O Investimento Imobiliário em Portugal e no Mundo

Deixo-vos hoje o mais recente artigo que escrevi para a Revista Imobiliária.

Enjoy!
Uma Retrospectiva
O ano de 2009 foi um ano de enorme escassez de capitais investidos no mercado imobiliário em todo o Mundo. Portugal, naturalmente, não fugiu à regra.

Antes de nos debruçarmos sobre o ano que passou e o corrente, há que fazer alguma retrospectiva para entendermos o que se passou e quais foram os principais drivers do investimento imobiliário mundial.

Na realidade, nos 5 anos anteriores a 2008, o mercado foi dinamizado fundamentalmente por dívida bancária. A maior parte dos montantes investidos provinham de financiamentos bancários, cabendo uma cada vez menor fatia do investimento ao próprio investidor. Com isto, foram rapidamente ultrapassados níveis considerados saudáveis de endividamento, tornando-se incomportáveis com a queda acentuada dos valores dos activos em 2008.

O cenário hoje alterou-se: as regras no investimento imobiliário são ditadas pelo equity (capitais próprios) e não por debt (dívida, capitais alheios), sendo o primeiro naturalmente mais “caro” que o segundo. Ora se é mais caro, é expectável que os rendimentos (yield) exigidos por esse investimento sejam também mais elevados. Se o investidor exige um rendimento superior para realizar um investimento, então estará disposto a pagar menos por esse investimento. Existe uma relação inversa entre valor e yield: se a segunda sobe, o primeiro desce e vice-versa.

Podemos constatar isto mesmo no gráfico que se segue, onde observamos claramente uma subida das yields na Europa durante 2008 e 2009, tendo atingido uma subida máxima de 50 basis point no sector de escritórios:

Fonte: CBRE

Assim, entre 2008 e 2009, observamos um congelamento quase absoluto no financiamento ao mercado imobiliário, escassez de capitais disponíveis para investir e maior exigência no rendimento e no tipo de produto. O mercado centrou-se em produtos prime, nas melhores localizações, com os melhores tenants (ocupadores). Procurou-se baixo risco, rendimento “seguro” e um preço atractivo. O investidor tornou-se mais exigente, mais qualificado e o mercado ajustou-se.

O Investimento Imobiliário Mundial

De acordo com o International Investment Atlas da Cushman & Wakefield, em 2009 observamos um decréscimo de 23% nos montantes globalmente investidos no mercado imobiliário (face a 2008), tendo sido este o valor mais baixo desde 2003. Os 365 mil milhões de dólares investidos foram em muito suportados pelo mercado imobiliário chinês, que concentrou 39% desse valor, seguidos do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Há a realçar o facto da China se ter tornado no maior mercado mundial de investimento imobiliário em 2009, ao ter observado um crescimento nos montantes totais investidos entre 2008 e 2009 de cerca de 150%, ao passo que os Estados Unidos registaram um decréscimo de mais de 60%.

Fonte: CWHB

Já em 2010, e ainda segundo a CB Richard Ellis, o mercado europeu começou já a recuperar. Esta consultora estima que neste ano seja superada a fasquia dos 100 mil milhões de euros de investimento, face aos 73 mil milhões de euros registados em 2009.

Durante o 1º trimestre de 2010, o volume de investimento no imobiliário comercial europeu atingiu os 19,1 mil milhões de euros, um acréscimo de 65% face aos 11,6 mil milhões de euros transaccionados no período homólogo. Esta subida foi impulsionada por um aumento na confiança dos investidores e uma recuperação nos key indicators dos principais países da Zona Euro. Este aumento foi igualmente induzido pelo sector de retalho, com uma quota de 42% ultrapassando a percentagem de investimento em activos de escritórios.

Há, no entanto, a registar um acréscimo dos financiamentos ditos secundários, como os mezzanine, mercado que estava completamente congelado desde finais de 2008. Desde essa data, o sector financeiro só “fornecia” (e a menor escala) primary loans ou senior debt, a dívida mais “segura” que existe no mercado (já que é coberta pelo próprio imóvel). No 1º trimestre de 2010, começamos a observar alguma disponibilidade no sector financeiro em emprestar dinheiro assumindo mais algum risco, providenciando mezzanines, secondary loans ou outro tipo de dívida mais estruturada. Esta dívida comporta um risco bastante superior, dado que é coberta geralmente pelas acções da própria empresa. Significa isto que caso o investidor entre em default nos pagamentos de uma dívida secundária, o financiador torna-se investidor. Logo, é natural que exija uma rendibilidade superior ao juro cobrado pelo banco.

De acordo com a Jones Lang Lasalle, estima-se que no mercado imobiliário norte-americano tenha havido um financiamento total por mezzanines ou secondary loans de 374 milhões de dólares, significando um acréscimo de cerca de 80% face ao mesmo período de 2009.

O Investimento Imobiliário em Portugal

Quanto a Portugal, a actividade de investimento imobiliário também sofreu os efeitos da crise que atingiu a quase totalidade das economias mundiais. Em linha com o sucedido em 2008, o ano que passou também não trouxe boas notícias para o mercado de investimento. Segundo a Cushman & Wakefield, Portugal registou em 2009 um total de 537 milhões de euros em negócios de investimento imobiliário, um valor muito semelhante ao registado em 2008 mas muito aquém dos montantes registados em 2006 e 2007 (em 2008 e 2009 observamos um decréscimo de mais de 50% face a 2007). A maior parte do investimento realizado em 2009 foi direccionado para os sectores de escritórios e retalho, tendo estes concentrado 60% do total dos valores investidos.

À luz do ocorrido a nível europeu, as yields observaram um aumento entre 2008 e 2009. De acordo com a CB Richard Ellis, as prime yields de escritórios, depois de um mínimo de 5% em 2007, atingiram o valor de 7% no final de 2009, uma subida de 40% em apenas 2 anos.

De acordo com o Investment Property Databank (IPD), o retorno total dos investimentos imobiliários realizados em Portugal em 2009 foi nulo. Apesar da componente de rendimento associado ao retorno do investimento ter sido positiva (6,1%), a realidade é que a desvalorização dos activos anulou esse valor (- 5,7%). Se olharmos para os resultados obtidos nos anos anteriores, rapidamente concluímos que, de facto, foi a desvalorização dos activos que afectou a rendibilidade das carteiras dos investidores em Portugal nos últimos 2 anos:

Fonte: IPD

Uma tendência que temos vindo a observar no mercado nacional é da tomada de investimento imobiliário pelos chamados family offices, ou seja, investidores familiares, de menor dimensão que os Fundos de Investimento ou Investidores Institucionais. De certa forma, esta categoria de investidores ressurgiu no mercado devido ao aumento das yields. Quando antes tinham muita dificuldade em competir com os outros investidores – com mais capital disponível, maior capacidade de alavancagem e dispostos a assumir um maior grau de risco – hoje, com algum capital disponível conseguem comprar ao preço e yield oferecidos. Face ao risco e volatilidade dos restantes mercados de capitais – fundamentalmente nas acções e obrigações – esta classe de investidores tem mostrado bastante interesse em investir no mercado imobiliário, agora que é possível obter investimentos a preços mais razoáveis e yields superiores.

Segundo um inquérito realizado pelo IPD, os investidores inquiridos planeiam investir em Portugal, em 2010, um total de 718 milhões euros, sendo que 42% desse valor será direccionado para escritórios na CBD ou numa outra zona considerada prime de Lisboa. No fundo, para 2010 os investidores mantêm a sua orientação para investimentos seguros.

E o Futuro? O que nos reserva?

Apesar de estarmos a verificar alguma recuperação no mercado, que aliás vem já do 2º semestre do ano passado, a verdade é que os mercado mantém muita da turbulência e volatilidade a que nos habituamos já desde finais de 2007. Hoje em dia, a componente de dívida soberana dos Estados tem influenciado bastante o comportamento dos mercados financeiros, sendo que o mercado imobiliário naturalmente não escapará aos efeitos adversos da subida das yields das obrigações do tesouro dos Estados Europeus. Tal como se devem recordar, na edição de Janeiro desta mesma revista, quando procurei efectuar uma antevisão do presente ano, desde logo chamei a atenção para esta tendência de subida do risco da dívida soberana, muito antes dos recentes movimentos especulativos em torno da mesma.

Por outro lado, a recente alteração legislativa, no que concerne à eliminação dos benefícios fiscais para os Fundos de Investimento Imobiliário Fechados, pode vir travar alguma dessa recuperação. Segundo o Barómetro Out of the Box do mês de Maio, uma esmagadora maioria de 73,9% dos leitores acreditava que o fim desses benefícios fiscais seria prejudicial para o investimento imobiliário em Portugal, vindo a dificultar ainda mais a (re)entrada de investidores ditos institucionais no nosso mercado.

Bons negócios (imobiliários)!

2 comentários

Artigos Relacionados

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comentários

  • Tiago Esteves
    7 de Setembro, 2010, 15:29

    Se preferir responder-me de forma não pública, pode fazê-lo para tiago.s.esteves@gmail.com. De qualquer forma gostaria de ter a sua opinião sobre este assunto

    REPLY
  • Tiago Esteves
    7 de Setembro, 2010, 15:30

    Boa tarde,
    Antes de mais parabéns pelo excelente artigo, que me parece muito bem fundamentado.
    Gostaria de saber a sua opinião acerca do mercado de habitações em Portugal, e do que o futuro lhe possa reservar. Este é um assunto delicado, muitas vezes trazido a público de forma distorcida por todos os interesses que lhe estão subjacentes.
    Fala-se hoje em dia numa recuperação progressiva nos meios de comunicação social, no momento "ideal" para comprar casa. Na minha modesta opinião poderá ser demasiado cedo para o fazer, principalmente devido às especificidades do mercado imobiliário Português. Dados históricos apontam para que após uma crise, o ponto mais baixo do preço médio das casas seja atingido no 7º ano após esta ter ocorrido. Penso que também desta vez poderemos assistir à repetição deste fenómeno. O conservadorismo de quem possui habitações para venda impede que se venda a perder, aguentando-se até onde se pode o empréstimo à banca (esta é, na minha opinião, uma das razões para a descida mais ligeira do que nos restantes países da Europa do preço das habitações). Caso o acesso ao crédito continue a ser dificultado, existirá menos procura e a oferta continuará a acumular-se. Quando a Euribor começar a ascender novamente, os proprietários (privados e pequenas empresas) terão dificuldades em manter empréstimos que não estão a gerar retornos e nessa fase poderemos assistir a um sell-off neste mercado.
    O que acha disto?
    Com os melhores cumprimentos,
    Tiago Esteves

    REPLY

So, what's new?

04/12/2025
“Há muito crédito aprovado, mas sem casa” para comprar, diz CEO da Century21

Ricardo Sousa considera que o “boom” de empréstimos está a ser responsável graças às medidas do Banco de Portugal, mas alerta para os riscos de conjugação entre crédito à habitação e ao consumo – especialmente se o desemprego subir.

Ler mais »

04/12/2025
Governo quer IRS nos 5% para ganhos de fundos com renda acessível

Os contribuintes que invistam em fundos com habitação acessível passam a pagar 5% de IRS sempre que sejam distribuídos resultados. A redução está prevista no pacote fiscal para a habitação, que também prevê um regime simplificado para o arrendamento acessível.

Ler mais »

04/12/2025
Jovens impulsionam novo crédito à habitação para máximo histórico

Foram concedidos mais de dois mil milhões de euros em crédito à habitação. A taxa de juro caiu pelo nono mês consecutivo e fixou-se em 2,85%, mantendo-se em minímos de outubro de 2022.

Ler mais »

03/12/2025
Governo apresenta proposta de lei que altera o RJUE

Uma das novidades é que a maior parte das operações urbanísticas passam a poder avançar só com a submissão de comunicação prévia. O diploma vai agora ser discutido e votado na Assembleia da República.

Ler mais »

02/12/2025
Fisco terá 150 dias para devolver imposto e garantir IVA de 6% na construção

A proposta de lei para reduzir o IVA na construção de casas para venda ou arrendamento a preços moderados deu hoje entrada no parlamento, dando ao fisco 150 dias para devolver a diferença entre o IVA de 23% e 6%.

Ler mais »

25/11/2025
Bankinter Investment e Sonae Sierra compram a “Torre Oriente” em Lisboa

Juntamente com um grupo de investidores, as duas entidades avançaram para a compra do edifício de escritórios que faz parte das “Torres Colombo”. Conta com 14 pisos e “ocupação próxima de 100%”.

Ler mais »

25/11/2025
Aprovada proposta do PS para aumentar garantias dos municípios no arrendamento urbano

A proposta de alteração ao OE2026 dos socialistas teve ‘luz verde’ esta sexta-feira no Parlamento com os votos contra da Iniciativa Liberal e do PCP e a abstenção do Chega e do Bloco de Esquerda.

Ler mais »

25/11/2025
Mercado logístico em Portugal valoriza‑se nas vendas e mantém rendas estáveis

O preço médio nacional de venda atingiu 516 euros/m² no terceiro trimestre, um crescimento anual de 3,4%, realça estudo da MVGM.

Ler mais »

25/11/2025
Governo promete “desonerar proprietários para os convidar para o arrendamento”

Ministro da Habitação garante retroatividade do IVA a 6% na construção e contratos a 25 anos com blindagem fiscal total, notando que medidas isoladas não resultam, mas em conjunto podem atenuar crise.

Ler mais »

25/11/2025
Peritos da UE querem fim da financeirização da habitação e tributar AL

Conselho Consultivo para a Habitação da Comissão Europeia recomendou uma “mudança de paradigma” sobre o setor habitacional na UE.

Ler mais »

25/11/2025
Avaliação bancária da habitação sobe 17,7% em outubro para 2.025 euros/m2

O aumento em termos homólogos foi exatamente o mesmo registado em setembro.

Ler mais »

25/11/2025
Governo quer retroatividade da entrada em vigor do IVA a 6% na construção

“Não querendo ainda dar pormenores – mas sei que o mercado está expectante para perceber se o IVA a 6% só entrará em vigor após a aprovação ou se será antes – a intenção do Governo, aquilo que colocamos como alteração legislativa, é colocar antes”, disse Miguel Pinto Luz.

Ler mais »

11/11/2025
Envelhecimento da população leva à procura de casas mais pequenas

Economista Eoin Drea estudou o mercado do Japão, um dos países mais envelhecidos do mundo, e retira conclusões para a Europa.

Ler mais »

11/11/2025
Amortização Antecipada do Crédito Habitação: isenção de comissão termina em 2025

A isenção de comissão na amortização antecipada para créditos habitação com taxa variável termina a 31 de dezembro 2025

Ler mais »

11/11/2025
Procura por habitação junto a Lisboa mantém-se forte apesar das rendas elevadas

A procura de casas para arrendar nos arredores de Lisboa continua em alta, mesmo com rendas superiores a mil euros mensais na maioria dos municípios da região.

Ler mais »

05/11/2025
Associações do sector imobiliário propõem medidas para dinamizar arrendamento

AICCOPN, ALP, APEMIP, APFIPP e APPII uniram forças e apresentaram ao Ministério das Infraestruturas e Habitação uma posição comum inédita sobre habitação e arrendamento. Saiba o que está em cima da mesa.

Ler mais »

05/11/2025
Como travar a crise da habitação? As medidas propostas pelos urbanistas

Entre as medidas apresentadas à Assembleia da República está a melhoria da eficácia do planeamento e governação territorial.

Ler mais »

05/11/2025
Governo quer garantir ocupação total das casas públicas

A secretária de Estado da Habitação afirmou, no Parlamento, a “intenção de que não haja nenhuma casa pública que não esteja ocupada”.

Ler mais »

05/11/2025
Volume anual de investimento imobiliário comercial deverá superar 2024

De acordo com a Worx, o investimento em imobiliário comercial em Portugal registou um aumento de 72% até setembro face ao período homólogo.

Ler mais »

05/11/2025
IVA a 6% na construção deverá entrar em vigor até março de 2026

Miguel Pinto Luz prevê que a redução do IVA na construção para 6% entre em vigor até março de 2026, reconhecendo que, até à implementação da medida, o mercado permanecerá “num limbo”.

Ler mais »

03/11/2025
25% do crédito habitação concedido até setembro teve garantia pública

Este ano já foram utilizados 478 milhões de euros deste apoio do Estado ao financiamento da compra de casa, segundo o BdP.

Ler mais »

03/11/2025
Crédito malparado diminui 15,7% em Portugal para 4.300 milhões

É o valor mais baixo da década, segundo a Prime Yield. Em 2015, o NPL equivalia a 19,6% do total e somava cerca de 41.000 milhões de euros.

Ler mais »

03/11/2025
Novos contratos de crédito habitação: 71% têm taxa de juro mista

Taxa de juro média dos novos créditos (incluem renegociações) diminuiu em setembro para 2,84%, o valor mais baixo desde outubro de 2022.

Ler mais »

03/11/2025
Rendas de escritórios no centro de Lisboa subiram 13,2% em três anos

As empresas estão a voltar ao centro das cidades europeias. Lisboa segue o mesmo caminho e as rendas nestas localizações centrais estão a acompanhar a tendência, com um crescimento de 13,2% nos últimos três anos.

Ler mais »

03/11/2025
Bancos europeus demoram mais tempo e recuperam menos crédito em execução

Relatório da Autoridade Bancária Europeia (EBA) analisou 260 instituições de crédito — oito delas portuguesas — e mais de 1,4 milhões de empréstimos em incumprimento.

Ler mais »

03/11/2025
Governo espera ter IVA a 6% na construção em vigor até março de 2026

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) acreditar que o IVA a 6% na construção esteja em vigor até ao primeiro trimestre de 2026, com a sua discussão a ter início após a conclusão do processo orçamental.

Ler mais »

31/10/2025
Dias de ouro no crédito à habitação

Empréstimos para comprar casa batem recordes, à boleia de juros baixos e preços altos. Até quando?

Ler mais »

31/10/2025
Mais de metade das casas em Lisboa estão à venda por mais de 500 mil euros

Desequilíbrio no mercado fez disparar os preços, tornando as casas menos acessíveis. Quase não há oferta abaixo de 200 ou 300 mil euros. Em Lisboa, mais de metade supera meio milhão, no Porto a oferta acima deste valor duplicou.

Ler mais »

31/10/2025
Turismo gera 5,7 mil milhões de proveitos totais com procura de residentes em setembro

Os residentes em Portugal estão a escolher passar férias ‘cá dentro’, impulsionando os ganhos das dormidas, revertendo a tendência que tinha vindo a crescer nos últimos anos.

Ler mais »

31/10/2025
Taxa de juro do crédito da casa em queda há oito meses. Foi de 2,84% em setembro

Os juros do crédito à habitação voltaram a cair no caso das operações a taxa mista e variável. A taxa fixa registou um aumento ligeiro para 3,46%.

Ler mais »

30/10/2025
25% do crédito habitação concedido até setembro teve garantia pública

Este ano já foram utilizados 478 milhões de euros deste apoio do Estado ao financiamento da compra de casa, segundo o BdP.

Ler mais »

28/10/2025
Governo quer 10 mil casas de arrendamento acessível em imóveis públicos

O Governo estima que a concessão de 14 imóveis públicos a entidades privadas ou municipais permita colocar 10 mil habitações no mercado de arrendamento acessível até 2035, segundo a resolução do Conselho de Ministros que enquadra o novo programa de parcerias público-privadas para habitação.

Ler mais »

28/10/2025
Portugal com a descida mais acentuada do crédito malparado na Europa

Atualmente, o malparado representa 2,1% do crédito ativo no sistema financeiro português, um rácio ligeiramente acima da média europeia (1,8%).

Ler mais »

23/10/2025
Contratação pública flexibilizada para aumentar ritmo da construção e oferta habitacional

A partir de 28 de outubro, as entidades adjudicantes podem recorrer à figura da «conceção-construção» sempre que concluam pela adequação daquela modalidade contratual e não apenas em casos excecionais.

Ler mais »

22/10/2025
Preço das casas com maior aumento desde 2019

Dados do INE mostram subida de 19% no segundo trimestre. Preços da habitação aceleraram em 19 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, com Vila Nova de Gaia, Coimbra e Amadora a liderarem aumentos.

Ler mais »

22/10/2025
Escritórios: CBD de Lisboa e zona Oriental do Porto lideram ocupação até setembro

A JLL revela que a zona central da capital lidera o take-up registado até setembro, enquanto no Porto é a zona Oriental que concentra a maior fatia da procura.

Ler mais »

22/10/2025
Habitação atinge pico de valorização de 22,8%

O Índice de Preços da Confidencial Imobiliário é publicado desde 1988, e nunca os preços registaram uma valorização anual tão alta como neste mês de setembro.

Ler mais »

22/10/2025
Bruxelas e BEI querem disponibilizar 1,3 milhões de casas na Europa

Ursula von de Leyen também anunciou que ainda este ano será lançado o Plano Europeu para Habitação Acessível. “Permitiremos mais espaço para habitação acessível ao abrigo das nossas regras de auxílios estatais”.

Ler mais »

21/10/2025
Blackstone coloca no mercado oito ativos de logística na Grande Lisboa

Os ativos fazem parte do portefólio Connect, que totalizava 20 imóveis, comprado ao Novo Banco em 2022 por 208 milhões de euros.

Ler mais »

21/10/2025
Mais-valias usadas para pagar IMT e selo da nova casa não ficam isentas de IRS

A AT diz que quando os ganhos da venda da habitação própria e permanente são usados para comprar nova casa para a família, não há “suporte legal” para que seja possível incluir o IMT e Selo do novo imóvel no valor reinvestido, o que significa que quem o fizer terá de pagar IRS sobre essa parcela.

Ler mais »

21/10/2025
Marcelo promulga diploma sobre programa 1º Direito

Diploma do Governo responde a “alguns dos constrangimentos identificados na execução do PRR”, lê-se no site da Presidência da República.

Ler mais »

21/10/2025
Plano Europeu para Habitação recebeu 244 contributos de Portugal

Pacote de medidas da UE para a Habitação recebeu mais de 6.300 contributos da sociedade civil, dos quais 3,9% oriundos de Portugal. Bruxelas quer flexibilizar regras dos auxílios de Estado.

Ler mais »

21/10/2025
Preços das casas: há “um natural risco de correção”, alerta Montepio

Geopolítica, PRR, Inteligência Artificial, mercado de trabalho e preços da habitação entre os “riscos e incertezas” apontados pelos bancos.

Ler mais »

17/10/2025
Mercado imobiliário: mais transações e preços recorde no 2º trimestre

Foram transacionados perto de 43 mil alojamentos entre abril e junho de 2025, tendo os preços atingido máximos históricos.

Ler mais »

17/10/2025
Finsolutia lança plataforma que “acelera” os processos de crédito à habitação

A redução de custos operacionais, o aumento do controlo e da visibilidade sobre o pipeline de crédito e uma maior eficiência na gestão de equipas e processos são alguns dos benefícios da nova plataforma Habic

Ler mais »

17/10/2025
70 mil créditos à habitação passam por intermediários. Banca: 55 mil

Garantia pública de apoio aos jovens ajudou à expansão da atividade de intermediação, por onde passaram 10 mil milhões de euros em crédito à habitação em 2024.

Ler mais »

17/10/2025
Corum investe 228 M€ em quatro imóveis em Setembro

As quatro “importantes” aquisições de imóveis aconteceram em França, Irlanda e Reino Unido, através dos fundos Corum Origin e Corum XL

Ler mais »

15/10/2025
Casas em Portugal estão sobrevalorizadas em 35%, alerta Comissão Europeia

Portugal tem as casas mais sobrevalorizadas da Europa e o esforço financeiro das famílias para comprar ou arrendar casa é dos mais elevados do espaço europeu, revela um relatório da Comissão Europeia.

Ler mais »

15/10/2025
Santo Tirso vai receber primeiro projeto de habitação a custos acessíveis

A iniciativa insere-se na Estratégia Local de Habitação. No total, estarão disponíveis 70 apartamentos com tipologias T1, T2 e T3.

Ler mais »

15/10/2025
Rendas moderadas até 2.300 euros superam 80% das casas em Portugal

Maioria das casas para arrendar em Lisboa e no Porto tem rendas moderadas entre 400 e 2.300 euros, mostram dados do idealista.

Ler mais »

14/10/2025
Governo “acena” aos investidores com isenções fiscais para projetos de BTR

Construir para arrendamento terá isenção de IRS, IRC, IMT ou AIMI, caso as rendas estejam dentro do intervalo considerado “moderado”.

Ler mais »

14/10/2025
Mais de 500 imóveis da Segurança Social estão vazios, alerta Tribunal de Contas

Em plena crise habitacional, 586 imóveis da Segurança Social encontram-se vazios em todo o país, revela um relatório do Tribunal de Contas.

Ler mais »

14/10/2025
Governo quer agilizar o financiamento para habitação acessível ou pública

Deu entrada na Assembleia da República, a 29 de setembro, uma Proposta de Lei do Governo, que isenta de fiscalização prévia do Tribunal de Contas os contratos de financiamento destinados à promoção, reabilitação e aquisição de imóveis para habitação acessível ou pública, ou para alojamento temporário para fins habitacionais, incluindo estudantis.

Ler mais »

14/10/2025
Arrendamento acessível e arrendar para subarrendar acabam ou não?

Em setembro o Governo introduziu o novo conceito de “renda moderada”, com um teto de 2300 euros, que suscitou alertas de que poderia incentivar a especulação de preços.

Ler mais »

13/10/2025
Stock logístico em Portugal aumentou 30% nos últimos seis anos

Entre 2019 e 2025 o stock passou de 4 para 5,5 milhões m2, mas as taxas de disponibilidade estão em mínimos históricos.

Ler mais »

13/10/2025
Preço médio das casas dispara nas áreas metropolitanas e turísticas entre 2021 e 2025

De acordo com os dados da ERA Portugal, Madeira, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa e Faro são as regiões com maior crescimento do preço médio dos imóveis.

Ler mais »

13/10/2025
Procura por imóveis no Algarve cresce 30,6% até agosto

De acordo com os dados da Remax, Portimão, Albufeira e Loulé são os concelhos com maior procura imobiliária no Algarve.

Ler mais »

13/10/2025
Governo espera encaixar mais de mil milhões de euros com a venda de edifícios públicos

O Governo anunciou a intenção de vender imóveis públicos, alguns deles emblemáticos, com o intuito de aplicar a receita “ao serviço da habitação pública”. Em 2026 espera arrecadar mais de mil milhões.

Ler mais »

09/10/2025
Escalões do IMT atualizados em 2%. IMT Jovem para casas até 330,5 mil euros. Veja aqui as novas tabelas

O Governo decidiu atualizar em 2% os escalões do IMT, o que significa que os imóveis transacionados ficarão isentos até aos 106.346 euros. Já o IMT jovem passa a aplicar-se a casas até aos 330.539 euros.

Ler mais »

09/10/2025
Governo não antecipa mexidas nos juros por parte do BCE no próximo ano

Na proposta do Orçamento do Estado para 2026, o Executivo liderado por Luís Montenegro prevê que a política monetária mantenha-se “relativamente inalterada”. Espera-se um alívio, embora pouco acentuado, na Euribor a três meses.

Ler mais »

08/10/2025
Odivelas ultrapassa Lisboa no esforço financeiro para comprar casa

Estudo realizado pela Pordata revela que os preços medianos da venda de habitações novas em Lisboa ascenderam, no ano de 2024, a 5.035 euros por m2.

Ler mais »

08/10/2025
Mais de 500 milhões do OE vão ser destinados a acelerar oferta de habitação acessível

Segundo a resolução do Conselho de Ministros, as 3.300 habitações que ficam fora do financiamento do PRR serão pagas com “verbas provenientes de fontes nacionais de financiamento, a inscrever no orçamento do IHRU”.

Ler mais »

08/10/2025
Criação de empresas: imobiliário e construção são motores de crescimento

“Atividades imobiliárias cresceram 22% (+860 constituições) e a construção 13% (+607 constituições)”, segundo a Informa D&B.

Ler mais »

08/10/2025
Crédito habitação: apenas 40% dos jovens recorreu à garantia pública

Mais de metade dos jovens até aos 35 anos que celebraram contratos de crédito habitação descartaram garantia pública (entre janeiro e agosto).

Ler mais »

08/10/2025
Habitação: BEI avalia novo empréstimo de 1.000 milhões a Portugal

Garantia dada por Nadia Calviño, presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Ler mais »

06/10/2025
Mome atrai belgas para investimento de 140 milhões no Porto

A gestora de cooperativas privadas de habitação firmou uma parceira com o fundo Revive Impact Fund para a aquisição de um terreno na zona portuense do Amial, onde prevê começar a construir, dentro de um ano, um empreendimento residencial com mais de 400 casas.

Ler mais »

06/10/2025
Bruxelas propõe 20 anos a preços acessíveis para apoios na habitação

Comissão Europeia colocou em consulta pública a revisão das regras de auxílio de Estado, com proposta dos serviços que obriga a que habitações a preços acessíveis que recebam apoios públicos fiquem fora do mercado “livre” durante pelo menos duas décadas.

Ler mais »

05/10/2025
Lisboa e Porto concentram mais de dois terços das casas do 1.º Direito

Os candidatos às câmaras municipais de todo o país têm colocado a habitação no topo das prioridades e apostam no 1.º Direito como solução, mas Lisboa e Porto levam a larga maioria do dinheiro.

Ler mais »

01/10/2025
BEI vai investir 3.000 milhões de euros em um milhão de habitações acessíveis na União Europeia

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai investir 3.000 milhões de euros na construção de um milhão de casas acessíveis na União Europeia nos próximos cinco anos. O anúncio foi feito por Elena Campelo, chefe da Divisão de Desenvolvimento Urbano do BEI, durante a conferência The District 2025, que decorre esta semana em Barcelona.

Ler mais »

30/09/2025
Investimento em imobiliário comercial com melhor semestre em cinco anos

Os dados são revelados no estudo Marketbeat Portugal Outono 2024, publicado pela Cushman & Wakefield.

Ler mais »

17/09/2025
Mercado imobiliário português regista melhor arranque desde 2020 com investimento de 1,23 mil milhões no 1.º semestre

Investimento imobiliário em Portugal dispara 90% no 1.º semestre, atingindo 1,23 mil milhões de euros, o melhor arranque desde 2020, segundo o Dils Recap.

Ler mais »

17/09/2025
Espanha quer integrar no arrendamento 53 mil alojamentos turísticos ilegais

O Ministério da Habitação e Agenda Urbana, de Espanha, notificou as plataformas digitais para remover 53.876 anúncios de alojamentos turísticos sem número de registo obrigatório. Estas habitações solicitaram inscrição desde 1 de Julho, mas não cumpriram os requisitos legais.

Ler mais »

17/09/2025
Francesa Soprema investe mais de 100 milhões no Ribatejo

Este investimento será realizado na região do Ribatejo, envolvendo infraestruturas industriais localizadas em Alpiarça e Almeirim.

Ler mais »

17/09/2025
Juros do BCE vão manter-se estáveis por “algum tempo”. Santos Pereira rejeita ser “pomba”

O próximo governador do Banco de Portugal considera que o posicionamento atual das taxas de referência na Zona Euro é adequada, mas defende que é importante haver margem para a política monetária ajudar a economia.

Ler mais »

16/09/2025
BNP Paribas: Próxima mexida do BCE deve ser uma subida de juros em 2026

Os especialistas do banco francês consideram que o ciclo de cortes do Banco Central Europeu chegou ao fim, mas os riscos dos estímulos orçamentais alemães podem reaquecer não só a economia, mas também a inflação e levar a autoridade monetária a agir.

Ler mais »

16/09/2025
Governo quer concluir inventário dos imóveis do Estado até final de 2026

Garantia dada pelo secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, José Maria Brandão de Brito.

Ler mais »

10/09/2025
Investimento regista o semestre mais forte desde 2020

O volume investido no imobiliário de rendimento até junho supera em 82% os resultados de igual semestre do ano passado, e está 28% acima da média dos últimos 5 anos, de acordo com as contas da JLL.

Ler mais »

10/09/2025
Preços da habitação subiram mais de 20% em julho

Este crescimento está próximo do máximo de 21,1% que foi atingido apenas duas vezes, em 1991 e 2022.

Ler mais »

10/09/2025
Bruxelas vai propor plano para a habitação e quer erradicar pobreza na UE até 2050

Ursula von der Leyen prometeu, no debate do Estado da União, avançar com medidas para combater a atual crise da habitação. Comprometeu-se ainda a apresentar um plano para erradicar a pobreza até 2050.

Ler mais »

10/09/2025
Custos de construção de habitação nova sobem 4,8% em julho

Entre os materiais que mais influenciaram a subida estão os vidros e espelhos e os aparelhos de climatização.

Ler mais »

10/09/2025
Arrendamento. Preços dos quartos subiram 8% no último ano

Bragança foi a cidade onde os preços mais aumentaram (15%). Já em Lisboa os preços mantiveram-se estáveis. No Porto, caíram 3%.

Ler mais »

Etiquetas

acessibilidade habitação aguirre newman alavancagem alemanha alojamento local ana rita pereira angola antónio josé duarte arrendamento arrendamento acessível arrendamento com opção de compra augusto homem de mello aurare avaliação bancária avaliação de hoteis avaliações imobiliárias b. prime balcão nacional de arrendamento bani barómetro benefícios fiscais bernardo d'eça leal blockchain blogs bolha imobiliária bond yields branded residences brasil bruno lobo bruno silva built-to-rent. buy-to-let camara municipal de lisboa carlos gonçalves carlos leite de sousa casafari casas Case Shiller cbre china commercial real estate comprar casa comércio confidencial imobiliário construção consultoria consultoria hoteleira consultoria imobiliária contrato promessa core coronavirus covid19 coworking crédito habitação crédito imobiliário crédito mal-parado cushman wakefield dação em pagamento discounted cash-flow distressed assets double dip dívida dívida pública entrevistas escritórios esg espanha estónia EUA euribor eurostat eventos facebook fernando vasco costa filipe almeida e silva financiamento finanças imobiliárias fiscalidade FMI francisco espregueira francisco silva carvalho francisco virgolino frança fundos de investimento fundos de reabilitação urbana fundos imobiliários fundos pensões golden visa Gonçalo Nascimento Rodrigues grécia habitação habitação acessível hipoteca holanda hotelaria hotéis imi imobiliário imobiliário do estado imobiliário portugal imobiliário turístico imposto de selo impostos imt imóveis banca industrial inflação inprop fund inteligência artificial investimento investimento imobiliário ipd irc irlanda irs islândia itália iva jorge catarino jorge próspero dos santos josé carlos marques da silva joão abelha joão fonseca joão madeira de andrade joão nunes knight frank lei arrendamento lisboa logística ltv luís francisco mais-valias marketing massimo forte mediação imobiliária NAMA nar non-performing loans notícias nrau nuno ribeiro obama obrigações do tesouro oportunístico ordem dos avaliadores orey financial out of the box património patrícia barão pedro pereira nunes portais de imobiliário porto Portugal preços casas price earnings price to income price to rent prime watch prime yield promoção imobiliária proptech prédios com rendas antigas reabilitação urbana real estate reit rendas residências 3ª idade residências estudantes retail parks reverse mortgage revista imobiliária ricardo da palma borges ricardo guimarães ricardo pereira rics risco Rui Alpalhão rui bexiga vale rui soares franco rácio de afordabilidade sale and leaseback sareb segunda habitação senior living sigi spread taxa de actualização taxa fixa taxa interna de rentabilidade taxas de juro taxa variável tecnologia turismo turismo residencial uk value-add vender casa wacc yield índices imobiliários

Out of the Box Social Media

Subscreva a nossa newsletter

    Recomendado

    Barómetro