Expired Listings: o que são e como trabalhá-los

Expired Listings: o que são e como trabalhá-los
O mercado imobiliário é cíclico. Neste momento a tendência é de descida suave e talvez seja esta a razão porque aparentemente sinta que o mercado está relativamente estável em determinadas zonas, sendo que a localização e a procura continuam a definir diferentes cenários onde esta tendência não se verifica havendo zonas onde o mercado vai continuar a subir.
O que de facto se constata é que na generalidade, o tempo de absorção de venda dos imóveis começou a aumentar e o valor da oferta (asking price) a descer. Os especialistas de zona, pela sua experiência e sensibilidade são os primeiros a verificar esta realidade, muitos outros profissionais irão fazer o caminho da tentativa/erro e muitos proprietários irão continuar a marcar os preços dos seus imóveis em alta, provocando assim um desfasamento acentuado entre o valor pedido e o valor real de transação. Veja-se que ainda recentemente o Confidencial Imobiliário falava de uma diferença de 22% entre estes valores em Lisboa e cerca de 30% na zona do Porto.
Perante este cenário, vamos voltar a ter proprietários que não vão conseguir vender os seus imóveis sozinhos, ou mesmo com ajuda de profissionais que não conseguiram demover o dono do imóvel para uma baixa de preço que vá de encontro aos valores da procura real.
Os expirados, termo de origem Norte-Americana (expired listing) que significa angariações caducadas ou em vias de atingir caducidade, é uma classificação que segmenta proprietários que colocaram o seu imóvel à venda e não tiveram sucesso. Os expirados são medidos pelo tempo de transação médio considerado “normal” para a venda de um imóvel, variando consoante a especificidade de cada zona e mercado, mas no geral, num mercado de equilíbrio situa-se num período de 6 meses.
Esta realidade experienciada já no passado por muitos profissionais, pode ser uma novidade para agentes que entraram no mercado há pouco tempo, logo, penso que será bastante oportuno relembrar alguns passos necessários para trabalhar este tipo de clientes:
1. Rever angariações antigas, angariações cujo o contrato não foi renovado consigo e que possivelmente já não está com nenhum colega seu. Se a razão da não venda foi o valor, melhor ainda, está na altura certa para elucidar este antigo cliente;
2. Ver na concorrência quais são as angariações que estão há mais tempo no mercado, verifique se estão em regime aberto ou em exclusivo. No primeiro caso, o contacto será mais fácil, pois é livre de o fazer e não coloca em causa a sua ética profissional. No caso em que a angariação seja em regime de exclusividade, deverá verificar a data de término do contrato para entrar em ação, muitas vezes poderá ter de recorrer ao proprietário para obter esta informação;
3. Sondar todo o seu mercado, verificar os imóveis que estão há muito tempo à venda pelo próprio e também os que têm a pior divulgação. Os proprietários destes imóveis precisam da sua ajuda e poderá não ser apenas por uma questão de preço ajustado, uma boa estratégia de divulgação, uma comunicação cuidada a nível de imagem e fotografia e um exercício de homestaging profissional poderão fazer toda a diferença;
4. Liste sistematicamente angariações, tanto do próprio, como da concorrência. Nesta lista deve constar a data em que foram colocadas à venda e o preço inicial para poder fazer o devido seguimento das variações. Sempre que achar oportuno, entre em contacto e demonstre que conhece todo o historial da propriedade, ofereça soluções para o problema. A Casafari é sem dúvida uma excelente ferramenta para o ajudar a fazer este seguimento, não esquecendo de cruzar sempre com a sua prospeção na zona;
5. Verifique imóveis que estejam altamente personalizados (decoração, características construtivas etc.), nesta fase de mercado são os que mais sofrem com a não venda se aliado ao excesso de personalização se verificar um preço desajustado. A sua ajuda como consultor, será fundamental para conseguir a angariação aliada a um plano de ação concreto.
Depois da fase de prospeção, vejamos como pode conseguir a confiança destes clientes renovados:
1. Reveja a comunicação de forma a apresentar soluções para expirados, o estudo de mercado passa a ser o seu aconselhamento mais precioso;
2. Personalize a sua comunicação. Os imóveis são todos diferentes, cada caso é um caso e com um mercado em reajustamento esta realidade ainda se acentua mais. As soluções à medida começam a fazer sentido novamente;
3. Inclua a proposta de valor da sua empresa, mas não numa versão standard, terá de a adequar a este tipo de cliente oferendo vantagens e benefícios adaptados à sua situação, nomeadamente: estudo de mercado específico e muito atual; plano de comunicação mais adequado com inclusão de fotografia profissional e um plano de homestaging; plano de acompanhamento semanal com relatório etc. O estudo de mercado aliado a um bom plano de marketing e altamente específico é fator chave de sucesso que ganha agora uma nova importância. Nesta fase de mercado deverá ser pensado, apresentado e posto em prática de forma verdadeiramente profissional, quem é e quem nunca deixou de ser especialista de zona, tem aqui uma clara vantagem;
4. Faça sempre seguimento, a probabilidade de não conseguir a angariação à primeira é muito elevada;
5. Angarie para vender, se este já é o seu propósito, parabéns está no momento certo para o pôr em prática. Se por outro lado pensa que todos os imóveis se vendem sem grande esforço ou sem necessidade de adequação do preço à procura verificada, sugiro que reveja a sua estratégia.
Por fim é importante falar da forma, ou seja, do tipo de abordagem. Este tipo de cliente está aborrecido, frustrado, desconfiado e descrente, já passaram muitos meses e não está a conseguir vender, precisa de uma atitude assertiva, no entanto, isto não quer dizer que deva ter uma abordagem agressiva e direta ao assunto, deve construir rapport e ser claro na sua comunicação, acima de tudo, será importante descobrir o que aconteceu, o que correu bem e o que correu mal, nem que seja para não cometer os mesmos erros do proprietário e do anterior angariador. Deixe-o desabafar, mesmo que seja por telefone, ou durante a primeira visita. Se o conseguir pôr a falar, será fácil de perceber as suas motivações, dê-lhe sempre feedback e aponte tudo o que ele diz, pois terá dicas preciosas para desenvolver uma solução válida e eficaz.
Será sempre importante verificar se o potencial cliente continua interessado em vender, averigue sempre a sua motivação para a realização da venda onde a pergunta inicial e mais importante deverá ser: “Na sua opinião, porque razão é que a sua casa ainda não se vendeu?”.
Por Massimo Forte
Consultor Independente

Artigos Relacionados

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

So, what's new?

Etiquetas

acessibilidade habitação aguirre newman alavancagem alemanha alojamento local ana rita pereira angola antónio josé duarte arrendamento arrendamento acessível arrendamento com opção de compra augusto homem de mello aurare avaliação bancária avaliação de hoteis avaliações imobiliárias b. prime balcão nacional de arrendamento barómetro benefícios fiscais bernardo d'eça leal blockchain blogs bolha imobiliária bond yields branded residences brasil bruno lobo bruno silva built-to-rent. buy-to-let camara municipal de lisboa carlos gonçalves carlos leite de sousa casafari casas Case Shiller cbre century 21 china commercial real estate comprar casa comércio confidencial imobiliário construção consultoria consultoria hoteleira consultoria imobiliária contrato promessa core coronavirus covid19 coworking credit default swaps crédito habitação crédito imobiliário crédito mal-parado cushman wakefield dação em pagamento discounted cash-flow distressed assets double dip dívida dívida pública entrevistas equity escritórios esg espanha estónia EUA euribor eurostat eventos facebook fernando vasco costa fiiah financiamento finanças imobiliárias fiscalidade FMI francisco espregueira francisco silva carvalho francisco virgolino frança fundbox fundos de investimento fundos de reabilitação urbana fundos imobiliários fundos pensões golden visa Gonçalo Nascimento Rodrigues habitação habitação acessível hipoteca holanda hotelaria hotéis imi imobiliário imobiliário do estado imobiliário portugal imobiliário turístico imposto de selo impostos imt imóveis banca industrial inflação inprop fund inteligência artificial investimento investimento imobiliário ipd irc irlanda irs iva jorge catarino jorge próspero dos santos josé carlos marques da silva joão abelha joão fonseca joão madeira de andrade joão nunes knight frank lei arrendamento lisboa logística ltv luís francisco marketing massimo forte mediação imobiliária NAMA non-performing loans notícias nrau nuno ribeiro obama obrigações do tesouro oportunístico ordem dos avaliadores orey activos orey financial out of the box património patrícia barão pedro pereira nunes pib portais de imobiliário porto Portugal preços casas price earnings price to income price to rent prime watch prime yield promoção imobiliária propriedade rustica proptech prédios com rendas antigas reabilitação urbana real estate reit remax rendas residências 3ª idade residências estudantes retail parks reverse mortgage revista imobiliária ricardo da palma borges ricardo guimarães ricardo pereira rics risco rui bexiga vale rui soares franco rácio de afordabilidade sale and leaseback segunda habitação senior living sigi spread taxa de actualização taxa fixa taxa interna de rentabilidade taxas de juro taxa variável tecnologia turismo uk value-add vender casa vpt wacc yield índices imobiliários

Out of the Box Social Media

Subscreva a nossa newsletter

    Recomendado

    Barómetro