FMI francisco espregueira francisco silva carvalho francisco virgolino frança fundbox fundos de investimento fundos de reabilitação urbana fundos imobiliários fundos pensões global property guide golden visa Gonçalo Nascimento Rodrigues grécia habitação hipoteca holanda homeownership hotelaria hotéis imi imobiliário imobiliário do estado imobiliário portugal imobiliário turístico imposto de selo impostos imt imóveis banca industrial inprop fund inteligência artificial internet investimento investimento imobiliário ipd irlanda irs islândia itália japão joana seabra gomes jones lang lasalle jorge próspero dos santos josé carlos marques da silva joão abelha joão fonseca joão madeira de andrade joão nunes knight frank lei arrendamento lisboa logística low-cost ltv luanda luís francisco marketing massimo forte mediação imobiliária mercados emergentes mezannine millennials NAMA nar NCREIF notícias nrau nuno ribeiro obama obrigações do tesouro ordem dos avaliadores orey activos orey financial out of the box património pedro pereira nunes pedro valente portais de imobiliários porto Portugal preços casas price earnings prime watch prime yield propriedade agricola propriedade rustica proptech prédios com rendas antigas pstm advogados reabilitação urbana real estate regulação bancária reit rendas residências 3ª idade residências estudantes retail parks reverse mortgage revista imobiliária ricardo da palma borges ricardo guimarães ricardo pereira rics risco Rui Alpalhão rui bexiga vale rui soares franco sale and leaseback sareb segunda habitação Sem categoria short-selling sigi spread taxa interna de rentabilidade taxas de juro tendências troika turismo turismo residencial uk vpt yield Ásia índices imobiliários

Out of the Box Social Media

Subscreva a nossa newsletter



Recomendado

Barómetro