O core já não é o que era

O core já não é o que era

O investimento em activos imobiliários do estilo core, já não é o que era. O mercado sofreu alterações substanciais nos últimos tempos, em grande parte decorrente da pandemia do Covid-19, levando a que os gestores de carteiras core olhem para os activos imobiliários de outra forma.

Desde sempre, os activos ou veículos de investimento do estilo core foram vistos como refúgio para muitos investidores. Carteiras diversificadas, com estabilidade de rendimento e qualidade superior dos seus activos, quer em termos de localização, como de ocupação; categoria baixa de risco, segurança, estabilidade na distribuição dos dividendos e valorização estável no longo prazo. Tudo ingredientes mais que suficientes para atrair um certo tipo de investidores.

Novos tempos, novas escolhas

Mas os tempos mudaram. Os segmentos de mercado escolhidos, sobretudo estes, são outros. Tradicionalmente, os segmentos de escritórios e retail eram os prioritários; agora, os gestores de carteiras core olham para habitação, industrial e logística.

Leia também “Investimento em habitação continua a bater recordes

A composição deste tipo de carteiras, percebe-se estar a sofrer alterações. Segundo dados da INREV, o segmento industrial é agora o segundo com maior exposição do sector de todos os fundos equilibrados no índice PEPFI. Há quatro anos, era o terceiro. O segmento de escritórios continua a ter a maior exposição (42,2% versus 44,6% em 2018), e o residencial representa apenas 10,7% (embora bem acima dos 3,2% em 2018).

E não é só em termos dos segmentos-alvo que os veículos core estão a alterar as suas escolhas; a escolha da localização também tem sofrido mudanças. A Alemanha, sempre vista como uma localização (também ela) refúgio, encontra-se neste momento perante alterações significativas, muito decorrentes da proximidade à Ucrânia e ao impacto que o País tem sofrido, fruto da guerra instalada. Novos destinos são agora procurados.

A falta de oferta

A falta de oferta é um outro desafio. O mercado apresenta acentuadas lacunas no que respeita à oferta de activos de estilo core. Na prática, quem os tem, não os vende e pouco se tem visto de nova promoção imobiliária deste tipo de activos.

Isto leva, inevitavelmente, os fundos core a ter de fazer opções: ou investem noutro tipo de activos (como, aliás, já acima vimos), ou assumem estratégias mais arriscadas, de value-add com o objectivo, a prazo, de transformar esses activos em core.

A estratégia-tipo de aquisição de activos já estabelecidos no mercado está a evoluir para a adopção de algum risco na promoção. A falta de oferta instalada no mercado a isso obriga.

O novo core

As antigas estratégias de investimento core estão, então, a evoluir. Actualmente, podem subdividir-se em “old core”, “agressive core” ou “sector specialist”. Na opinião de Will Robson, global head of real estate solutions research na MSCI, as recentes alterações do mercado levam a que os fundos alterem as suas perspectivas sobre os activos imobiliários que possam ser categorizados como “core”. Existem aqueles já presentes há mais tempo e que mantêm as suas carteiras e estratégias iniciais e diversificadas (old core), os mais agressivos que olham para sectores mais alternativos (agressive core) e aqueles que procuram especializar-se em determinados segmentos de mercado, opondo-se à estratégia típica de diversificação (sector specialist).

Bons negócios (imobiliários)!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios assinalados com *

So, what's new?

30/06/2022
Escalões do IMT para habitação com primeira atualização desde 2011

Isenção de Imposto Municipal sobre Transmissões aumentou e passa a estar fixada nos 93.331 euros, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2022.

Ler mais »

30/06/2022
NÚMERO DE FOGOS LICENCIADOS EM CONSTRUÇÕES NOVAS COM ACRÉSCIMO DE 2,7%

De acordo com a Síntese Estatística da Habitação da AICCOPN, foram concedidos 5.475 milhões de euros em novos empréstimos à habitação, nos primeiros três meses do ano.

Ler mais »

29/06/2022
Mercado de escritórios evidencia procura por áreas de grande dimensão

Take up de escritórios em Lisboa e Porto soma mais de 34.000 m² em maio.

Ler mais »

29/06/2022
BCE de mãos atadas para combater boom imobiliário, alerta especialista

O Banco Central Europeu (BCE) está de mãos atadas, já que as suas ferramentas de política monetária parecem ser insuficientes para lidar com o boom dos preços do imobiliário

Ler mais »

28/06/2022
Rendas da habitação no primeiro trimestre aumentaram 6,4%

Entre janeiro e março, a renda mediana dos 23.934 novos contratos de arrendamento de casas em Portugal atingiu 6,16 euros por metro quadrado, menos que no último trimestre de 2021, mas mais 6,4% que no trimestre homólogo

Ler mais »

28/06/2022
BCE pondera retirar liquidez do sistema bancário para compensar novas compras de dívida

A autoridade monetária pretende acompanhar as compras de ativos com operações que permitam aos bancos realizar depósitos no BCE em troca de uma taxa de juro superior à taxa de juro de referência.

Ler mais »

28/06/2022
Inflação e subida dos juros vão travar acesso dos portugueses à compra de casa

Mesmo com este impedimento, o Banco de Portugal refere que uma correção dos preços ainda não é iminente.

Ler mais »

28/06/2022
Contributo direto e indireto do turismo para o PIB foi de 16,8 MM€, em 2021

A atividade turística, em Portugal, terá tido um contributo total (direto e indireto) de 8% para o PIB, em 2021, comparando com os 6,6%, de 2020, e 11,8%, em 2019

Ler mais »

27/06/2022
Famílias já consumiram 60% da poupança da covid

Face ao pico de poupança registado no primeiro ano da pandemia, as famílias já gastaram cerca de 8,2 mil milhões de euros, segundo dados do INE. A taxa de poupança deve cair para 6% até 2024 – com a inflação a ajudar à redução da “almofada” financeira das famílias.

Ler mais »

27/06/2022
Avaliação bancária das casas aumentou 24 euros por m2 em maio

Em maio o valor mediano de avaliação bancária atingiu os 1.380 euros por metro quadrado. Um valor 13,9% mais elevado do que um ano antes.

Ler mais »

27/06/2022
Portugal em 6º lugar entre os países da OCDE com maior risco de bolha imobiliária

O preço das casas é 56% superior ao das rendas e quase 47% superior ao rendimento das famílias.

Ler mais »

27/06/2022
Lojas históricas continuam com rendas protegidas até 2027

A proteção destes arrendamentos está prevista no Orçamento de Estado para 2022.

Ler mais »

27/06/2022
Habitação. Investimento estrangeiro anima mercado residencial na Madeira

Mercado residencial de luxo é o segmento com maior crescimento no centro do Funchal: preços por metro quadrado atingem os €8 mil

Ler mais »

27/06/2022
Hotéis à venda? Oferta caiu no 1.º trimestre, revela o idealista

No total, existiam 187 unidades para venda no 1.º trimestre de 2022.

Ler mais »

24/06/2022
Banco de Portugal avisa para risco de queda nos preços das casas

O supervisor alerta para múltiplos riscos e vulnerabilidades que podem afetar a estabilidade financeira, como os preços da habitação, aumento de imparidades na banca ou redução do rendimento disponível.

Ler mais »

22/06/2022
Imobiliárias e especialistas afastam risco de bolha

O novo contexto de inflação alta e subida das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) – e de aumento da Euribor – não deverá provocar uma bolha imobiliária nem colocar riscos à estabilidade dos bancos

Ler mais »

22/06/2022
Sonae “multiplica” donos nos “shoppings” da Sierra

Fundo da Fidelidade adquiriu por 7,9 milhões de euros uma fração do GaiaShopping, que está arrendada a duas marcas internacionais de moda. “É usual existirem algumas frações detidas por outras entidades nos centros comerciais geridos/codetidos pela Sonae Sierra”, admitiu o braço imobiliário do grupo da Maia.

Ler mais »

22/06/2022
Interfundos vende imóvel no Sintra Business Park

A Cluttons foi a responsável pela transação de venda do respetivo imóvel a um Fundo Imobiliário.

Ler mais »

22/06/2022
Escritórios em Lisboa com volume de absorção de 64.289 m² até maio

Até ao final de maio, o mercado de escritórios do Porto registou um volume de absorção total de 23.524 metros quadrados.

Ler mais »

21/06/2022
FUNDOS IMOBILIÁRIOS MANTÊM TENDÊNCIA DE DESCIDA

Os dados apresentados pela CMVM, relativos ao mês de maio, voltam a apresentar uma queda no valor sob gestão do agregado dos fundos imobiliários nacionais. Este valor agora totaliza aproximadamente 10.840 milhões de euros, um valor inferior ao anterior em 110 milhões (-1,01%).

Ler mais »

21/06/2022
Valorização acelera em maio: Preço da habitação aumenta 2,5% no último mês

O preço de venda da habitação em Portugal (Continental) aumentou 2,5% em maio face ao mês anterior.

Ler mais »

21/06/2022
Alterações ao arrendamento urbano travadas pelo Parlamento

Propostas do PCP, BE, PAN e Chega chumbadas pelos deputados na Assembleia da República.

Ler mais »

20/06/2022
CTT iniciam negociações para criar veículo de gestão imobiliária

A operadora postal entrou em negociações “exclusivas” com um co-investidor para criar um veículo de gestão dos seus mais de 400 ativos imobiliários.

Ler mais »

20/06/2022
SIGI têm novas regras para combater branqueamento de capitais

Novas informações sobre a constituição da SIGI e das suas contrapartes terão de ser enviadas à CMVM a partir de agora.

Ler mais »

20/06/2022
Formação mínima obrigatória na mediação imobiliária – o que vai mudar?

Fernando Batista, presidente do IMPIC, avança mais detalhes sobre a nova lei destinada aos mediadores imobiliários.

Ler mais »

17/06/2022
Bancos aceleram venda de carteira de malparado

Os bancos estão a negociar a venda de ativos de imobiliário e de turismo que estão no fundo ECS Capital. O valor em cima da mesa é inferior a 900 milhões, depois de uma revisão em baixa da oferta apresentada pela americana Davidson Kempner Partners.

Ler mais »

16/06/2022
Dispara compra de casa por americanos

Americanos e ingleses são os estrangeiros que mais compram residências de luxo em Portugal este ano. Há cada vez mais casas vendidas com valores entre os três e os nove milhões, diz ao Negócios a Sotheby’s.

Ler mais »

15/06/2022
INVESTIMENTO EM CONSTRUÇÃO REGISTA AUMENTO DE 5,3% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

Registou-se também, no primeiro trimestre de 2022, um aumento do número de fogos licenciados em construções novas em 8%, em termos homólogos.

Ler mais »

15/06/2022
BCE vai ser mais flexível na compra de dívida. Acelera nova ferramenta anti-crise

O Conselho do BCE reuniu-se esta quarta-feira de emergência perante a turbulência dos mercados. A autoridade monetária decidiu que vai flexibilizar a compra de dívida e que vai acelerar o desenho do novo instrumento “anti-fragmentação”.

Ler mais »

15/06/2022
Euribor a seis meses regista nível mais elevado desde 2014

A taxa mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, fixou-se ontem (14 de junho) nos 0,175%.

Ler mais »

15/06/2022
Juros do crédito à habitação ascendem a máximos de abril de 2021

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se em 0,826% em maio

Ler mais »

14/06/2022
Rendas das casas sobem 2,6% em maio em termos homólogos

As regiões com a variação mensal positiva mais elevada foram os Açores e o Algarve, com taxas de 0,5% e 0,4%, respetivamente, não se tendo observado qualquer região com variação negativa do respetivo valor médio das rendas de habitação.

Ler mais »

14/06/2022
INE confirma inflação de 8% em maio, a mais alta desde fevereiro de 1993

Dados finais do Instituto Nacional de Estatística confirmam que a variação homóloga da inflação em maio foi de 8%. Taxa é superior em 0,8 pontos percentuais à observada em abril e a mais elevada desde fevereiro de 1993.

Ler mais »

14/06/2022
“Há uma maior probabilidade de incumprimento de hipotecas” em Portugal

Quem o diz é a OCDE no Economic Outlook, já que cerca de 70% dos portugueses tem crédito habitação de taxa variável

Ler mais »

14/06/2022
Vistos Gold: Investimento atribuído em maio subiu 94% para 53,8 milhões de euros

O investimento em compra de bens imóveis contabilizou em abril 44,9 milhões de euros, dos quais 16,8 milhões em reabilitação urbana, enquanto na transferência de capital o valor foi de 8,8 milhões de euros.

Ler mais »

14/06/2022
AL regista 73% de ocupação média em abril

A Páscoa impulsionou o grande desempenho verificado no mercado de Alojamento Local em Lisboa e Porto, no mês de abril, de acordo com os dados da Confidencial Imobiliário no âmbito do SIR-Alojamento Local, sistema estatístico que monitoriza o desempenho do mercado de Alojamento Local em Lisboa e Porto.

Ler mais »

14/06/2022
Taxa de ocupação situa-se entre 40% e 59% este verão

Conforme o inquérito da AHP feito aos hoteleiros, antevê-se que o preço médio nas Regiões Centro, Lisboa e Norte seja igual aos níveis de 2019, superando-se nas restantes regiões.

Ler mais »

03/06/2022
Juros do crédito para a casa já disparam e não vão parar por aqui

Os novos empréstimos tiveram o juro mais alto desde julho de 2020. A subida da Euribor não deverá inverter antes de, pelo menos, 2024.

Ler mais »

03/06/2022
Imóveis do Estado fintam a pandemia e valorizam

Venda de hospital e valorização dos parques empresariais justificam recuperação dos resultados da gestora de imóveis do Estado.

Ler mais »

03/06/2022
Reforço na atratividade do mercado residencial de Lisboa

Atualmente, os compradores procuram casas que lhes proporcionem saúde, conforto e qualidade de vida.

Ler mais »

02/06/2022
Imobiliária alemã Trei está a vender 50 lojas arrendadas ao Pingo Doce

Existem já 15 ofertas iniciais para o portefólio das 50 lojas, que podem ser vendidas por mais de 150 milhões de euros, indica a Bloomberg.

Ler mais »

01/06/2022
idealista compra HCPro

HCPro é uma das soluções tecnológicas de software imobiliário mais utilizadas em Portugal.

Ler mais »

30/05/2022
Parlamento vende moradia no Funchal ao fim de dez anos

Desde 2013 que a Assembleia da República tentava vender a Quinta do Leme, que acolhia a Provedoria de Justiça na Madeira. Depois de três hastas públicas desertas e de várias propostas, a venda foi fechada por 430 mil euros, 20 mil euros abaixo do valor inicial.

Ler mais »

30/05/2022
Imobiliário. Intenções de investimento caem 20% nos primeiros três meses do ano

Pedidos de licenciamento caem no 1º trimestre, no maior recuo trimestral desde 2015. Custos de construção e expectativa de inflação geram incerteza no mercado

Ler mais »

30/05/2022
Avaliações feitas pelos bancos às casas sobem 13% em Abril face a 2021

Tendência de subida do valor das avaliações bancárias à habitação prolongou-se durante o mês de Abril, aumentando 25 euros num mês. Maior subida mensal registou-se na região Centro

Ler mais »

27/05/2022
Preços dos imóveis comerciais aumentaram 5,1% em 2021

Registou-se o maior aumento, desde 2010, no preço das propriedades comerciais.

Ler mais »

27/05/2022
Lisboa e Porto registam quebra de 60% nos fogos em licenciamento

Lisboa e Porto registaram uma forte quebra na atividade de nova promoção residencial no arranque do ano, ambas com um pipeline em torno de 30 projetos habitacionais geradores de 250 fogos no 1º trimestre de 2022.

Ler mais »

27/05/2022
Sede do Novo Banco recebe mais de 100 ofertas

O edifício que está atualmente à venda data de 1980 e foi inaugurado no dia 9 de novembro desse ano para marcar o centenário do Banco Espírito Santo & Comercial de Lisboa, que em 1999 passou a BES. Foi herdado pelo Novo Banco aquando da resolução do BES em agosto de 2014.

Ler mais »

27/05/2022
Francês Corum faz compra de 16 milhões junto ao Stop do Porto

Seis meses após a sua primeira aquisição em Portugal, com a compra do espaço onde está sediada a Unicre, em Lisboa, o fundo Corum Eurion adquiriu um imóvel na portuense Rua do Heroísmo.

Ler mais »

26/05/2022
Aprovada proposta do PS que reduz planeamento fiscal agressivo no IMT

Em causa está o alargamento da incidência do IMT ao excesso de quota-parte que ao adquirente pertencer, nos bens imóveis, no âmbito da transmissão onerosa do direito à meação.

Ler mais »

26/05/2022
Avaliação bancária da habitação sobe 12,1% no primeiro trimestre de 2022

De acordo com a Síntese Estatística de Habitação anunciada hoje pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, no 1º Trimestre de 2022, os fogos licenciados em construções novas aumentaram 8%, a concessão de novos créditos à habitação totalizou 4.155 milhões de euros e a avaliação bancária da habitação subiu 12,1%.

Ler mais »

25/05/2022
Portugal tem cada vez menos casas para vender. Escalada de preços à vista

No final de abril havia 135 mil imóveis disponíveis para venda, menos 15 mil do que no final do ano passado, “o que pode provocar uma escala de preços a curto prazo, especialmente nas grandes cidades”, alerta a consultora imobiliária Imovendo.

Ler mais »

24/05/2022
PRR TEM €774,8M DISPONÍVEIS PARA HABITAÇÃO PÚBLICA ACESSÍVEL

O investimento também será encaminhado à aquisição para reabilitação e na reabilitação de habitações públicas, que dará origem a 6.800 habitações públicas acessíveis.

Ler mais »

24/05/2022
Lisboa quer atribuir cerca de 30 espaços comerciais em bairros municipais

A Câmara de Lisboa vai lançar em julho um concurso para atribuição de cerca de 30 espaços comerciais, no âmbito do programa Loja para Todos, para promoção do desenvolvimento local em bairros municipais, anunciou hoje a autarquia.

Ler mais »

23/05/2022
Lagarde diz que o BCE vai deixar de ter juros negativos no fim do terceiro trimestre

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) é cada vez mais clara sobre a estratégia que irá seguir em julho. Após ter sinalizada os juros irão subir, a francesa deu sinais sobre a dimensão desse aumento: no terceiro trimestre deverão deixar de haver taxas negativas.

Ler mais »

23/05/2022
Novo Banco vende portefólio de imobiliário logístico

A subsidiária GNB Real Estate já tinha comunicado, no final da semana passada, a celebração de um contrato de promessa de compra e venda, após processo de venda competitivo, para o desinvestimento de uma carteira de ativos imobiliários detido maioritariamente pelos fundos imobiliários NB Património e NB Logística.

Ler mais »

23/05/2022
Há perto de 3 mil imóveis para adquirir com cripto em Portugal. Estes são os mais caros

A imobiliária portuguesa Zome lançou um portal para permuta de casas com cripto. Ao que o Negócios apurou, há mais de 2.600 casas à venda. Porto lidera a oferta.

Ler mais »

23/05/2022
Taxas Euribor descem a três, a seis e a 12 meses

As taxas Euribor desceram hoje a três, a seis e a 12 meses, depois de na sexta-feira terem registado novos máximos desde julho de 2020, fevereiro de 2016 e outubro de 2014, respetivamente.

Ler mais »

23/05/2022
Lisboa é a terceira cidade mais cara do mundo para se viver, aponta estudo

A cidade de Lisboa foi nomeada a terceira mais cara do mundo para se viver, de acordo com um estudo da seguradora inglesa CIA Landlord, que comparou os rendimentos com os preços da habitação e o custo de vida.

Ler mais »

23/05/2022
Subida de juros no Canadá já levou à queda nos preços das casas

Em pleno risco de bolha imobiliária, o país norte-americano viu as casas ficarem mais baratas pela primeira vez em dois anos.

Ler mais »

23/05/2022
Escritórios: procura em alta triplica ocupação em Lisboa e no Porto

Foi em abril em que a ocupação de escritórios em Lisboa e no Porto foi mais expressiva desde o início de 2022, diz estudo.

Ler mais »

20/05/2022
Fundo do Turismo investe em seis edifícios até março

No total, os investimentos do fundo Territórios de Baixa Densidade Turísticos no primeiro trimestre do ano foram de 6,4 milhões de euros. Imóveis comprados vão ser transformados em alojamento.

Ler mais »

20/05/2022
Preço das casas cresce três vezes mais do que rendimento das famílias

É nos grandes centros, como Lisboa e Porto, que mais se sente o hiato entre rendimento e encargos com a habitação

Ler mais »

20/05/2022
Construção já faz orçamentos com validade de oito dias

Empresas do setor da construção, que habitualmente apresentavam propostas válidas por três ou seis meses, não vão agora além dos 15 dias e há quem já o faça apenas por uma semana. Ramos Ferreira, Steconfer e Vector Mais explicam como estão a gerir a volatilidade dos preços.

Ler mais »

20/05/2022
Savills prevê diminuição de 8-10% na procura de escritórios na Europa

O estudo Impacts 2022, desenvolvido pela Savills, observa o impacto que a Covid-19 trouxe ao mercado, bem como as novas tendências que surgiram.

Ler mais »

19/05/2022
Setor do imobiliário resiste à crise

Apesar dos grandes desafios dos últimos anos, o mercado tem conseguido manter algum dinamismo e apresentou um crescimento sustentado em 2021.

Ler mais »

19/05/2022
Soluções para casas vazias em Lisboa? Estas são as condições do programa

A Câmara Municipal de Lisboa e a Startup Lisboa lançaram a iniciativa Hackathome, que desafia os jovens universitários a apresentarem “soluções inovadoras, digitais e sustentáveis” para o problema da habitação na cidade, onde há 48 mil casas vazias.

Ler mais »

19/05/2022
Data centers portugueses podem valer 1,2 mil milhões em 2027

Os dados da consultora norte-americana Aritzon estimam que o mercado português de data centers possa crescer significativamente face ao valor de 2021, quando rondava os 885 milhões de euros.

Ler mais »

19/05/2022
Investimento em imobiliário comercial quase duplica para 380 milhões até março

“O investimento em imobiliário comercial atingiu os 380 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, quase o dobro em relação ao período homólogo do ano anterior”, indicou, em comunicado, a empresa de investimento e serviços imobiliários comerciais.

Ler mais »

19/05/2022
Governo vai regular empresas de gestão de condomínios

Diploma está em fase final de preparação e o objetivo é passar a exigir garantias de idoneidade e assegurar “profissionalismo e responsabilidade”. Obrigatoriedade de ter porta aberta ao público, contratar um seguro ou ter formação deverão estar entre as novas medidas, diz o setor.

Ler mais »

17/05/2022
Investimento em fundos imobiliários volta a cair em abril

O montante sob gestão em fundos de investimento imobiliário caiu 78,6 milhões de euros em abril face a março, uma quebra de 0,71%, segundo a CMVM

Ler mais »

17/05/2022
Custos da construção sobem preços das casas e travam novos projetos

Analistas antecipam que preços das casas aumentem 5% até ao final do ano. Projetos residencias para a classe média estão em risco.

Ler mais »

17/05/2022
FMI sugere que BdP introduza ‘amortecedor’ contra risco da exposição da banca ao imobiliário

O FMI sugere que o BdP considere uma reserva de capital anticíclica ou uma reserva setorial de risco sistémico contra potenciais riscos da exposição da banca ao imobiliário e defende uma recomposição gradual dos níveis de capital

Ler mais »

16/05/2022
Arrendamento acessível: Governo pede novos projetos a privados

Secretária de Estado da Habitação lança desafio ao setor privado para investir e trabalhar com Governo na oferta de casas.

Ler mais »

16/05/2022
PS quer prolongar protecção dos contratos de arrendamento das lojas históricas até 2027

A norma transitória que protege os contratos de arrendamento das lojas históricas vai chegar ao fim no próximo mês de Junho. PS quer prorrogar esse prazo por mais cinco anos.

Ler mais »

12/05/2022
Construtoras vão poder rever preços de obras se custos aumentarem 20%

A medida consta de um regime criado pelo Governo, para dar resposta ao aumento acentuados dos custos de construção. O novo regime vai vigorar até ao final do ano e aplicar-se aos contratos públicos, podendo estender-se “aos contratos de empreitadas de obras particulares”.

Ler mais »

12/05/2022
Rendas das casas sobem 2,4% em abril em termos homólogos

Todas as regiões apresentaram variações positivas, tendo o Algarve, a Madeira e Lisboa registado as mais altas, segundo o INE.

Ler mais »

12/05/2022
Créditos à habitação em negociação por incumprimento aumentaram após fim das moratórias

Os créditos à habitação que integraram o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI) aumentaram no segundo semestre de 2021, com o fim das moratórias de crédito, mas mantiveram-se abaixo de níveis pré-pandémicos, segundo o BdP.

Ler mais »

11/05/2022
Lagarde admite que taxas de juro podem subir em julho

A presidente do BCE admitiu que as taxas de juro diretoras da zona euro podem subir algumas semanas depois do fim do programa de compra de ativos, que o que tudo indica, termina no início do terceiro trimestre.

Ler mais »

11/05/2022
Algarve entre os mercados mais procurados para primeira habitação

O teletrabalho e os modelos híbridos potenciaram esta geografia como escolha para primeira habitação não só por famílias portuguesas, mas igualmente estrangeiras.

Ler mais »

11/05/2022
Custos de construção de habitação nova disparam 11,6% em março

Os custos de construção de habitação nova dispararam 11,6% em março em termos homólogos, mais 3,0 pontos percentuais do que no mês anterior, traduzindo sobretudo a subida dos preços dos materiais, estimou hoje o INE.

Ler mais »

11/05/2022
Venda de carteiras de crédito malparado já somam mais de 1000 milhões de euros em 2022

O volume de NPL em Portugal corresponde atualmente a 3,5% do montante de crédito contabilizado no sistema financeiro nacional.

Ler mais »

11/05/2022
Governo aprova regime temporário de revisão de preços na construção

O regime excecional e temporário visa permitir a revisão de preços nas empreitadas de obras públicas e nos contratos de aquisição de bens e serviços, podendo também ser aplicado, de forma facultativa, às obras particulares.

Ler mais »

10/05/2022
Imobiliário: investimento até março é o mais baixo dos últimos cinco anos

Mais de dois terços (cerca de 70%) de todo o investimento feito no mercado imobiliário português ao longo do primeiro trimestre deste ano teve como destino os escritórios.

Ler mais »

10/05/2022
Obras licenciadas sobem 3,5% nos primeiros dois meses de 2022

O número total de obras de edificação e reabilitação licenciadas aumentou 3,5% nos primeiros dois meses de 2022 face a igual período do ano passado, foi hoje anunciado.

Ler mais »

10/05/2022
Grupo de trabalho vai estudar formas de regular arrendamento e impacto de decisão judicial contra AL

Ministro da Habitação admite impacto “muito significativo” da decisão judicial que proíbe alojamento em prédios de habitação e anunciou grupo de trabalho para estudar formas de regular o mercado.

Ler mais »

10/05/2022
Entrecampos: 128 casas para renda acessível concluídas em junho

Empreitada insere-se na Operação Integrada de Entrecampos, que ocupa 25 hectares e inclui os terrenos da antiga Feira Popular.

Ler mais »

09/05/2022
Inflação, preços, juros a subir… É a altura de comprar casa? O que dizem os especialistas

Perda de poder de compra, mais restrições no crédito, subidas da Euribor e eventuais mudanças nos spreads dos bancos… Mercado imobiliário pode abrandar mas especialistas do sector dizem que preços das casas dificilmente descerão ao ponto de valer a pena ficar à espera

Ler mais »

09/05/2022
Fundo de Banco Best e Square AM compra dois imóveis de retalho

O Property Core, que nasceu em 2020 de uma parceria entre a Square AM e o Best, comprou por cerca de 4,6 milhões de euros dois imóveis que estão arrendados à Jerónimo Martins e à Sonae.

Ler mais »

09/05/2022
Logística: operador português compra terreno com mais de 100 mil m2

Em causa está um terreno localizado em Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, que foi adquirido por mais de dois milhões.

Ler mais »

09/05/2022
Investimento na baixa e centro do Porto cresce 30% em 2021

A retoma do investimento foi acompanhada pela forte recuperação dos preços na Baixa e Centro Histórico.

Ler mais »

09/05/2022
Lisboa é a terceira cidade do mundo menos viável para arrendar

Um português que ganhe o rendimento médio nacional ficará com um défice mensal de 1 146 euros de quiser arrendar um T3 no centro de Lisboa

Ler mais »

06/05/2022
Juros no crédito à habitação superam 1% pela primeira vez desde julho de 2020

A taxa de juro disparou em março para máximos de julho de 2020, a acompanhar o movimento de subida das taxas Euribor nos mercados.

Ler mais »

06/05/2022
Governo vai avançar para “arrendamento forçado” de terrenos nos próximos meses

Em causa estão as zonas ardidas nos incêndios de 2017 que, cinco anos depois, ainda não foram intervencionadas pelos proprietários. Nos próximos meses poderá ser o Estado (Governo e autarquias) a tomar conta da situação.

Ler mais »

06/05/2022
Euribor leva juros da casa para máximos de julho de 2020

Apesar da subida nos custos dos novos financiamentos, as novas operações dispararam em março, antes da entrada em vigor das restrições para o crédito.

Ler mais »

05/05/2022
Investimento imobiliário atinge €180M no 1º trimestre

«O balanço da atividade no 1º trimestre de 2022 é, sem dúvida, animador e vem uma vez mais colocar em evidência a atratividade do setor imobiliário», refere Pedro Lancastre, CEO da JLL Portugal.

Ler mais »

05/05/2022
Crédito à habitação atinge os 1691 milhões de euros em março

O crédito para consumo aumentou para 501 milhões de euros.

Ler mais »

05/05/2022
Preços da habitação estão pela hora da morte e faltam apartamentos

Dificuldades de acesso ao crédito, baixos rendimentos e subida dos preços, aliados à pouca oferta e muita procura, desviou a pressão das vendas para o arrendamento.

Ler mais »

04/05/2022
Spanish real estate closes Q1 with more than €4,300M in investment

In the first quarter of 2022, investment operations for more than 4,300 million euros have been registered in the real estate sector, being the second best first quarter in history, according to CBRE.

Ler mais »

04/05/2022
Fed volta a 2000 com superciclo de juros

O mercado está a apostar que a inflação irá levar o banco central dos EUA a um dos maiores ciclos de subidas de juros de sempre. O próximo anúncio deverá ser feito já esta quarta-feira.

Ler mais »

04/05/2022
Edifício na Avenida de Berna vendido por 15 milhões de euros

O edifício está atualmente ocupado pela Cofidis e Prosegur.

Ler mais »

04/05/2022
Crédito à habitação aumenta 5%

No final de março, o montante total de empréstimos à habitação era de 97,9 mil milhões de euros, verificando-se uma subida de quase 5% face ao período homólogo.

Ler mais »

04/05/2022
Venda de casas faz com que receita do IMT aumente 62,1% em março

Valor global de receita do IMT registado até março traduz um aumento de 138,2 milhões de euros em termos homólogos.

Ler mais »

03/05/2022
Diferença entre valor da venda e valor da avaliação dos imóveis chega a superar 40%

O preço das casas aumentou 9,4% em 2021, mas as avaliações mantêm-se abaixo dos valores de mercado, segundo uma análise da unidade de ‘research’ da BA&N, indicando que em Lagos e Lagoa a discrepância supera os 40%

Ler mais »

03/05/2022
Arrendar casa ficou ligeiramente mais caro em abril – preço subiu 0,4%

Em Viseu, as rendas deram o salto de 6,8%. Já em Castelo Branco desceram -5,3%, aponta estudo do idealista.

Ler mais »

02/05/2022
Perto de 300 mil famílias podem ser afetadas pelas subidas na Euribor

Seis anos depois de ter entrado em terreno negativo, o indexante a 12 meses subiu para valores positivos em abril e deverá atingir 1% em novembro. Subida deverá traduzir-se num aumento de custos para os consumidores com crédito a taxa variável.

Ler mais »

02/05/2022
Mortgage rates fall slightly, but still hover above 5%

Mortgage rates took a breather last week, dropping slightly after seven consecutive weeks of increases.

Ler mais »

Etiquetas

aguirre newman alavancagem alemanha alojamento local ana rita pereira angola apemip arrendamento arrendamento com opção de compra aurare avaliação bancária avaliação de hoteis avaliações imobiliárias b. prime balcão nacional de arrendamento barómetro benefícios fiscais bernardo d'eça leal blogs bolha imobiliária bond yields brasil bruno lobo bruno silva built-to-rent. buy-to-let camara municipal de lisboa carlos gonçalves carlos leite de sousa casas Case Shiller cbre century 21 china commercial real estate comprar casa comércio confidencial imobiliário construção consultoria consultoria hoteleira consultoria imobiliária core coronavirus covid19 coworking credit default swaps crédito habitação crédito imobiliário crédito mal-parado cushman wakefield dação em pagamento distressed assets double dip dívida dívida pública entrevistas equity escritórios esg espanha Estado estónia EUA euribor eurostat eventos existing home sales facebook fernando vasco costa fiiah filipe almeida e silva financiamento finanças imobiliárias fiscalidade FMI francisco espregueira francisco silva carvalho francisco virgolino frança fundbox fundos de investimento fundos de reabilitação urbana fundos imobiliários fundos pensões golden visa Gonçalo Nascimento Rodrigues grécia habitação hipoteca holanda hotelaria hotéis imi imobiliário imobiliário do estado imobiliário portugal imobiliário turístico imposto de selo impostos imt imóveis banca industrial inflação inprop fund inteligência artificial investimento investimento imobiliário ipd irlanda irs islândia itália iva jorge próspero dos santos josé carlos marques da silva joão abelha joão fonseca joão madeira de andrade joão nunes knight frank lei arrendamento lisboa logística low-cost ltv luís francisco marketing massimo forte mediação imobiliária millennials nar new home sales non-performing loans notícias nrau nuno ribeiro obama obrigações do tesouro oportunístico ordem dos avaliadores orey activos orey financial out of the box património pedro pereira nunes pib piigs portais de imobiliários porto Portugal preços casas price earnings prime watch prime yield promoção imobiliária proptech prédios com rendas antigas reabilitação urbana real estate regulação bancária reit remax rendas residências 3ª idade residências estudantes resorts retail parks reverse mortgage revista imobiliária ricardo da palma borges ricardo guimarães ricardo pereira rics risco Rui Alpalhão rui bexiga vale rui soares franco sale and leaseback sareb segunda habitação Sem categoria senior living sigi spread taxa de actualização taxa fixa taxa interna de rentabilidade taxas de juro taxa variável tecnologia turismo turismo residencial uk value-add vender casa vpt wacc yield índices imobiliários

Out of the Box Social Media

Subscreva a nossa newsletter



    Recomendado

    Barómetro